ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

5/12/2020

Cisco Talos descobre super vírus com foco exclusivo a usuários do Brasil


São Paulo, Maio de 2020 - O Cisco Talos, grupo global de inteligência de ameaças de cibersegurança da Cisco, detectou um novo programa malicioso com foco exclusivo no Brasil. O Astaroth usa uma variedade de phishings, incluindo informações falsas sobre a pandemia de Covid-19, para invadir sistemas e implementar técnicas de ofuscação e anti-análise que inibem tanto a detecção quanto análise de malwares da mesma família. Para se ter uma ideia, o Astaroth usa canais do Youtube para suas comunicações de comando e controle de forma silenciosa.

O Astaroth usa uma técnica de phishing já conhecida, porém sofistica. O usuário recebe uma mensagem de e-mail com um assunto que considera relevante, com um link que o direciona para um servidor criado pelo agente malicioso. A partir do acesso a este link, o pacote Astaroth é baixado na máquina do usuário. Até o momento da análise do Talos, todos os e-mails de phishing utilizados estavam em português, demonstrando a preferência por alvos no Brasil.

A ameaça Astaroth é outro exemplo do nível de sofisticação que este tipo de cibercrime está consistentemente alcançando. Esse nível de anti-análise/evasão deve ser notado, pois a probabilidade de que isso se espalhe para países além do Brasil é alta. As organizações precisam estar preparadas para esses ladrões de informações evasivos e eficazes, e para se defender contra o ataque sofisticado.

A análise do Talos foi realizada entre os últimos 9 e 12 meses. Para mais informações e detalhes sobre esta ameaça, acesse o blog em português. Versão completa em inglês no site do Talos:  https://blog.talosintelligence.com/2020/05/astaroth-analysis.html

Sobre a Cisco 
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é a líder mundial em tecnologia que tem feito a internet funcionar desde 1984. Seus colaboradores, produtos e parceiros ajudam a sociedade a se conectar com segurança e a aproveitar hoje as oportunidades digitais do futuro.Para notícias sobre o Brasil, acesse:: https://news-blogs.cisco.com/americas/pt/ Siga a Cisco no Twitter em @CiscoDoBrasil.

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo