Espetáculo ‘Plenitude’, do Piauí, estreia no Festival Funarte Acessibilidança

DO TEXTO: Trabalho da Cia. Dança Eficiente gera inserção social por meio da dança
Estreia nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, às 20h, a montagem Plenitude, de Teresina (PI), no Festival Funarte Acessibilidança. A obra da Cia. Dança Eficiente levanta o debate em torno da estética da dança e permite que dançarinos com deficiências desenvolvam e exponham seus potenciais artísticos.


Trabalho da Cia. Dança Eficiente gera inserção social por meio da dança


Estreia nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, às 20h, a montagem Plenitude, de Teresina (PI), no Festival Funarte Acessibilidança. A obra da Cia. Dança Eficiente levanta o debate em torno da estética da dança e permite que dançarinos com deficiências desenvolvam e exponham seus potenciais artísticos. O trabalho experimenta e ocasiona mudanças na noção de corpo por meio da dança contemporânea, questionando hierarquias entre corpos que podem e que não podem dançar.


O público pode conferir a exibição de Plenitude, gratuita e com audiodescrição e Libras, no canal da Funarte no YouTube. O espetáculo é um dos 25 projetos que estão sendo apresentados pelo Festival Funarte Acessibilidança, de junho a outubro deste ano. Todas as montagens já lançadas ficam disponíveis em:  bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca.


Para a companhia, a dança contemporânea é um importante meio de comunicação e inclusão social. O grupo explica que a pesquisa realizada é pautada justamente nas diferenças, na relação de diferentes corpos com o todo social.


Nesta terceira etapa, o Festival Funarte Acessibilidança apresenta sete espetáculos da Região Nordeste. Estado de Apneia, do Rio Grande do Norte; Ensaio sobre o Silêncio, de Pernambuco; Maré – Versão virtual e acessível, também do Rio Grande do Norte; e Rio sem Margem, da Bahia, já estão na plataforma de vídeos. A agenda continua no dia 1º de setembro, com a montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, da Bahia; e Proibindo Elefantes, do Rio Grande do Norte, no dia 8. O festival teve início em junho, com grupos da Região Norte. No mês de julho, foi a vez da Região Sul mostrar os seus talentos.


Sobre a Cia. Dança Eficiente


O projeto Dança Eficiente, da Organização Ponto de Equilíbrio, tem o objetivo de promover, às pessoas com deficiências, a oportunidade de revelar suas potencialidades artísticas e profissionais por meio da arte/dança. O grupo trabalha com a perspectiva de buscar novos talentos e promover a inclusão deles como agentes de construção e produção social/cultural, além de motivar a criação de novas formas de pesquisa, a multiplicação de experiências e a valorização do trabalho artístico. A companhia também promove palestras, apresentações e debates para o público em geral.


O Festival Funarte Acessibilidança


O Festival Funarte Acessibilidança, em estreia na instituição, foi criado a partir das ações do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020. No concurso público, foram premiados 25 projetos de vídeos de espetáculos, que promovem o acesso de todas as pessoas à arte.


Com a iniciativa, a Funarte busca realizar novas ações a partir do uso das mais recentes tecnologias, estendendo, desse modo, um novo modelo para todo o Brasil. Assim, a Fundação reforça seu compromisso de promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país; e de atuar para que a população possa cada vez mais usufruir das manifestações artísticas. Criada em 1975, a Funarte segue, portanto, empenhada em acompanhar as transformações no cenário artístico e social.


O coordenador de Dança da entidade, Fabiano Carneiro, destaca a importância de se levar essa linguagem artística à população, durante o período de distanciamento social. “Estamos estreando o Festival Funarte Acessibilidança, um projeto inédito com foco na acessibilidade e na inclusão. Ao longo dos próximos meses, serão apresentados espetáculos de dança das cinco regiões do Brasil, plenamente acessíveis ao público, contemplando uma enorme diversidade na sua programação”, explica o coordenador.


O festival foi lançado no dia 16 de junho, com Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas (Tocantins). Na semana seguinte, foi exibido Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, do Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo (Rondônia). Solatium encerrou a agenda das companhias da Região Norte. A segunda fase teve montagens premiadas da Região Sul. Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto (Rio Grande do Sul), deu início à programação. Em seguida, Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda (Santa Catarina), foi disponibilizado. Do Avesso, do Grupo Nó Movimento em Rede (Paraná), fechou a temporada da região.


A terceira fase divulga os trabalhos da Região Nordeste. A estreia foi com Estado de Apneia, do Grupo Movidos Dança Contemporânea, do Rio Grande do Norte. Depois, foi a vez da montagem Ensaio sobre o Silêncio, de Pernambuco; de Maré - Versão virtual e acessível, do Rio Grande do Norte; e de Rio sem Margem, da Bahia. Segue agora com Plenitude, do Piauí, no dia 25 de agosto. A programação continua com a montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, da Bahia, que será publicada no dia 1º; e Proibindo Elefantes, do Rio Grande do Norte, no dia 8, encerrando a etapa Nordeste do evento.


Os projetos contemplados nas demais regiões do País serão exibidos em seguida, até outubro, por meio do canal da Funarte no YouTube (bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca). No decorrer das apresentações, o coordenador de Dança da Fundação, Fabiano Carneiro, participará de uma “live” com diretores e artistas de dança, além de convidados.


Festival Funarte Acessibilidança

Acesso gratuito, no canal: bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca

Com audiodescrição e Libras

Espetáculo Plenitude, da Cia. Dança Eficiente (Piauí)

Dia 25 de agosto, quarta-feira, às 20h                                    


Ficha técnica:

Direção geral: Dinha Melo / Direção artística e concepção: Luís Carlos Vale / Direção de elenco: Michelle Soussí / Direção administrativa: Laurita Vale / Direção executiva: Ricardo Remires / Coordenação:  Jucilene Silva / Secretária: Jéssica Pissika / Sonoplasta: Marta Maira / Trilha sonora: Gerson Carvalho / Designer gráfico: Gerson Carvalho / Figurinos: Aureni Oliveira (Ateliê Figurinos e Fantasias) / Cenografia: Rodrigo Anderson / Filmagem e edição: Gerson Carvalho / Fotografia: Vitória Régia / Apoio e marketing digital: Josianny Lim / Buffet: Vania Raquel (Arrumadinho do Chefe) / Apoio técnico: Junior Amorim /  Intérprete de Libra: Wanessa Quaresma / Audiodescrição: Leandro Harias / Elenco: Dinha Melo, Keline Santos, Cristina Rodrigues, Michelle Soussí, Jéssica Pissika e João Paulo Fenty / Realização: Organização Ponto de Equilíbrio / Cia. Dança Eficiente.                                              


Agenda dos contemplados da Região Nordeste


Dia 1º de setembro, quarta-feira, às 20h

Montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, do diretor, coreógrafo e dançarino Edu O. (Bahia)


Dia 8 de setembro, quarta-feira, às 20h

Espetáculo Proibido Elefantes, da Companhia Giradança (Rio Grande do Norte)


Agenda dos contemplados das demais regiões


Região Centro-Oeste - Dia 15 de setembro


Região Sudeste - Dia 13 de outubro      


Região Norte (espetáculos já disponíveis): Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas (TO); Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, do Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo (RO); e Solatium, do Corpo de Dança do Amazonas (AM)


Região Sul (espetáculos já disponíveis): Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto (RS); Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda (SC); e Do Avesso, do Grupo Nó Movimento em Rede (PR)


Região Nordeste (espetáculos já disponíveis): Estado de Apneia, do Grupo Movidos Dança Contemporânea (RN); Ensaio sobre o Silêncio, da coreógrafa Taciana Gomes (PE); Maré - Versão virtual e acessível (RN), e Rio sem Margem (BA), do bailarino Elísio Pitta


Os vídeos ficam disponíveis no canal da Funarte no YouTube após a exibição


Realização:                                                                    

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Centro de Artes Cênicas | Coordenação de Dança / Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal


Mais informações para o público: danca@funarte.gov.br 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários