Mulheres indígenas são homenageadas até o final de março pelo Museu Índia Vanuíre

DO TEXTO: O museu promove atividades lúdicas e reflexivas como forma de integrar as famílias e a instituição

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou atividades para curtir em casa e com a família.



Confecção de brinquedos e capacitação para professores também fazem parte da agenda que está repleta de atividades on-line para se desenvolver em casa


O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou atividades para curtir em casa e com a família. A programação conta com confecção de balangandã, oficina para professores e homenagem às mulheres indígenas.


Com o objetivo de capacitar e enriquecer o conteúdo curricular dos professores, na próxima quarta-feira (17), as redes sociais do museu exibirão o projeto "Capacitação para Professores", ministrado pelo educador Fernando. Nessa primeira edição será apresentado o módulo “Creio em Tupan”, com foco voltado à história da fundação e ao desenvolvimento de Tupã e sua pluralidade cultural.


Já na quinta-feira (18), o projeto “O Olhar é o Sentir pelas Mãos” desenvolverá com os participantes, por whatsApp, diálogos e reflexões sobre o papel e o protagonismo da mulher indígena. A ação é realizada com o público cego em parceria com o programa Vida Iluminada e tem como objetivos a aproximação e a inserção deles à sociedade.


O museu promove atividades lúdicas e reflexivas como forma de integrar as famílias e a instituição. Por isso, a equipe educativa produz oficinas de baixo custo com materiais recicláveis, visando à valorização e à conscientização ambiental. No sábado (20), será confeccionado um balangandã, brinquedo composto por várias fitas que ocasiona efeitos ao girá-lo. No domingo (21), será a vez da produção de uma bolinha antiestresse, que auxilia na coordenação motora e estimula a circulação sanguínea.


Homenagem às mulheres indígenas


Embora o Dia Internacional da Mulher seja oficialmente celebrado no dia 8 de março, o Museu Índia Vanuíre estendeu as homenagens em comemoração a essa data tão importante para a história.


Na quinta-feira (18), será compartilhada nas redes sociais do museu uma homenagem a Kaingang Maria Cecília de Campos, popularmente conhecida como Candire que significa “vamos brincar", na língua Kaingang. Mãe de Ena e avó de Zeca, ela dominava a tradição da cerâmica na Terra Indígena Vanuíre, e ensinou aos filhos técnicas da confecção tradicional de seu povo. 


Já na sexta-feira (19), a homenagem será para Maria Rosa, Oti-Xavante que foi acolhida desde criança pelos Kaingang da Terra Indígena Icatu. Sempre alegre, andava descalça nas matas. É patrona da Escola Estadual Indígena Índia Maria Rosa.


Vale lembrar que o museu está fechado devido à regressão de todos os municípios do Estado de São Paulo para a fase emergencial do Plano São Paulo. A recomendação é a restrição total de atividades. Não há previsão de reabertura.


Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários