O processo: a burocracia que condena

DO TEXTO: Com uma escrita forte e envolvente, O processo, ao lado de A metamorfose, obra também publicada pelo Grupo Editorial Edipro, é uma demonstração inequívoca da potência literária de Franz Kafka.

Publicada pelo Grupo Editorial Edipro, última obra de Franz Kafka apresenta críticas e reflexões sobre os absurdos burocráticos da época

"Alguém, por certo, havia caluniado Josef K., pois, sem que tivesse feito nada de mal, foi preso certa manhã [...]” (P. 07)

Assim começa O processo, um dos principais romances de Franz Kafka, publicado postumamente, em 1925, pelo amigo e guardião de seus manuscritos, Max Brod, um ano após a morte do escritor tcheco. Agora, esse clássico é lançado pela Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro.

Ao fazer uma crítica direta à burocracia, Kafka apresenta de forma absurda a história de Josef K., um bancário que, em seu aniversário de 30 anos, é preso e julgado sem ao menos saber o motivo de sua apreensão.

Com o denunciante desconhecido, Josef K. luta contra autoridades que o ameaçam e chantageiam, sem que nunca apresentem o embasamento legal da investigação de seu caso. Repleto de reviravoltas, mentiras, desinformação, injustiça, perseguição e desconfiança, o protagonista não encontra mais ânimo para prosseguir lutando contra o processo que lhe foi imposto.

"[...] - Temo que vá acabar mal. Consideram-no culpado. Talvez seu processo nem saia da instância final, pelo menos, no momento consideram sua culpa provada.
- Mas eu não sou culpado. - defendeu-se K. - É um engano. Como pode um ser humano ser culpado? Somos todos humanos, tanto uns quanto outros.
- É verdade - assentiu o sacerdote, - mas assim falam os culpado." (P.177)

Com uma escrita forte e envolvente, O processo, ao lado de A metamorfose, obra também publicada pelo Grupo Editorial Edipro, é uma demonstração inequívoca da potência literária de Franz Kafka. Trata-se de um romance atual, mesmo depois de quase um século de sua publicação original.

Esta edição conta com ilustração de capa do artista plástico, quadrinista e ilustrador curitibano DW Ribastki. O artista é autor da graphic novel Campo em branco, entre outros trabalhos.

Sobre o autor: Franz Kafka (1883-1924) lamentou durante toda a vida não ter tido mais tempo para escrever – formado em direito, trabalhava para uma companhia de seguros. Ainda assim, possui uma das produções mais influentes da literatura do século XX. Nascido em Praga, parte do Império austro-húngaro na época, falava tcheco, mas todos os seus romances e contos foram escritos em alemão, língua materna de sua família. Muitas de suas obras foram publicadas postumamente, graças a seu amigo Max Brod, negligenciando o último desejo de Kafka, que lhe ordenara a destruição de todos os seus manuscritos.

Ficha técnica 
Editora: Via Leitura 
Assunto: Literatura 
Título: O Processo
Autor: Franz Kafka
Preço: R$ 35,90 
ISBN: 9788567097848 
Edição: 1ª edição, 2020 
Idioma: Português 
Altura: 21 
Largura: 14 
Profundidade: 1,3 
Número de páginas: 192 
Pré-venda: Amazon

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários