#CCBDigital | Conversas com História - Raquel Varela conversa com António José de Barros Veloso - 27/3

DO TEXTO: A história pública regressa ao CCB. Mais do que nunca urge pensar o futuro a partir da revisitação crítica do passado...
Este mês, o convidado de Raquel Varela é o médico, especialista em Medicina Interna, António José de Barros Veloso. É também um reconhecido pianista de jazz, com um percurso ligado à história do Hot Clube de Portugal.


Conversas com História

Raquel Varela com António José de Barros Veloso


Esta conversa será transmitida no próximo sábado, dia 27 de março,

às 16h00, na RTP Palco, ficando também disponível em formato podcast no spotify do CCB.


A história pública regressa ao CCB. Mais do que nunca urge pensar o futuro a partir da revisitação crítica do passado, para um público não académico, amplo, que é chamado a participar no Conversas com História.


Este mês, o convidado de Raquel Varela é o médico, especialista em Medicina Interna, António José de Barros Veloso. É também um reconhecido pianista de jazz, com um percurso ligado à história do Hot Clube de Portugal.


Nascido em 1930, em Coimbra, licenciou-se em 1956. Possui a carreira dos Hospitais Civis de Lisboa onde foi diretor de serviço de Medicina Interna (1985-2000). Foi candidato a bastonário e integrou o Conselho Disciplinar e a Direção do Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos. Foi membro do Conselho de Reflexão sobre a Saúde (1996), da Comissão de Avaliação dos Cursos de Medicina (1998), presidente da Sociedade Médica dos Hospitais e Civis de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Sócio Fundador da European Federation of Internal Medicine, diretor da revista Medicina Interna e membro do Conselho Científico do European Journal of Internal Medicine. Foi presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (2005-11). Recebeu vários louvores da Administração dos Hospitais Civis de Lisboa (1961, 1994, e 1996) e do Ministério da Saúde (2001), possui a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos (2007) e a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde (2012). Prémio Nacional de Medicina Interna em 2017 e doutorado Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa (2018).


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários