Museu Índia Vanuíre lança exposição virtual na 19ª Semana Nacional de Museus - Portal Splish Splash

sábado, maio 15, 2021

Museu Índia Vanuíre lança exposição virtual na 19ª Semana Nacional de Museus

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, participa da 19ª Semana Nacional de Museus. O evento será de 17 a 23 de maio e tem como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”..


Mostra "Ató Jagí Burum Krenak - Saberes do Povo Krenak", na próxima segunda (17), é on-line e gratuita


Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, participa da 19ª Semana Nacional de Museus. O evento será de 17 a 23 de maio e tem como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.


A programação da 19ª Semana Nacional de Museus conta com uma agenda atrativa e exibirá depoimentos de homens e mulheres indígenas, profissionais da área e visitantes, que irão abordar a relação dos museus e a convivência com a sociedade. Acompanhe as redes sociais da instituição e fique por dentro das novidades.


Para dar início à celebração, na próxima segunda-feira (17), às 9h, estreia a exposição virtual "Ató Jagí Burum Krenak - Saberes do Povo Krenak". Será apresentado ao público um acervo de peças confeccionadas pelos indígenas, como adornos corporais, vestimentas tradicionais, armamentos e trançados, exibidos por meio de galeria de fotos e vídeos que podem ser acessados diretamente no site oficial do Museu, na página da mostra.


Além disso, ainda na segunda-feira (17), às 12h, a instituição promove, nas redes sociais, o depoimento de Paulo José, historiador e visitante assíduo do museu. Ele abordará seu olhar sobre o futuro do Museu Índia Vanuíre e suas relações com a sociedade. Não perca!


Na terça-feira (18), Tiago, da terra Indigena Araribá, abordará a parceria entre o museu e a comunidade indígena e quais as perspectivas para o futuro, às 12h.


Já no dia 19, quarta-feira, Krenak Lidiane Damaceno, cacique da Terra Indígena Vanuíre, abordará a parceria entre o museu e as comunidades indígenas e a perspectiva para o futuro. As ações voltadas ao diálogo e às participações dos indígenas nas práticas museológicas serão às 10h.


A quinta-feira (20), ficará por conta do setor de Programação Cultural da instituição. Às 10h serão mostrados depoimentos sobre o processo de construção de uma programação cultural, e também como a ação pode fortalecer e consolidar a relação entre o museu e a comunidade, além de abordar os impactos no futuro de novas gerações.


Na sexta-feira (21), às 10h, a equipe de acervo do museu apresenta ações de conservação e documentação realizadas pela instituição. A importância dessas atividades para a preservação do patrimônio material e imaterial estarão na pauta.


O Centro de Referência exibe, no sábado (22), às 15h, como as atividades do setor impactam positivamente na relação entre museu e comunidade. E, para finalizar a programação, no domingo (23), o Núcleo de Educação do Museu mostra o seu olhar referente ao futuro das ações, buscando refletir e reimaginar o desenvolvimento e a conexão com os diversos públicos.


Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 11h às 16h. A medida acontece pela permanência do Estado de São Paulo à fase de transição do Plano SP, que possibilita o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, com 30% da capacidade de ocupação, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.


Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário