Projeto de criação musical coletiva feminina, MANA lança EP “Lugar da Mulher”

DO TEXTO: MANA - Mulheres Artistas de Niterói Apresentam reúne 12 criadoras da cidade
Chega a todas as plataformas de streaming o EP “Lugar da Mulher”, resultado do trabalho de criação coletiva MANA - Mulheres Artistas de Niterói Apresentam


Mulheres Artistas de Niterói Apresentam reúne 12 criadoras da cidade


Chega a todas as plataformas de streaming o EP “Lugar da Mulher”, resultado do trabalho de criação coletiva MANA. Sigla para Mulheres Artistas de Niterói Apresentam, este foi um projeto que selecionou 12 criadoras da cidade fluminense para um processo de imersão e profissionalização e de estímulo à composição. O resultado pode ser conferido nos serviços de música digital.


Contemplada e patrocinada pelo Edital de Fomento às Artes, da Prefeitura Municipal de Niterói (SMC/FAN), a iniciativa selecionou cantoras, compositoras e instrumentistas que não se conheciam para que ao longo de três semanas, assistissem a 7 palestras exclusivas com profissionais mulheres do mercado da música, compusessem 12 músicas coletivamente - das quais 4 foram escolhidas por elas para gravação -, construíssem os arranjos e gravassem um EP. 


Um dos focos principais do MANA foi o desenvolvimento profissional das participantes. Por isso, a etapa de capacitação, que contou com palestras mulheres do mercado da música, foi importante para a absorção de novos conhecimentos, preparando as participantes para gerirem suas carreiras de forma profissional. Também possibilitou conhecerem representantes de importantes players do mercado e fazerem novas conexões.


O projeto se propõe a equilibrar a desigualdade de gênero na cena musical, principalmente de Niterói, onde existem pouquíssimas iniciativas voltadas a representatividade feminina na música. Esse vácuo no fomento a participação das mulheres busca ser remediado por outra face do projeto, que mapeou as artistas niteroienses em um banco de dados que ficará disponível no site do projeto por tempo indeterminado.


Essa etapa de criação e mapeamento, junto do lançamento de “Lugar da Mulher”, é só o começo de uma jornada que terá novas formas e ideias sempre focada na valorização dos discursos femininos. Musicalmente, o EP une rock, pop, samba, jazz e rap trazendo a pluralidade das narrativas em forma de canção com artistas com referências e bagagens únicas.


MANA reúne Belliza Luar, Dandara Alves, Glau Tavares, Laila Aurore, Laura Gabriela, Lilian Bonard, Lorena, Marcella Albernaz, Milena Amaral, Samantha Zen, Sandra Nisseli e Tacy de Campos. Juntas, elas somam trajetórias e origens diversas. Vindas do nordeste ou do sul do país, passando pelas pistas de festas do Brasil e exterior e sambas de raiz, debatendo relacionamentos heterossexuais ou lésbicos, de trabalhos embrionários a nomes que já despontam no cenário nacional, elas têm em comum a diversidade do cenário musical de Niterói. Em MANA, esses caminhos se encontram.


Os clipes de estúdio, o EP e um estudo de mapeamento de mulheres da música de Niterói estão disponíveis em http://www.manamusica.com/.


Ficha Técnica:

Autoras: Belliza Luar, Dandara Alves, Glau Tavares, Laila Aurore, Laura Gabriela, Lilian Bonard, Lorena, Marcella Albernaz, Milena Amaral, Samantha Zen, Sandra Nisseli e Tacy de Campos (todas as obras)

Direção/Produção Musical: Carol Mathias

Gravado e Mixado no Estúdio Floresta

Engenheiro de Gravação e Mixagem: Daniel Wally

Masterizado no Estúdio Realejo Digital por Henrique Vilhena

Arranjos: Carol Mathias

Produção Executiva: Flávia Salles e João Suprani

Direção Artística: Rebuliço

Realização: Rebuliço

Patrocínio: Prefeitura de Niterói


1. Terra de Mulher

Vozes: Belliza Luar, Laura Gabriela, Lorena e Tacy de Campos

Bateria: Manuella Terra

Guitarra: Tacy de Campos

Contrabaixo: Sandra Nisseli

Piano Elétrico: Belliza Luar


2. Cantiga pra Elas

Vozes: Marcella Albernaz e Milena Amaral

Beat: Glau Tavares

Bateria: Manuella Terra

Baixo Elétrico: Carol Mathias e Sandra Nisseli

Violão: Laila Aurore

Cavaquinho: Laila Aurore


3. Tudo que Ainda não Conheço

Vozes: Dandara Alves e Lilian Bonard

Violão: Belliza Luar

Cavaquinho: Laila Aurore

Baixolão: Sandra Nisseli

Synth: Carol Mathias

Bongô: Manuella Terra

Bateria: Manuella Terra


4. Groove das Manas

Vozes: Laura Gabriela, Lorena e Samantha Zen

Backing Vocal: Carol Mathias

Contrabaixo: Sandra Nisseli

Synth: Carol Mathias

Bateria: Manuella Terra

Beat: Glau Tavare


MANA - Groove das Manas (Clipe Oficial)


Assista aos clipes: https://bit.ly/ClipesMana 
Ouça o EP “Lugar da Mulher”: https://ditto.fm/lugar-da-mulher  


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários