Museu da Língua Portuguesa promove encontros virtuais para estudantes e professores

DO TEXTO: Dentro da programação da 15ª Primavera dos Museus, a conversa “Palavra no Agora na Sala de Aula” acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 11h, no YouTu
O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove uma série de encontros virtuais voltados, principalmente, para estudantes e professores. Realizadas pelo Núcleo Educativo da instituição, são ações - como “Palavra no Agora na Sala de Aula” e “Hoje Nosso Papo É Sobre...” - que permitem mergulhar de maneira lúdica e prática nos diversos usos do idioma.


Atividade "Hoje Nosso Papo É Sobre..." é uma oportunidade para conversar sobre o uso do idioma, e "Palavra no Agora na Sala de Aula" destaca os exercícios de escrita propostos por duas professoras a seus alunos tendo como base um projeto do museu


O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove uma série de encontros virtuais voltados, principalmente, para estudantes e professores. Realizadas pelo Núcleo Educativo da instituição, são ações - como “Palavra no Agora na Sala de Aula” e “Hoje Nosso Papo É Sobre...” - que permitem mergulhar de maneira lúdica e prática nos diversos usos do idioma. 


Dentro da programação da 15ª Primavera dos Museus, a conversa “Palavra no Agora na Sala de Aula” acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 11h, no YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa. Com mediação de Marina Toledo, coordenadora do Núcleo Educativo, a atividade contará com a presença de Daniele dos Santos e Raquel Lopes, professoras de português e geografia, respectivamente, do Colégio Estadual Rodrigues Alves, de Maringá (PR). As duas falarão sobre os exercícios de escrita que desenvolveram com seus alunos e alunas tendo como base o projeto A Palavra no Agora. 


Já o “Hoje Nosso Papo É Sobre...” acontece de terça a sexta-feira, às 10h e às 15h, com duração de 45 minutos. Segundo Marina, os encontros são totalmente interativos e permitem que os participantes também compartilhem seus conhecimentos. “O educador provoca o grupo de estudantes com imagens, frases, memes ou vídeos com o objetivo de fazê-los refletir, de forma lúdica, a respeito da língua portuguesa”, afirma. Língua e Comunicação e Língua como Fator Social são dois temas dos encontros, entre vários outros, que os professores podem escolher. 


Os encontros, que acontecem pelo GoogleMeets, precisam ser agendados pelo e-mail agendamento@museulp.org.br. O limite é de 35 estudantes por encontro. Como são virtuais, é possível a participação de grupos de fora da cidade de São Paulo, onde está localizado o Museu da Língua Portuguesa. 


Palavra no Agora 

O projeto Palavra no Agora foi lançado em julho de 2020 para estimular o público a pensar sobre os sentimentos complexos despertados pela pandemia, por meio de exercícios de escrita disponibilizados em uma plataforma on-line.  O projeto continua acessível e aberto para novas participações no site noagora.museudalinguaportuguesa.org.br.  


Trechos dos textos enviados pelo público também estão expostos no Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa – outra novidade do projeto de reconstrução. 


Sobre o Museu da Língua Portuguesa 

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  


A Temporada 2021 do Museu da Língua Portuguesa conta com patrocínio da Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Mattos Filho Advogados, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  


SERVIÇO:

Palavra no Agora na Sala de Aula 

Quinta-feira, dia 23, às 11h 

No Facebook e YouTube do Museu da Língua Portuguesa 


Hoje Nosso Papo É Sobre... 

De terça a sexta-feira, às 10h e às 15h 

Pelo GoogleMeets 

É necessário agendamento pelo e-mail agendamento@museulp.org.br  


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários