Literatura japonesa é tema da primeira temporada do podcast Japan House São Paulo

DO TEXTO:


São Paulo, novembro de 2019 - No próximo dia 26 de novembro, a Japan House São Paulo lança o segundo episódio de seu podcast, que nesta primeira temporada aborda como tema a literatura japonesa moderna e contemporânea. Desta vez, o programa destaca o mangá “Ayako”, do escritor Osamu Tezuka. Com episódios lançados quinzenalmente, as terças-feiras, o programa será apresentado por Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da instituição, e por Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um.

A primeira temporada, com oito programas, propõe uma imersão completa no universo do livro abordado e de seu autor. Com o objetivo de extrapolar os limites da própria obra, os encontros sempre contarão com convidados de distintas atuações como tradutores, críticos literários, publicitários, arquitetos, músicos, professores de artes marciais, psicanalistas, entre outras. A ideia é trazer riqueza à conversa com pontos de vistas de diferentes áreas.

Para este segundo episódio, os ouvintes passearão pela narrativa de “Ayako”, de Osamu Tezuka - conhecido como “pai do mangá moderno” - com Sônia Luyten, uma das maiores especialistas em mangá no Brasil e que conheceu Tezuka pessoalmente, Mestre e Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP; Simonia Fukue, Mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (FFLCH/USP); Cassius Medauar, ex-editor da editora JBC, o cartunista Mauricio de Souza, entre outros nomes.

“Na Japan House São Paulo, mantemos uma biblioteca com mais de 2 mil títulos para consulta gratuita, que inclusive conta com títulos raros e inéditos no Brasil. Por meio desta plataforma de áudio, buscamos expandir o alcance desses conteúdos, além de tornar a tópico ‘literatura japonesa’ menos denso. Assim, procuramos despertar o interesse para a leitura e, claro, para a cultura nipônica”, declara Natasha.

O terceiro episódio, no ar em 10 de dezembro, trará o livro “Querida Konbini”, de Sayaka Murata. A estreia com o livro “A assassinato do Comendador”, de Haruki Murakami, está disponível nos principais tocadores do mercado. Lançado em 12 de novembro, o podcast Japan House SP é produzido pela Rádio Novelo.

Ficha Técnica

Apresentação: Natasha B. Geenen e Paulo Werneck
Direção e edição: Paula Scarpin
Produção e reportagem: Natália André
Produção musical: Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Thiago Minoru
Coordenação digital: Kellen Moraes  
Coordenação Japan House São Paulo: Laura Braga

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários