Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo tem inscrições abertas

DO TEXTO:

Estão abertas as inscrições para a 12a edição da Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo – MOBIPE, do Colégio Positivo. A feira, que expõe experimentos científicos de diferentes áreas do conhecimento, abrange projetos de alunos de Ensino Fundamental II, do Ensino Médio, Técnico e de cursos pré-universitários. Podem participar estudantes de instituições de ensino público e particular de todo o Brasil.

De acordo com o diretor-geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, a abertura das inscrições para alunos de outras instituições visam incentivar a pesquisa científica desde cedo, desenvolver uma cultura investigativa científica, além de promover a sociabilidade, criatividade e empreendedorismo. A MOBIPE, que adota uma postura científico-exploratória e investigativa, é norteada por metodologias internacionais de pesquisa. Desde 2007, o Colégio é afiliado à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), maior evento do gênero no país para estudantes não universitários, realizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP).

As inscrições podem ser feitas até 1° de outubro por meio do site conteudo.colegiopositivo.com.br/mobipe, mas as equipes têm até o dia 19 de outubro para alterar ou corrigir qualquer informação do projeto. A Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo – MOBIPE acontece no dia 9 de novembro, das 9h às 12h30, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). A divulgação dos resultados será realizada dez dias úteis após o evento. Os projetos serão premiados em primeiro, segundo e terceiro lugares, de acordo com a pontuação, sendo que a classificação é atribuída aos três primeiros lugares de cada nível – do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3o Ensino Médio.

Segundo a professora Irinéia Inês Scota, coordenadora da MOBIPE, a metodologia adotada pela feira atende a critérios científico-investigatórios próprios de cada faixa etária: os próprios alunos escolhem um tema de relevância social, ambiental, tecnológica, entre outros e trabalham a pesquisa, desde os levantamentos bibliográficos e de campo, passando pela coleta de dados, análise e experimento de resultados, tratamento de informações, até a conclusão, montagem do painel de apresentação e finalização do Diário de Bordo - a memória de todo o projeto.

Os resultados em sala de aula são muitos, a começar pelo conhecimento aprofundado de um tema de interesse do aluno. “Além de se desenvolver em várias áreas cognitivas, esse estudante é motivado a defender seu projeto com os resultados do próprio trabalho. Ele sai da abstração da sala de aula e passa a aplicar e gerenciar, de forma mais eficaz, os conteúdos aprendidos”, explica.

SERVIÇO:
Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo – MOBIPE
Inscrições: até terça-feira, 1° de outubro
Correções de dados do projeto: até 19 de outubro pelo e-mail mobipe2019@gmail.com  
Data da MOBIPE: sábado, 9 de novembro, a partir das 9h
Local: Expo Unimed - Asa 1 (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Ecoville)
Mais informações e inscrições:  conteudo.colegiopositivo.com.br/mobipe

Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo –  Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo Hauer e o Colégio Positivo Internacional atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas, além de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foi incorporada ao Positivo o Colégio Positivo Joinville (SC) e, em 2017, o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo ganhou duas unidades em Ponta Grossa (PR): Colégio Girassol e Positivo Master.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários