Hamilton de Holanda celebra 20 anos do bandolim de 10 cordas e do Dia Nacional do Choro

DO TEXTO: Há exatos 20 anos, na busca pela harmonia presente em instrumentos como o violão e o piano, HAMILTON DE HOLANDA adicionou um par extra de cordas um pouco mais graves ao bandolim tradicional brasileiro e desenvolveu a técnica polifônica do instrumento.
Hamilton de Holanda-Foto: Livia Sá

Bandolinista promove o encontro virtual "Nossobando - Festival de Ideias Colaborativas", onde se reúne com especialistas. Dias 21, 22 e 23 de abril, nos aplicativos Zoom e Facebook.

Há exatos 20 anos, na busca pela harmonia presente em instrumentos como o violão e o piano, HAMILTON DE HOLANDA adicionou um par extra de cordas um pouco mais graves ao bandolim tradicional brasileiro e desenvolveu a técnica polifônica do instrumento. Assim foi criado, em 2000, o BANDOLIM DE 10 CORDAS, hoje difundido em todo o mundo. Em 2005, o bandolinista lançou "1 byte, 10 cordas", o primeiro disco do mundo gravado exclusivamente com o novo instrumento. 

Foi também em 2000 que Hamilton de Holanda sugeriu a Arthur da Távola - na época, Senador - a criação de um dia dedicado ao choro. A partir da ideia do instrumentista nasceu o DIA NACIONAL DO CHORO, celebrado na data de nascimento de Pixinguinha. A lei foi sancionada em setembro de 2000 pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Nesta quinta, 23 de abril, iremos celebrar a data pela vigésima vez. 

Para comemorar, Hamilton vai promover, dias 21, 22 e 23 de abril, a série de conferências virtuais "Nossobando - Festival de Ideias Colaborativas", nos aplicativos Zoom e Facebook. Serão três encontros diferentes voltados para instrumentistas profissionais, com a participação de especialistas nos dois assuntos: bandolim de 10 cordas e choro. A programação completa segue abaixo (tem arte no anexo):


NOSSOBANDO
Festival de Ideias Colaborativas – 2020

21 de abril, às 10h
Tema: O bandolim de 10 cordas no mercado de trabalho
Com Hamilton de Holanda, Fabio Peron, Luis Barcelos, Pedro Franco, Carrapicho, Victor Angeleas
Convidado especial: Armandinho Macedo

22 de abril, às 10h
Tema: O bandolim de 10 cordas e suas ferramentas de estudo
Com Hamilton de Holanda, Dudu Maia, Tiago Santos, Rafael Marques, Felipe Cemim, Tiago Tunes, Ian Coury

23 de abril, às 10h
Tema: O Choro e seus espaços no mercado
Com Hamilton de Holanda, Fátima Camargo (Chorando Sem Parar), Paulo Ramos (Idear/Clube do Choro de BH), Silvério Pontes (Choro na Rua), Henrique Neto (Clube do Choro de Brasília), Antonio Capucho (Festival Choro e Jazz), Luciana Rabello (Casa do Choro), Choro das 3. 

No início do ano, Hamilton de Holanda se desafiou a compor uma música por dia. No último dia 9 de abril, ele fez a CENTÉSIMA faixa do projeto que ganhou o nome de 'Tipos' e está disponível no YouTube do artista. No canal, o bandolinista está mostrando também a sua novíssima série audiovisual 'Canto da Praya'. A cada semana vai ao ar um vídeo inédito, gravado em dueto com um artista convidado. O primeiro é o sanfoneiro Mestrinho, com quem gravou dez músicas em um evento fechado da Cerveja Praya, no Rio de Janeiro. O próximo da sequência é João Bosco, com quem Hamilton registrou outras dez faixas em estúdio, em São Paulo. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários