Claudio Sassaki debate "learning analytics para planos de estudos personalizados" no SUMMIT TECH

DO TEXTO: Claudio Sassaki apresentará o painel "Learning analytics para planos de estudos personalizados e otimização da aprendizagem de estudantes", no dia 4 de agosto, às 17h30.

Mestre em Educação pela Stanford University e cofundador da Geekie, Claudio Sassaki apresentará o painel "Learning analytics para planos de estudos personalizados e otimização da aprendizagem de estudantes", no dia 4 de agosto, às 17h30. Considerado o maior encontro do mercado brasileiro de varejo e tecnologia, o SUMMIT TECH abordará, em 2020, a cotransformação. Mais informações sobre o evento online: www.b2wsummit.com


Especialistas em educação têm apontado a inteligência artificial como tecnologia-chave para levar inovação ao ambiente escolar. Nesse contexto, o learning analytics ocupa o primeiro plano entre as ferramentas tecnológicas pelo potencial de gerar informações essenciais a um salto qualitativo na aprendizagem do estudante. Nas mãos de alunos, professores, gestores e família, os dados trazem transparência e diálogo ao ambiente escolar; produzem, também, evidências de aprendizado para avaliações de novas competências demandadas, inclusive, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para debater o tema e apresentar a experiência pioneira da Geekie – empresa referência internacional em educação com apoio da inovação – Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford, apresentará a palestra Learning Analytics para planos de estudos personalizados e otimização da aprendizagem de estudantes na próxima terça-feira, 4 de agosto, às 17h30. O bate-papo online integra a programação oficial do SUMMIT TECH.
Claudio Sassaki
Segundo Sassaki, learning analytics é um termo usado para se referir ao processo realizado para encontrar e analisar padrões em grandes conjuntos de dados de modo a permitir a criação de modelos e predições. A tradução literal – análises de aprendizagem –, ajuda a compreender a aplicação prática: a partir de uma prova elaborada nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio, é possível obter uma série de dados sobre como o estudante respondeu o conjunto de questões. Os dados de vários estudantes juntos, ao serem submetidos a uma análise, apresentam evidências se eles realmente aprenderam algo ao longo da avaliação, se chutaram (responderam ao acaso) a maior parte das questões de forma aleatória ou se apresentou queda em seu desempenho ao longo do tempo da prova. Esses dados são reunidos para alimentar um algoritmo – um código programado em uma máquina, de forma simplificada e superficial –, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é uma modelagem estatística, empregada no cálculo da nota do Enem, que permite estimar a proficiência de um aluno e compará-la entre avaliações diferentes.

“A Geekie tem uma visão muito peculiar sobre o tema. Acreditamos que os dados são ponto de partida para diálogos e reflexões; eles embasam decisões pedagógicas que garantem o alcance das expectativas de aprendizagem definidas. Isso acontece de forma transversal entre estudantes e famílias – que acompanham o desenvolvimento individual e da equipe docente.  A análise de dados e a tomada de decisão com base em evidências é um dos pilares da visão pedagógica defendida pela Geekie. Com o Geekie One – a solução de aprendizagem mais completa da empresa –, as avaliações se tornam instrumentos de coleta de evidências de dados sobre a aprendizagem e, acima de tudo, para a corresponsabilidade”, afirma o executivo.

SOBRE A B2W SMIUMT | A B2W Digital é líder na América Latina e tem como propósito conectar pessoas, negócios, produtos e serviços em uma plataforma digital. A companhia possui as maiores e mais queridas marcas da internet (Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato) e uma operação de marketplace em rápido crescimento. A plataforma construída ao longo dos últimos anos permite que a B2W também ofereça serviços de tecnologia, logística, distribuição, atendimento ao cliente e pagamentos. A B2W Summit reúne mais de seis mil participantes, mais de 200 palestras, capacita mais de 500 pessoas nas oficinas e realiza mais de 36 horas de Hackathon. https://b2wsummit.com

SOBRE A GEEKIE | Referência internacional em educação com apoio de inovação, a empresa brasileira Geekie foi fundada em 2011 pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo. Com a missão de transformar a educação do país, a Geekie tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Médio e Fundamental II, a empresa alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro – em sua trajetória, a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes.
Entre as certificações, a empresa destaca WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de São Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), TRIP Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ), além de compor a rede global de empreendedores Endeavor. Em 2020, a Geekie foi destaque da LATAM EdTech 100 – levantamento inédito publicado pela Revista Forbes e conduzido pela HolonIQ, plataforma global de inteligência educacional que mapeia organizações inovadoras ligadas a atividades educacionais na América Latina. A Geekie foi uma das edtech eleitas na categoria “Ambientes de Aprendizagem”. Abreviação das palavras inglesas educacional (educacional) e technology (tecnologia), as edtechs são empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a oferta de serviços relacionados à educação.
A Geekie contou com investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), Arco Educação, além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co.  www.geekie.com.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários