A nova cultura de qualidade

DO TEXTO:

                                                                                                                             
Por: Jeison Bastiani*
palestrante do FestQuali


O debate sobre a qualidade é antigo. Desde a reconstrução do mundo no pós-guerra, ela foi ganhando cada vez mais espaço dentro de empresas de diversos portes e segmentos. No entanto, é preciso refletir se desenvolvemos de fato uma cultura de qualidade ou se temos qualidade em nossa cultura.


Pode parecer confuso, mas o fato é que quando falamos de cultura de qualidade, na verdade, estamos falando de qualidade na cultura, aquela  que precisa ser construída junto com seu cliente. Ou seja, é preciso adicionar a qualidade dentro da cultura empresarial, e é isso que gera uma real cultura de qualidade dentro do ambiente organizacional.


Quando a indústria surgiu, após a revolução industrial, não havia qualquer tipo de padronização. Com o tempo, a qualidade se tornou um diferencial competitivo e hoje já não passa mais de uma obrigação. O consumidor se tornou cada vez mais exigente e bem informado, passando a exigir padrões mínimos de qualidade.


Foi nesse contexto que surgiram e se consolidaram as normas ISO, com grande destaque para a 9.001, de qualidade. Essas normas criaram processos capazes de estabelecer os requisitos mínimos de um produto ou serviço, dando muito mais garantias ao consumidor.


Mesmo assim, infelizmente, muitas vezes a qualidade não é realmente respeitada. Apesar das inúmeras ferramentas, a gestão de qualidade nem sempre é aplicada e seguida pelas empresas. Assim, para muitas, acaba se tornando apenas um discurso vazio e não algo realmente intrínseco à cultura organizacional.


Para que qualidade aconteça de fato, é imprescindível que a empresa amadureça a sua cultura em torno do tema. Em um contexto cada vez mais desafiador de mundo, cercado por novas tecnologias e comportamentos emergentes, empresas de todos os portes e segmentos precisarão repensar suas culturas de qualidade.


O desafio é grande, mas super possível. Tanto é que esse assunto será tema de uma palestra no FestQuali, maior festival de qualidade e inovação do Brasil, que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, em Belo Horizonte. Lá vamos falar sobre a importância do tema e trazer como uma filosofia de excelência alterar o dia a dia das empresas.


*Jeison Bastiani é mestre em engenharia de produção e um dos palestrantes do FestQuali, maior festival de qualidade e inovação do Brasil.

Sobre o FesQuali:
Data: de 11 a 14 de novembro de 2019
Endereço: Escola de Engenharia da UFMG - Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627Pampulha - Belo Horizonte/MG - CEP 31.270-901
Inscrições e informaçõeshttps://festquali.com.br
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários