Família no Museu homenageia a cultura africana em novembro

DO TEXTO:
Museu Índia Vanuíre-Divulgação

Atividade gratuita acontece neste final de semana, a partir das 9h, no Museu Índia Vanuíre

Neste sábado e domingo (9 e 10 de novembro), o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, celebra o Dia Nacional da Consciência Negra com uma oficina de confecção da boneca Abayomi durante a programação do Família no Museu.

De origem africana, confeccionado com tecido e sem costura, apenas com nós ou tranças, o brinquedo integra uma lenda que diz que para acalentar os filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir delas criavam pequenas bonecas, que serviam como amuleto de proteção. Símbolo de resistência, elas ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

A partir das 9h, a atividade cultural é gratuita e destinada para todos os visitantes. Mais informações pelo site www.museuindiavanuire.org.br ou pelo telefone (14) 3491-2333.

SERVIÇO:
Família no Museu
Datas: 9 e 10 de novembro de 2019
Horário: das 9h às 16h
Local: Museu H. P. Índia Vanuíre
Endereço: Rua Coroados, 521 - Tupã/SP
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários