“Ainda Assim” é a segunda faixa da carreira solo da artista carioca
Após chamar atenção com o single e clipe “Outro Mundo”, onde anunciou sua trajetória solo, a cantora carioca Mariana Milani revela “Ainda Assim”. O single mescla tons de trip hop e jazz à música brasileira e conta com participação especial de Adrian Crutchfield, saxofonista conhecido por ter integrado a banda que acompanhava Prince nos palcos e que atualmente toca também com nomes como CeeLo Green e Lionel Ritchie. Além dele, a gravação reúne nomes de destaque no cenário musical: Giordano Bruno no baixo, Caio Oica na bateria e Marcelo de Lamare nas guitarras, teclados, synths e produção musical. “Ainda Assim” está disponível nas plataformas digitais.
Neste novo single, Mariana Milani começa a revelar também seu lado de compositora. A temática da saudade guia a letra, escrita durante uma residência artística em São Paulo e onde ganhou seu primeiro arranjo. Com esse primeiro registro, Mariana convidou o produtor Marcelo de Lamare (Baco Exu do Blues) para trazer suas referências do novo soul e R&B.
“Foi no primeiro encontro que nós vimos na música um tom muito específico que nos remetia ao trabalho da Sade, tanto pela mensagem da canção quanto pela sonoridade. Então, dos teclados e synths oitentistas do Marcelo a música começou a ganhar forma. Logo entendemos que precisávamos de instrumentistas com uma identidade bastante específica. Foi então que convidei o baterista Caio Oica, que tem como marca pessoal o timbre que precisávamos para a música. Somamos ao time o baixista Giordano Bruno, que tem o groove na ponta dos dedos. Por último, já com a música quase pronta, fiz o convite ao saxofonista norte-americano Adrian Crutchfield, que conheci quatro anos atrás. Adrian foi o último saxofonista fazer shows com Prince e a gravar nos seus últimos três álbuns”, contextualiza Milani.
Essa ponte entre Rio e Minneapolis nasceu depois de um show de jazz que Mariana fazia no boêmio bairro de Santa Teresa, no Rio, e onde Adrian teve seu primeiro contato com a cantora. Ele estava hospedado nas proximidades pois tocaria com CeeLo Green no Rock in Rio. Dali surgiu uma amizade, contatos frequentes e a vontade de colaborarem em algum projeto futuro.
“Ainda Assim” se une a “Outro Mundo”, primeiro single solo de Mariana Milani. A faixa, assinada pelos produtores Lux Ferreira e Carlos do Complexo, referências na nova geração de beatmakers carioca, e composição de Luthuly Ayodele, veio para anunciar uma nova fase na carreira de Mariana. Após se destacar em projetos coletivos e de fazer participações nos álbuns de artistas como Jonathan Ferr, Léo Middea e Cícero, ela começa a revelar uma sonoridade que une muitos desses mundos, fazendo uma MPB com olhar pop, um jazz com tempero brasileiro, um R&B com tons de trip hop.
Assista ao clipe “Outro Mundo”: