III Festival de Música Histórica de Diamantina promove concerto de encerramento

DO TEXTO: Instrumentos criados pelo premiado músico Marco Antônio Guimarães poderão ser conferidos durante concerto exclusivo, promovido pelo Festival de Música
A 3ª edição do Festival de Música Histórica de Diamantina, que teve início no dia 23 de abril, em formato totalmente digital, precisou remarcar a data de um importante concerto da programação, dedicado ao inventor e construtor de instrumentos musicais Marco Antônio Guimarães e o mesmo passará a ser realizado nesta sexta, dia 25/06.


Instrumentos criados pelo premiado músico Marco Antônio Guimarães poderão ser conferidos durante concerto exclusivo, promovido pelo Festival de Música Histórica de Diamantina


A 3ª edição do Festival de Música Histórica de Diamantina, que teve início no dia 23 de abril, em formato totalmente digital, precisou remarcar a data de um importante concerto da programação, dedicado ao inventor e construtor de instrumentos musicais Marco Antônio Guimarães e o mesmo passará a ser realizado nesta sexta, dia 25/06. As peças produzidas por ele de forma totalmente artesanal integram um acervo importantíssimo, que hoje faz está abrigado em uma sala com o nome do criador, no estúdio New Doors Vintage em Belo Horizonte. Esta será a primeira vez que os instrumentos serão expostos ao público desde que foram adquiridos pelo músico Alê Fonseca há cerca de 5 anos.


O concerto “O acervo de instrumentos de autor: Marco Antônio Guimarães” será realizado nesta sexta-feira, dia 25/06, às 20h, com transmissão pelo YouTube do Festival, marcando o encerramento oficial desta edição. Nesta apresentação inédita,  os instrumentos construídos pelo experiente musicista ganham novas composições e arranjos, numa homenagem musical afetiva ao seu autor, Marco Antônio Guimarães, nas mãos dos músicos Felipe José, Yuri Vellasco, Paulim Sartori e João Paulo Drumond.  A direção musical é de Felipe José.


A programação ainda inclui um bate-papo, na mesma data, marcada para começar às 19h, um pouco antes da apresentação, com a participação de todos os músicos envolvidos: Alê Fonseca, Paulim Sartori, João Paulo Drumond, Felipe José, Yuri Vellasco, Pedro Durães e Kristoff Silva.


Sobre Marco Antônio Guimarães


Compositor, arranjador, violoncelista e construtor de instrumentos, Marco Antônio Guimarães é um dos fundadores do UAKTI, onde desempenhava a função de diretor musical e construtor de todos os instrumentos utilizados pelo grupo. Possui uma sólida carreira na composição de trilhas sonoras, sendo autor das músicas de filmes como Kenoma (1998), de Eliane Caffé, Outras estórias (1999), de Pedro Bial, vencedor do Grande Prêmio Cinema Brasil de melhor trilha sonora, e Lavoura arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho. Por seu trabalho em Lavoura arcaica, foi novamente indicado ao Grande Prêmio Cinema Brasil e ganhou prêmios dentro e fora do país. Criou também trilhas sonoras para coreografias do Grupo Corpo e para os longas Batismo de sangue (2006), de Helvécio Ratton, e Ensaio sobre a cegueira, de Fernando Meirelles.


III Festival de Música Histórica de Diamantina

Coordenação: Marcela Bertelli e Evandro Archanjo

Curadoria: Evandro Archanjo, Felipe José Oliveira Abreu, Letícia Bertelli, Marcela Bertelli e Mary Angela Biason

Produção Executiva: Lira Cultura


Redes III Festival de Música Histórica de Diamantina

Site

Facebook

YouTube 

Instagram 


SERVIÇO:

III Festival de Música Histórica de Diamantina promove bate-papo e concerto de encerramento acervo de instrumentos de Marco Antônio Guimarães

Data: 25/06 - sexta-feira

Horários:

19h - bate-papo com os músicos

20h - concerto O acervo de instrumentos de autor: Marco Antônio Guimarães”

Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCHyFjggzsjZOuo4BHNzC7nQ 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários