Funarte lança o livro Claudio Santoro: 100 anos de música

DO TEXTO:

Lançamento da publicação sobre a vida e a obra do artista, no ano do centenário de seu nascimento e dos 30 anos de sua morte, será no dia 28 de novembro, quinta-feira, no Teatro Dulcina, Centro do Rio – com um concerto de obras do compositor, realizado pelo quarteto Radamés Gnatalli.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte lança, no dia 28, quinta-feira, no Teatro Dulcina, Centro do Rio, livro sobre o compositor, regente, violinista e professor Claudio Santoro. De autoria do jornalista João Luiz Sampaio, especializado em música de concerto e ópera, a publicação intitulada Claudio Santoro: 100 anos de música apresenta a vida e a obra do artista. A homenagem ao centenário do nascimento do amazonense também lembra os 30 anos de sua morte. O lançamento será precedido por um concerto com o Quarteto Radamés Gnattali, que executará obras de Santoro, com entrada franca.

Quem assina a pesquisa e seleção de imagens é a empresária artística Glória Guerra, especializada em música clássica. As imagens pertencentes ao acervo da família de Santoro – captam o compositor e maestro em diferentes momentos de sua trajetória. “O resultado, esperamos, é o retrato de um homem e artista fascinante, que se revela múltiplo e, a todo instante, na obra e na vida, fiel a si mesmo”, afirma Sampaio. O volume com 112 páginas está à venda a partir do dia 28, na Livraria Mário de Andrade, da Funarte, pelo e-mail livraria@funarte.gov.br, ao preço de R$ 40.

Com cerca de 300 obras, entre sinfonias, peças para orquestra, concertos para instrumentos em solo, uma rica e diversificada obra de câmara e canções, Claudio Santoro ocupa lugar destacado no cenário da música brasileira dos últimos cem anos. Na opinião de Sampaio, a diversidade que elas demonstram, em interação com as principais correntes estéticas e filosóficas do período e com elas contribuindo, “faz com que a atividade do compositor seja um retrato bem acabado da história recente da produção musical no país, mostrando seus caminhos, desafios, possibilidades, conflitos e soluções”.

Outra faceta do artista abordada no livro é a sua atividade pedagógica, que apresentou uma proposta humanista de formação musical, e seu contato com movimentos históricos e geopolíticos. “Não é exagero afirmar: Santoro foi uma das mais importantes personalidades musicais do século XX”, constata o autor. Bernardo Guerra, diretor do Centro da Música da Funarte, ressalta a importância do papel da Fundação na difusão das artes no país por meio também de publicações como esta, que, segundo ele, “relembra e celebra a trajetória desse grande artista, contribuindo para a perpetuação de seu legado e de seu amor pela música e pelo Brasil”.

O concerto de lançamento

No concerto que antecede o lançamento, o Quarteto Radamés Gnattali interpreta o Quarteto em Sol Allegro, movimentos Andante e Final, de Claudio Santoro (1939). A entrada é gratuita.

Cláudio Santoro – sugestão de fonte:

Acesse aqui o book trailer da obra, produzido pela Funarte

SERVIÇO:
Título: Claudio Santoro: 100 anos de música
Autor: João Luiz Sampaio
Pesquisa e seleção de imagens: Glória Guerra
Formato: 18x26cm
Nº de páginas: 112
ISBN: 978-85-7507-209-7
Preço: R$ 40

Vendas: para todo o Brasil, na Livraria Mário de Andrade (Funarte),
apenas por meio do e-mail: livraria@funarte.gov.br
Lançamento do livro
Claudio Santoro: 100 anos de música
Data: 28 de novembro de 2019 (quinta-feira), às 19h
O evento será precedido por um concerto com Quarteto Radamés Gnatalli, com entrada franca.
Programa: Quarteto em Sol Allegro, Andante e Final – Claudio Santoro (1939).
Duracao: 28 min
Local: Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17- Centro - Rio de Janeiro (RJ)

Sobre o autor:
João Luiz Sampaio é jornalista especializado em música clássica e ópera, editor da Revista Concerto, correspondente no Brasil da revista Scherzo, de Madri, e colaborador do jornal O Estado de São Paulo no qual atuou como repórter, crítico musical, chefe de reportagem e editor dos cadernos Cultura, Sabático e Caderno 2. Realiza coberturas em todo o Brasil e em diferentes países e, desde 2008, mantém no portal Estadão, um blog dedicado exclusivamente à música clássica e à ópera, o primeiro da imprensa brasileira (https://cultura.estadao.com.br/blogs/joao-luiz-sampaio).

É autor da coletânea de ensaios Ópera à Brasileira e, em parceria com Luciana Medeiros, das biografias Antonio Meneses: Arquitetura da Emoção e Guiomar Novaes do Brasil.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários