ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

9/13/2019

Dia do Médico-Veterinário: evento do CRMV-SP reúne e emociona profissionais


Em comemoração à data e aos 50 anos do Conselho, a programação foi marcada pelo lançamento do livro e da exposição fotográfica que narram a história da autarquia

Um evento regado à emoção, lembranças e valorização do trabalho dos pioneiros marcou as comemorações do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) ao Dia do Médico-veterinário (09/09) e aos 50 anos de criação da autarquia federal. Realizada em São Paulo, a festividade reuniu mais de 300 pessoas, entre profissionais, funcionários e autoridades da Medicina Veterinária paulista. A programação contou com o lançamento do livro e da exposição fotográfica que contam a história do Regional, palestra de Leandro Karnal, homenagens e premiações.

O evento aconteceu no teatro do Colégio Maria Imaculada, na região do Paraíso, na Capital, e deu início à 3ª Semana do Médico-Veterinário, que neste ano tem o tema “MV+50: construindo, no agora, o futuro”.

Os convidados e inscritos foram recepcionados pela exposição fotográfica, em que puderam saber mais sobre fatos que marcaram a trajetória do seu conselho profissional e, ainda, conhecer os médicos-veterinários que participaram das primeiras gestões do Conselho.

Na abertura da solenidade, o presidente do CRMV-SP, méd.-vet. Mário Eduardo Pulga, ressaltou a honra em receber cada um dos presentes. “Preparamos esse momento durante todo o ano. Tudo foi pensado para homenagear a nossa classe.”

A história documentada
Pulga entregou ao presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), méd.-vet. Francisco Cavalcanti de Almeida, um exemplar do livro “Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo: Uma trajetória de conquistas (1969-2019)”, lançando oficialmente o título que conta a história da autarquia, com base em pesquisas, no resgate de registros e de fotografias e em entrevistas com profissionais e funcionários que vivenciaram a criação e as diferentes fases do Regional.

A ética como alicerce para a sustentabilidade
O historiador Leandro Karnal, palestrante da noite, levou os presentes a refletir sobre a importância da ética na conduta profissional para a sustentabilidade – conceito no qual o desenvolvimento social, econômico e ambiental ocorre em equilíbrio.

“A ética, como a sustentabilidade, é o primeiro passo. O segundo é atualização e inovação. Às vezes, velhos métodos são muito mais eficazes. Mas é preciso se atualizar”, enfatizou Karnal, que se referiu à alta competitividade e dinamismo, exigidos, atualmente, de profissionais de todas as áreas. “O terceiro passo é você. É importante cuidar para ter um corpo funcional”, completou.

Premiações
Neste ano o CRMV-SP promoveu os prêmios “Max Ferreira Migliano” (Clínica Médica Veterinária), “Paschoal Mucciolo” (Inspeção e Tecnologia de Alimentos) e “Hannelore Fuchs” (Comportamento Animal), este último em sua primeira edição. Os premiados foram, respectivamente, os médicos-veterinários João Pedro de Andrade Neto, José Cezar Panetta e Cristiane Schilbach Pizzutto.

Campanha
Para comemorar meio século de atuação, o CRMV-SP preparou diversas ações, integradas pela campanha “Para a sociedade ter mais qualidade de vida, ela conta com este Conselho”, cujo foco é fomentar a valorização do médico-veterinário e do zootecnista, a partir do contexto dos 50 anos de história do Regional. As atividades começaram em julho, com ações de comunicação interna em todas as unidades do CRMV-SP.

Em agosto, foram lançados um carimbo e um selo comemorativos, durante a Pet South America 2019. O selo ficará disponível para aquisição pelo período de um ano em todas as agências postais. Já o carimbo, será utilizado na Agência Central dos Correios de São Paulo por 60 dias. Após esse tempo, ele passará a compor o acervo permanente do Museu Nacional dos Correios em Brasília.

Também em agosto, foram exibidos, nos monitores dos trens das linhas vermelha, azul, verde e amarela do Metrô de São Paulo, vídeos abordando as diversas formas de atuação do médico-veterinário e do zootecnista, que contribuem para a promoção da saúde, tanto das pessoas quanto de seus animais de estimação.

Em jornais, revistas e portais de notícias, foram feitas publicações desses conteúdos, atingindo as classes profissionais e os cidadãos.

Sobre o CRMV-SP
O CRMV-SP tem como missão promover a Medicina Veterinária e a Zootecnia, por meio da orientação, normatização e fiscalização do exercício profissional em prol da saúde pública, animal e ambiental, zelando pela ética. É o órgão de fiscalização do exercício profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas do estado de São Paulo, com mais de 38 mil profissionais ativos.
Alda Jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MÚSICA LUSÓFONA

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil