ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

9/30/2020

O sucesso da gestão está nas diferenças

Obtenho sucesso na gestão, pois escolho a dedo minha equipe!


“-Obtenho sucesso na gestão, pois escolho a dedo minha equipe!”

 

Por: Prof. Paulo Lopes


Essa frase espelha uma realidade distante e muito preocupante. Distante, pois é muito raro termos autonomia para montarmos o nosso time na íntegra. Preocupante, pois gerir equipes, muito mais do que atingir metas, é auxiliar no desenvolvimento pessoal, criando situações em que as relações proporcionem crescimento emocional e cognitivo.


Uma equipe heterogênea propicia o desenvolvimento da empatia, da compaixão e da vulnerabilidade. Aceitar “as minhas fraquezas” com coragem de externá-las ao grupo, bem como entender “as fraquezas dos outros”, auxiliando na busca de soluções para superá-las, alavancará as relações.


A variedade de gênero, raça, idade e classe social oportunizará formas diferentes de resolução dos problemas. Nada mais produtivo do que uma equipe composta por homens e mulheres (hetero e homossexuais), jovens e idosos, brancos, negros e amarelos, do bairro nobre e da vila popular, para que através da sua própria lente, observe e encontre caminhos diferentes de solucionar o mesmo problema.


Que tenhamos coragem de sair da “zona de conforto” para nos aventuramos a gerir equipes compostas pelas mais diversas “tribos”, aceitando a diversidade como a forma mais sensata de crescimento.


“É fundamental que existam gays. É fundamental pessoas de diversas etnias, é fundamental opiniões diversas, inclusive contrárias a minha”. 

Leandro Karnal

*Professor Esp. Paulo Lopes
- CREF:3080 G/RS
- Graduado em Educação Física (UFRGS 2001)
- MBA em Gerenciamento de Projetos (UNILASALLE 2015)
- Pós MBA em Inteligência Emocional nas Organizações (UNILASALLE 2019). Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo