Pesquisa traça perfil das Pin-Ups Brasileiras

DO TEXTO: Universo Retrô lançou o estudo com foco em moda retrô Pin-UP
O Universo Retrô lançou um novo estudo com foco em moda retrô, que traça o perfil das Pin-Ups Brasileiras. "Quem é a Pin-Up Brasileira?" é a pergunta que a plataforma de conteúdo nostálgico responde em em sua nova pesquisa, para entender o perfil das apaixonadas pelo estilo Pin-up no Brasil.


Universo Retrô lançou o estudo com foco em moda retrô Pin-UP


O Universo Retrô lançou um novo estudo com foco em moda retrô, que traça o perfil das Pin-Ups Brasileiras. "Quem é a Pin-Up Brasileira?" é a pergunta que a plataforma de conteúdo nostálgico responde em em sua nova pesquisa, para entender o perfil das apaixonadas pelo estilo Pin-up no Brasil. Lançada em formato e-book pelo Retro Lab, projeto exclusivo do portal, a pesquisa de caráter inédito já está disponível para acesso e pode ser baixada gratuitamente no próprio site.


Clique aqui para baixar o e-book "Quem é a Pin-Up Brasileira"


Depois de lançar uma pesquisa que buscava entender "Quem é o Consumidor Nostálgico?", o portal Universo Retrô lança mais um estudo para entender gostos, hábitos e preferências das mulheres apaixonadas pela estética vintage, com o objetivo de fomentar ainda mais a indústria de moda e entretenimento Pin-up no país. 


Foto: Pin-Up Cangaceira / Universo Retrô / Taina Lossehelin


Desde que o Universo Retrô foi lançado, há quase 6 anos, o público retrô Pin-up tem sido um dos mais fiéis do portal. Parte dessa relação está relacionada aos conteúdos de história da moda e estilo Pin-up que são abordados com frequência no site, além de participação em eventos e outras produções de conteúdo relacionadas a esse público.


"Nesses anos, muita coisa mudou! Algumas garotas deixaram o estilo de lado, outras se adaptaram para o que melhor combinam com elas, e muitas outras garotas que se identificam com o estilo estão surgindo. Para entender sobre essas mudanças e transformações, decidimos lançar a pesquisa para entender melhor essas transições", explica Daise Alves, co-fundadora do portal.


Contexto do Estudo


A estética pin-up ficou marcada, principalmente, entre os anos 40 e 50, com modelos e ilustrações que representavam o ideal de beleza da época. De lá para cá, muita coisa mudou. O estilo, que nasceu como arte, virou um verdadeiro símbolo pop de sua época, impulsionado pela publicidade. Depois, passou por um período de declínio, foi resgatado entre os anos 80 e 90 com uma nova roupagem, até ser conquistado pelos ícones pop dos anos 2000 e virar um verdadeiro movimento de empoderamento feminino nos anos seguintes. É a partir daí que, curiosamente, a coisa começa crescer em diversas partes do mundo, inclusive, no Brasil. E aquilo que nasceu como arte começou a ser tratado como uma subcultura ao redor do país e do mundo.


O que encontrar no estudo:


-Introdução ao Universo das Pin-Ups: Como tudo começou; a arte que ganhou o imaginário masculino, a cultura Pop e a publicidade 


-Quem é a Pin-Up Brasileira: Reunião de dados quantitativos e qualitativos exclusivos do site Universo Retrô sobre o perfil das Pin-Ups brasileiras


-Sobre estilo Pin-Up: Cabelo, maquiagem, figurino, marcas preferidas e gostos pessoais de brasileiras com estilo retrô


-Referências das Pin-Ups: No que e em quem se inspiram as mulheres que se consideram Pin-Ups Modernas no Brasil


-Ainda: Informações completas sobre raça, idade, gênero, região, relacionamentos, poder aquisitivo, escolaridade e muito mais


SOBRE O UNIVERSO RETRÔ


Lançado oficialmente em julho de 2015, o Universo Retrô é o primeiro portal brasileiro de conteúdo inteiramente focado em cultura, entretenimento e lifestyle vintage e retrô. No site, é possível encontrar artigos e reportagens diversas sobre tudo que envolve as décadas de ouro do passado: de 1920 a 1990, passando, especialmente, pelos saudosos anos 1950 com todo o charme que revolucionou o século 20.


O projeto foi idealizado pela publicitária Daise Alves e a jornalista Mirella Fonzar. Especialistas em Conteúdo de Nostalgia, as duas jovens profissionais, amantes dos anos dourados e do universo das Pin-ups, trazem notícias e reportagens diárias sobre música, moda, design, fotografia, cinema, gastronomia, turismo, comportamento, eventos, e os mais diversos assuntos que sejam inspirados pelo passado. O site conta também com colunistas renomados, entre jornalistas, publicitários, historiadores, blogueiros e entusiastas do passado. 


POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Adorei este artigo! É um tema que me seduz bastante e encontro-me, inclusive, a desenvolver um projecto pessoal relacionado com o mesmo, pelo que este artigo vai-me ajudar muito.

    ResponderEliminar