ACNUR começa ponte aérea humanitária para Cabul

Um avião transportando suprimentos dos estoques globais da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) saiu de Dubai e pousou em Cabul, Afeganistão, na tarde desta terça-feira. O avião fretado pelo ACNUR decolou de Sharjah na manhã de terça-feira (2), chegando a Cabul às 15h30, horário local, carregando 33 toneladas de kits de preparação para que a população afegã deslocada internamente possa enfrentar o inverno no país. Foi o primeiro de três voos do ACNUR, sendo que os próximos dois estão programados para pousar na capital afegã nos dias 4 e 7 de novembro.


Um avião transportando suprimentos dos estoques globais da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) saiu de Dubai e pousou em Cabul, Afeganistão, na tarde desta terça-feira.

O avião fretado pelo ACNUR decolou de Sharjah na manhã de terça-feira (2), chegando a Cabul às 15h30, horário local, carregando 33 toneladas de kits de preparação para que a população afegã deslocada internamente possa enfrentar o inverno no país. Foi o primeiro de três voos do ACNUR, sendo que os próximos dois estão programados para pousar na capital afegã nos dias 4 e 7 de novembro.

As necessidades humanitárias estão aumentando rapidamente no Afeganistão antes do inverno, quando as temperaturas podem cair para -25⁰C. Muitas famílias deslocadas não têm abrigo adequado, enquanto alguns dos que retornaram recentemente aos seus locais de origem encontraram suas casas despreparadas para o rigoroso inverno afegão.

Pesando 25 kg, cada kit de preparação para o inverno contém piso, divisórias e outros itens para melhorar o isolamento das barracas contra o frio. Os kits também fornecem proteção resistente ao calor para permitir a instalação de fogões ou fogareiros dentro das tendas.

Conflito e a insegurança forçaram 3,5 milhões de afegãos a se deslocar dentro do próprio país, incluindo cerca de 700 mil forçados a deixar suas casas só neste ano. O ACNUR está correndo para fornecer assistência de inverno a cerca de 500 mil pessoas afegãs deslocadas, repatriadas e comunidades de acolhida locais até o final de 2021.

O ACNUR continua distribuindo a assistência humanitária necessária aos afegãos deslocados. Quase meio milhão de pessoas recebeu assistência até agora, neste ano, incluindo kits de abrigo de emergência, alimentos, cobertores, conjuntos de cozinha, fogões, painéis solares, lanternas solares e dinheiro para quem se encontra em maior situação de vulnerabilidade.

Estamos usando rotas terrestres, marítimas e aéreas para levar ajuda humanitária ao Afeganistão e a outros países da região, para que possamos responder às crescentes necessidades. Outros suprimentos de socorro também foram pré-posicionados em Termez, no Uzbequistão, prontos para serem transportados para o Afeganistão conforme necessário.

À medida que continuamos a ampliar nossa resposta humanitária, mais recursos são necessários com urgência para alcançar todos aqueles que precisarão de ajuda para sobreviver ao inverno rigoroso que se aproxima.

O ACNUR apela à comunidade internacional para que aumente urgentemente as contribuições financeiras para ajudar a população afegã forçada a se deslocar, tanto dentro como fora do país, que continuam em situação de extrema vulnerabilidade.

Além da ajuda de emergência para pessoas deslocadas internamente, o ACNUR também continua trabalhando nas comunidades para as quais os ex-refugiados voltaram, investindo em infraestrutura, incluindo educação, saúde, meios de subsistência e abrigo. 

Clique aqui para ler o texto completo no site do ACNUR

Enviar um comentário

0 Comentários
* Só falta o seu comentário! O autor agradece.

buttons=(OK) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !