Orientação para as Mudanças

DO TEXTO: Mudanças são necessárias para sairmos da nossa “zona de conforto” e conquistarmos novas metas e objetivos.
A orientação para as mudanças é uma habilidade fundamental para um gestor de sucesso: no “Mundo VUCA” em que vivemos, onde as mudanças ocorrem com uma velocidade avassaladora;



Por: Prof. Paulo Lopes*


“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.


Essa frase que justifica a Teoria Evolucionista de Charles Darwin, pode ser utilizada com muita propriedade na gestão intrapessoal e interpessoal.


A orientação para as mudanças é uma habilidade fundamental para um gestor de sucesso: no “Mundo VUCA” em que vivemos, onde as mudanças ocorrem com uma velocidade avassaladora; nos riscos detectados nos projetos, que nos direcionam às adaptações; nas mudanças de funções e cargos, quando são planejadas ou ocasionais. Enfim, nas mais variadas situações, tanto na carreira quanto na equipe. 


Mudanças são necessárias para sairmos da nossa “zona de conforto” e conquistarmos novas metas e objetivos.


Quando essas mudanças são planejadas, é de fundamental importância avaliarmos os riscos, mensurarmos os recursos e o tempo e dividirmos as responsabilidades com a equipe. 


Agora quando essas mudanças “chegam de surpresa” é imprescindível utilizarmos a inteligência emocional observando o novo cenário e atentando aos sinais, preparar a melhor forma de reagir ao meio. 


Agindo dessa forma, essas mudanças irão proporcionar menos stress, pois conseguiremos administrá-las de forma que cause o menor sofrimento possível.


Todas as mudanças devem ser utilizadas como uma alavanca em nossas carreiras, sempre buscando adaptar as novas experiências ao nosso conhecimento tácito e as novas equipes ao nosso networking.


“Nós somos a mudança que procuramos” (Barack Obama)


*Professor Esp. Paulo Lopes
- CREF:3080 G/RS
- Graduado em Educação Física (UFRGS 2001)
- MBA em Gerenciamento de Projetos (UNILASALLE 2015)
- Pós MBA em Inteligência Emocional nas Organizações (UNILASALLE 2019). Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários