CCB-Fábrica das Artes | QUEM ÉS TU? de José Leite e Raquel Oliveira

DO TEXTO: Num mundo impossível de levar a sério, a imaginação oferece-se como ponto de fuga ao confinamento;
Os atores José Leite e Raquel Oliveira criaram Quem és tu?, um novo espetáculo a partir das obras As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, de Lewis Carroll, que integra o ciclo Festa de Desaniversário - CCB Lisboa


Quem sou eu? O que é duvidar? Perguntas são respostas? O que é que é um perguntador?

Em que ano foi inventada a «Pergunta»? As perguntas perguntam ou são perguntadas?

O que é preciso para se fazer uma pergunta? Uma pergunta precisa de um antídoto?

Qual o antídoto de uma pergunta? Porque é que filosofar cansa?


Quem és tu?

José Leite e Raquel Oliveira

Espetáculo online > 17 abril, sábado, às 15h00 em #CCBDigital

Espetáculo presencial > 24 abril, sábado, 11h30, CCB – Espaço Fábrica das Artes

(maiores de 6 anos)


Alice encontra uma Lagarta com línguas de perguntador.

— Quem és tu?

E a pergunta fica a ecoar no pensamento de Alice.

A resposta é difícil. Tem memórias a partir dos quatro anos, mas antes disso já existia, só que não se lembra. Se está sempre a mudar como pode dar uma resposta exata?

Como é que se pode definir?

Para não cair em equívocos teria de fazer uma viagem ao passado e outra ao futuro.

Será que é possível?


Os atores José Leite e Raquel Oliveira criaram Quem és tu?, um novo espetáculo a partir das obras As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, de Lewis Carroll, que integra o ciclo Festa de Desaniversário, que pretende cruzar a criação artística para toda as infâncias com a filosofia e, através deles, trazer para o jogo criativo as problemáticas contemporâneas que daí emergem


Este sábado, dia 17 de abril, o espetáculo estará disponível online para as famílias, às 15h00. No sábado, dia 24 de abril, terá lugar uma sessão presencial no Espaço Fábrica das Artes, também às 15:00. Este espetáculo poderá ainda realizar-se nas escolas (dias úteis, às 14:00) ou online para grupos escolares até 25 alunos.


No final do espetáculo, irá decorrer um café filosófico por videoconferência sobre o tema da identidade com o professor Walter Omar Kohan.


----------------------------



Num mundo impossível de levar a sério, a imaginação oferece-se como ponto de fuga ao confinamento; entre jogos de linguagem que consagram o absurdo e a formulação de perguntas verdadeiras que se repetem sempre; na alucinação do conhecimento e nas qualidades múltiplas do tempo, viajamos nelas; nas fronteiras do real, do estrangeiro e do político…


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários