ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

10/03/2019

“Novos Talentos da Música Raiz” busca jovens artistas de todo o Brasil


Concurso procura novos artistas do gênero, com idades entre 16 a 35 anos, para –fortalecer a música caipira. Inscrições vão até 25/10 e vencedor ganhará produção musical, clipe e divulgação

Pode juntar a turma, acender a churrasqueira e trocar as cordas da viola. Algo pra lá de bom está por vir e agitar a música caipira e as rodas - de viola. A Casa dos Caipiras, instituição tradicional da música brasileira sediada em Pardinho (SP), a Capital da Música Raiz, promove o festival “Novos Talentos da Música Raiz”, que busca jovens músicos do gênero entre 16 e 35 anos, sejam duplas ou violeiros-solo, de todo o Brasil.

As inscrições para o concurso são gratuitas e seguem abertas até 25 de outubro de 2019. Para participar, basta acessar o site www.casadoscaipiras.com.br, preencher o formulário de inscrição e enviar o link de uma apresentação musical do candidato, com duração de até cinco minutos e cadastrado nas plataformas YouTube ou Vimeo, em alta qualidade de áudio e imagem (de 720p para mais). As avaliações serão feitas com base nos dados informados no formulário de inscrição e no vídeo. A ausência de qualquer informação, ou do vídeo, invalida a participação.

“Por meio do concurso ‘Novos Talentos da Música Raiz’ queremos fortalecer este gênero musical. Isso, sem deixar de lado a tradição que nos une há décadas em torno das canções que retratam a vida no campo, a descoberta do primeiro amor e os ‘causos’ do povo. É uma oportunidade ímpar desses novos cantores e violeiros se tornarem conhecidos do grande público”, revela Sergio Vieira, diretor da Casa dos Caipiras.

Os critérios de seleção dos músicos inscritos no festival Novos Talentos da Música Raiz são:

 . Ser artista ou dupla do contexto Música Raiz;
 . Possuir desenvoltura na apresentação;
 . Domínio de voz e instrumentação;
 . Instrumentos: viola e violão (duplas) ou viola (solo);
 . Serão aceitas músicas inéditas ou conhecidas.

A comissão julgadora irá selecionar 16 candidatos em audições fechadas, com banca composta pelos seguintes jurados: o produtor musical Marcos Maynard (conhecido por ter lançado artistas de nome nacional e internacional como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Bruno & Marrone, Sandy & Junior, Capital Inicial, Fábio Jr., entre outros); o produtor musical Luiz Carlos Maluly (que produziu RPM, Rádio Táxi, Bruno & Marrone, Roberta Miranda, Paula Fernandes,) e a cantora e violonista de música raiz e apresentadora por dois anos do programa Viola, Minha Viola, da TV Cultura (SP), Adriana Farias.

O vencedor do festival “Novos Talentos da Música Raiz” receberá como premiação os seguintes benefícios:

 . Gravação de duas músicas inéditas com o renomado produtor musical Luiz Carlos Maluly e apoio de Marcos Maynard;
produção de vídeo clip profissional;
 . Investimento inicial em marketing, incluindo assessoria de imprensa;
 . Divulgação e veiculação em rádios e TVs, no valor total de R$ 150 mil;
 . Inserção dos fonogramas em plataformas digitais – Youtube e Spotify com gestão e divulgação da Maynard Music;
 . Contrato de agenciamento com a Casa dos Caipiras.

O festival “Novos Talentos da Música Raiz” é uma realização da Casa dos Caipiras e conta com parceria do Instituto Jatobás, Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade e apoio de Tião Carreiro, Prefeitura de Pardinho (SP) e Maynard Music.

SERVIÇO: 
Inscrições para o Festival “Novos Talentos da Música Raiz”
Encerramento de inscrições: 25 de outubro de 2019;
Valor: gratuito

Sobre a Música Raiz e a Casa dos Caipiras
A cidade de Pardinho/SP tem uma vocação especial para a cultura caipira. Para muitos, se tornou a Capital da Música Raiz ao dar vida à trajetória de um de seus maiores precursores: Tião Carreiro. Em sua famosa música “Negrinho Parafuso”, Tião já referenciava o “Cinturão Caipira” em SP: de Piracicaba a Sorocaba, passando por Itapetininga até Paranapanema, fechando em Pratânia.

Mas a música raiz não tem território, é imortal e universal. Não é à toa que ela se perpetua ao longo das décadas e vem novamente ganhando força tocando o coração das pessoas ao representar o brasileiro dos interiores de norte a sul do país, com a sua pureza e simplicidade, sua conexão com a terra, a paz e a família, e a sua identidade cultural, dando vida à sua origem - raiz.

A Casa dos Caipiras nasceu para colocar luz nessa importante manifestação cultural brasileira. Além da sua existente e bem-sucedida estação de rádio web, pretende descobrir e projetar a música raiz em outras regiões brasileiras, através da própria rádio, programa televisivo, agenciamento de artistas e talentos locais e licenciamento de produtos.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COPIE O SEU EMOTICON E COLE NOS COMENTÁRIOS


👍😀😁😄😇😉😊😋😌😍😎😏😐😕😘😛😞😤😥😧😩😭😮😰😴🐞🐢👄💗💙👻👽🎃🎄🎅🎂🍺🍻🍹🍷

VARIAÇÕES EM A DISTÂNCIA (PARTE 1 DE 2)

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil