7 dicas para prevenir acne e inflamações de pele causadas nos treinos

DO TEXTO: A acne pode ter muitas causas, incluindo genética, hormônios, estresse e medicamentos. "Se você ainda tiver acne depois de seguir essas dicas, convers

À medida que começamos a retomar nossas atividades, esbarramos com problemas antigos e um deles diz respeito ao aparecimento de acne nos treinos e prática de exercícios físicos.



 Alguns cuidados antes, durante e depois do treino podem ajudar


São Paulo — Novembro/2021 - À medida que começamos a retomar nossas atividades, esbarramos com problemas antigos e um deles diz respeito ao aparecimento de acne nos treinos e prática de exercícios físicos. “Malhar é ótimo para a pele de diferentes maneiras, mas sem uma rotina de cuidados e com o suor excessivo, a pele pode sofrer com o acúmulo de óleo, sujeira e bactérias; tudo isso pode levar à acne e inflamações, no rosto e no corpo. As pessoas não precisam parar de se exercitar para ter uma pele mais saudável. A chave é manter a higiene adequada antes, durante e depois dos treinos”, explica a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. “Embora os exercícios em si não causem acne, os hábitos de cuidados com a pele que você mantém durante os treinos podem ter um impacto significativo sobre ela. Como os germes se desenvolvem na academia, é importante manter uma boa higiene enquanto se exercita e depois do treino para evitar o entupimento dos poros e a disseminação de bactérias prejudiciais", acrescenta a médica. Abaixo, ela separou 7 dicas para evitar os problemas:

Vista roupas limpas, largas e que absorvem a umidade. Roupas e acessórios muito justos, como tiaras, alças de sutiã ou roupas de lycra, podem causar um tipo de acne que ocorre no ponto de fricção repetida, segundo a médica.

Remova qualquer maquiagem antes do treino. A maquiagem, principalmente aquela mais pesada, pode obstruir os poros. Use um removedor de maquiagem sem óleo, toalhete ou água micelar para tirar a maquiagem do rosto.

Antes de fazer exercícios ao ar livre, aplique protetor solar. A aplicação deve ser feita generosamente em qualquer parte de pele não coberta por roupas. “Os nocivos raios ultravioletas do sol não só causam câncer de pele e envelhecimento prematuro, como também a exposição desprotegida pode causar erupções cutâneas. Isso ocorre porque o sol resseca a pele, levando a uma maior produção de óleo. Para ajudar, aplique um filtro solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior. Procure fórmulas que sejam resistentes à água e rotuladas como ‘livre de óleo’, ‘não comedogênica’ ou ‘não obstruem os poros’”, explica a Dra. Roberta.

Durante o treino, mantenha a pele seca. Use uma toalha limpa para limpar suavemente o suor do corpo, pois esfregar a pele pode causar o aparecimento de acne.

Limpe o equipamento compartilhado. O equipamento de treino compartilhado pode estar cheio de bactérias e sujeira que causam acne. A maioria das academias fornece um spray de limpeza ou lenços para limpar o equipamento. Limpe o equipamento antes e depois do treino como uma cortesia aos outros.

Após o treino, tome banho imediatamente. “Depois do treino, a pele fica úmida pela transpiração e suscetível ao surgimento de bactérias e ao aparecimento de cravos, espinhas e também à foliculite, principalmente no rosto, colo e costas. Não tome banho quente e use sabonetes adequados para remover suor, sujeira e óleo de sua pele. Lave a pele propensa à acne com um limpador suave rotulado como ‘livre de óleo’, ‘não comedogênico’ ou ‘não obstrui os poros’. No entanto, se sua pele tende a ser oleosa e não seca, considere usar um limpador com ácido salicílico. Se você não puder tomar banho imediatamente, lave as mãos e limpe o rosto. Além disso, pegue uma camiseta sobressalente e tire a roupa suada”, explica a médica. Após o banho, vista roupas limpas e lave as roupas sujas, que estão cheias de suor e obstruem os poros. Sempre lave suas roupas de ginástica entre os treinos. “Logo após lavar, aplique um antioxidante na pele. O mais utilizado é a vitamina C, mas há também resveratrol, ácido ferúlico e outras substâncias que combatem os radicais livres”, diz o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em seguida, aplique um hidratante: “Toda pele precisa de hidratação. A barreira cutânea é fundamental para preservar a saúde da pele contra infeções e inflamações. Além disso, uma pele bem hidratada envelhece mais devagar. Mesmo pacientes com pele oleosa devem usar hidratantes, mas com veículos mais leves a base de água”, explica o Dr. Daniel Cassiano.

Por fim, a médica enfatiza que a acne pode ter muitas causas, incluindo genética, hormônios, estresse e medicamentos. "Se você ainda tiver acne depois de seguir essas dicas, converse com um médico, pois pode haver uma causa diferente", finaliza a médica Dra. Roberta Padovan.

FONTES:

*DRA. ROBERTA PADOVAN: Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 

*DR. DANIEL CASSIANO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cofundador da clínica GRU Saúde, o Dr. Daniel Cassiano é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutor em medicina translacional também pela UNIFESP. Professor de Dermatologia do curso de medicina da Universidade São Camilo, o Dr. Daniel possui amplo conhecimento científico, atuando nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários