Qual é o preço do sucesso?

DO TEXTO: Que tenhamos o orgulho de dizer que chegamos “lá” sem termos pisado ou puxado o tapete de alguém.
O ser humano é único em todos os momentos da vida.


Por: Prof. Paulo Lopes*

“Mas qual seria o mérito da minha vitória, qual seria a honra do meu título se eu deixasse ele perder? Se eu ganhasse desse jeito, o que iria falar para a minha mãe?”

Essas foram as palavras do atleta espanhol Ivan Fernandez ao término de uma corrida de cross country, em 2012. Na referida corrida, o queniano Abel Mutai, líder da prova, parou a 10 metros do final pensando ter concluído o percurso. Ivan, que vinha em segundo lugar, avisou Abel de que a prova ainda não estava concluída e diminuiu a sua velocidade acompanhando o ritmo do adversário para que chegasse em segundo lugar. A atitude de Ivan foi muito elogiada e considerada fair play. A repercussão foi muito maior do que a possível vitória na referida corrida e sua atitude exaltada no mundo inteiro.

O ser humano é único em todos os momentos da vida. A mesma atitude apresentada pelo Ivan durante a prova, certamente se repete em outros momentos de sua vida, pois quando se tem ética, ela é aplicada na vida pessoal e na vida profissional. Muitas pessoas almejam o sucesso com todas as suas forças ou buscam conquistar a admiração de alguém de qualquer forma.

Acredito que a ambição seja uma característica muito bem aceita dentro do âmbito profissional e pessoal. Devemos buscar conquistar cargos maiores, salários mais atraentes, pessoas com quem queremos nos relacionar, porém a que custo? Qual o preço estou disposto pagar por isso? Até onde devo investir minhas forças para atingir tal objetivo?

Nós, Profissionais de Educação Física enquanto gestores de academias e escolas esportivas, devemos desenvolver nossas equipes com a mesma personalidade de um técnico de esportes coletivos: buscar excelência através da eficiência de nossa equipe, superar os obstáculos para atingirmos a vitória de forma justa e sem infrações. Enquanto ministrantes de cursos ou palestrante devemos utilizar as mesmas técnicas de um atleta de esporte individual: buscar aprimoramento através de muito esforço e repetidas horas de treino (neste caso, muita leitura e estudo) para focarmos na melhor performance sem receio algum dos concorrentes. 

Assim devemos agir enquanto personal trainer ou em nossas academias, estúdios, escolas esportivas... Devemos aproveitar nossas forças e trabalharmos para a superação de nossas fraquezas.

Que nossas conquistas sejam comemoradas por todos. Que tenhamos o orgulho de dizer que chegamos “lá” sem termos pisado ou puxado o tapete de alguém. Que nossas medalhas, no esporte, na vida profissional e pessoal, não nos envergonhem. Que possamos chegar em casa, após um dia de trabalho dizendo com toda tranquilidade que o primeiro lugar que conquistamos não foi às custas de um descuido do adversário mas sim, fruto de muito esforço e dedicação.

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência
Albert Einstein

*Professor Esp. Paulo Lopes
- CREF:3080 G/RS
- Graduado em Educação Física (UFRGS 2001)
- MBA em Gerenciamento de Projetos (UNILASALLE 2015)
- Pós MBA em Inteligência Emocional nas Organizações (UNILASALLE 2019). Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários