Generosidade: um excelente investimento

DO TEXTO: Projeto-piloto em 4 escolas com aporte nacional do Fundo Bis
Plataforma gratuita tem objetivo de ensinar solidariedade desde a infância, oferecendo materiais para crianças, pais, educadores, escolas e empresas


Plataforma gratuita tem objetivo de ensinar solidariedade desde a infância, oferecendo materiais para crianças, pais, educadores, escolas e empresas


Plataforma começou 2020 expandindo sua atuação


> Projeto-piloto em 4 escolas com aporte nacional do Fundo Bis

> Amplifica cultura da gentileza e da generosidade para todos os dias do ano

> Lançou a primeira edição de um prêmio para valorizar os gestos gentis e generosos das escolas de todo o Brasil com o aporte internacional do Starling Collective Giving Tuesday


“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” — a máxima clássica de Paulo Freire está mais atual que nunca. A crise da pandemia está fazendo com que as escolas repensem o sistema de ensino: de um lado, entendendo quais são as habilidades técnicas adequadas às profissões do futuro e, de outro, considerando as competências socioemocionais como ferramentas altamente relevantes para lidar com os novos desafios socioeconômicos que enfrentaremos.


“O desenvolvimento profissional nas últimas décadas reforçou a competitividade para o sucesso e a performance no mundo dos negócios, levando muitos pais a investirem, desde cedo, em cursos de especialização para as crianças: idiomas, programação, mercado financeiro”, ressalta Marina Pechlivanis, fundadora da Umbigo do Mundo e de uma plataforma de generosidade voltada ao público infantil, acrescentando “Porém a realidade do mundo dos negócios  tem demonstrado a importância de valores relacionais e humanitários para a formação não apenas de bons profissionais, mas de cidadãos conscientes, responsáveis e solidários”. 


Mais colaboração e menos competição


“Cada vez mais colaborar se fará necessário em um planeta de recursos escassos. A sociedade competitiva alcançou os limites da indiferença, da intolerância e da polarização. É tempo de investir desde cedo na importância do compartilhamento, da solidariedade e da reciprocidade como novos e valiosos valores para tentar mudar este cenário”. 


Para dar o exemplo, Marina, que é, professora de pós-graduação e escritora de mais de 20 títulos incluindo literatura infantil, idealizou a plataforma Todo Dia é Dia de Doar Kids www.diadedoarkids.org.br, que oferece dicas para as famílias, metodologia de ensino para as escolas e estudos e pesquisas para o mercado e a sociedade. Todos os materiais são gratuitos, lúdicos e inspirados nos 7 princípios da Educação para a Gentileza e a Generosidade, que abarcam também a Cidadania, a Diversidade, o Respeito, a Sustentabilidade e a Solidariedade. 


“Nosso mantra é sair da teoria e ir para a prática, pois gentileza se aprende praticando e a generosidade se aprende doando, e quanto tudo isso começa na infância as perspectivas são sempre melhores”, explica.


“Ser generoso e investir na bolsa de valores humanitários faz com que a cotação de ativos essenciais e relevantes como respeito, solidariedade e cidadania fique cada vez mais em alta. Isso impacta a vida de quem doa e de quem recebe e interfere na subsistência de todo o ecossistema”, afirma Marina.


Todo dia é Dia de Doar, Colaborar, Inspirar, Transformar


A plataforma Todo Dia é Dia de Doar Kids surgiu no final de 2019 como a versão para crianças do tradicional Dia de Doar, evento que celebra a cultura de doação no Brasil desde 2013, por sua vez conectado ao Giving Tuesday, movimento global que surgiu em 2012 nos Estados Unidos e hoje está em mais de 75 países. A “terça-feira da doação” acontece na depois do Dia de Ação de Graças e da conhecida Black Friday, data que celebra o consumo. 


Com a adesão das escolas e famílias, a plataforma começou 2020 expandindo sua atuação de um só dia para todos os dias, lembrando que todo dia é dia de doar, compartilhar, inspirar, apoiar e transformar. Também iniciou um projeto-piloto em 4 escolas com o aporte nacional do Fundo Bis e lançou a primeira edição de um prêmio para valorizar os gestos gentis e generosos das escolas de todo o Brasil com o aporte internacional do Starling Collective Giving Tuesday.


Umbigo do Mundo

É uma empresa de comunicação fundada em 1999, pioneira em gifting no Brasil e que atua com posicionamento de marca e cultura corporativa para potencializar e transformar negócios utilizando metodologias, ferramentas e sistemas proprietários de autoconhecimento, percepção, relações de troca, gifting, encantamento, excelência e planejamento de forma integrativa, sustentável e responsável.

http://umbigodomundo.com.br/

Acredita na transformação colaborativa da sociedade e desenvolve projetos especiais para organizações, associações e instituto associados a causas. Desenvolve a campanha www.diadedoar.org.br desde 2015, e em 2019 investiu na criação da Plataforma de Educação para a Gentileza e a Generosidade.


Marina Pechlivanis

Sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, criada em 1999 e especializada em posicionamento de marca e cultura corporativa, com metodologias proprietárias de autoconhecimento, percepção, relações de troca, gifting, encantamento e excelência. http://umbigodomundo.com.br/

Graduada em Comunicação Social e Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Professora de Pós-Graduação em Marketing Holístico da BSP, em Economia do Conhecimento e Inovação na Belas Artes e em Relações com Clientes na ESPM. Professora voluntária em projetos sociais e mentora em programas de desenvolvimento para jovens empreendedores. Doutorado Livre na UniKebradas.

Autora dos livros “Holocosmo: o mundo que me orbita” (2020), “Gestão de Encantamento 2: como a mágica acontece” (2019), “Gestão de Encantamento: dicas mágicas” (2018), “Economia das Dádivas: o novo milagre econômico” (2016), “Gifting” (2009), “Duailibi das Citações: Essencial” (2005), “O Guardador de Palavras” (2000), entre outros 20 títulos.

Atua em projetos para ONGs, associações e instituições do Terceiro Setor, incluindo a campanha www.diadedoar.org.br e a Plataforma de Educação para a Gentileza e a Generosidade www.diadedoarkids.org.br, da qual é idealizadora. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários