ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

9/10/2019

5/10 Série TUCCA Aprendiz de Maestro apresenta Sinfonia das Bruxas

Foto: Asa Campos

Série TUCCA Aprendiz de Maestro apresenta
Sinfonia das Bruxas
dia 05 de outubro, sábado, às 11h, na Sala São Paulo
Com músicas de Paul Dukas, Tchaikovsky, Purcell,
Weber e Gluck, “A Sinfonia das Bruxas”,  é uma
homenagem aos personagens que sempre encantaram
as histórias - e as músicas.

Inspirado livremente no conto “ A Bela Adormecida”,  de Charles Perrault, a Série TUCCA Aprendiz de Maestro apresenta o espetáculo, “Sinfonia das Bruxas”, dia 5 de outubro, 11h,  na Sala São Paulo. 

Era uma vez um Reino muito, muito encantado, porque era nele que viviam todas as Bruxas do mundo. Fazia tempos que não acontecia nada empolgante naquele Reino: todas as Princesas já haviam sido desencantadas, todos os Dragões já tinham sido domesticados e todas as Torres-Prisões tinham virado estacionamento de vassouras.   

Até que uma incrível notícia correu por entre todos os Pântanos: Carabose, a Rainha das Bruxas, ganhou um bebê: uma Bruxinha!     

Todos daquele Reino imediatamente foram convidados para a Festa que apresentaria a herdeira do Trono das Bruxas.  Vieram Magos e Feiticeiros, Ogros e Duendes, Vampiros e Lobisomens e até mesmo os Fantasmas apareceram. E cada convidado trouxe para a princesa Bruxa um presente especial: uma Bola de Cristal, um Caldeirãozinho para preparar o mingau, uma Vassourinha modelo infantil, um Chapéu pontudo de tricô, etc.  

Mas, antes que a última das Bruxas Madrinhas pudesse dar o seu presente, eis que se ouviu nos Salões de Carabose o som que mais colocava medo em todas as Bruxas, Magos e Feiticeiras: o tilintar dos sinos que anunciam o aparecimento de uma Fada! O Pânico foi geral, pois todos sabem que Fadas e Bruxas estão "de mal" desde sempre.

Foto: Asa Campos
E, para piorar a situação, não era ninguém menos que a mais poderosa de todas: a Fada Madrinha, que, mesmo sem ter sido convidada apareceu para “presentear" a nova Princesa das Bruxas. A Bruxa Carabose ainda tentou consertar a situação, dizendo que os Morcegos tinham entrado em greve e por isso o seu convite não foi entregue, mas foi em vão, a Fada Madrinha daria o seu presente por bem ou por mal: antes de completar seus 500 anos, a Princesa espetaria seu dedo na agulha de uma Roca e ficaria acordada para todo o sempre - o que deixaria a pobrezinha cansada demais para fazer bruxarias. Foi então que a última das Bruxas Madrinhas teve a brilhante ideia de esconder a Princesa em um lugar de onde ela não pudesse espetar seu dedo onde quer que fosse: as Cavernas do Hades, de onde ninguém nunca conseguiu sair, graças a vigilância do Cão de 3 Cabeças.

O que antes pareceu uma boa ideia, acabou se tornando um grande problema, pois se o Hades era um lugar de onde ninguém poderia sair, a Princesa permaneceria nele trancada mesmo depois de ter completado seus 500 anos.  Mas, nada mais podiam fazer e a Princesinha para lá foi enviada e, desde então, no Reino das Bruxas nunca mais teve uma festa.  Até que, passados 500 anos, surgiu naquele reino um forasteiro pronto para resolver o problema: Orfeu, o único mortal capaz de ir até as Cavernas sombrias do Hades e de lá sair trazendo de volta a Princesa para que pudesse reinar sobre todas as Bruxas. 

Repertório
El Amor Brujo                         Manuel De Falla
Dança Macabra                      Camile Saint Saens
Trecho da ópera Orfeu e Euridice            Gluck
Toccata e fuga em ré menor              J.S. Bach
Trecho da ópera O Franco Atirador     Carl Maria Von Weber
Trecho da Suíte Sílvia            Leo Dlibes
Aprendiz de Feitiçeiro           Paul Dukas

Maestro João Maurício Galindo. Foto  Asa Campos

Série TUCCA ‘Aprendiz de Maestro’ apresenta
SINFONIA DAS BRUXAS
Texto e direção - Paulo Rogério Lopes 
Direção musical e regência - Maestro João Maurício Galindo
Elenco: maestro João Maurício Galindo, Nicolas Trevijano, Luciana Carnielli e Sinfonieta TUCCA Fortíssima

Data: 05 de Outubro
Horário: 11h
Recomendação: Livre
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Julio Prestes, 16 – 2º andar – Campos Elíseos
Telefone: (11) 2344-1051
Valor dos ingressos: A partir de R$ 30,00 (promocionais) até R$ 95 | Toda a arrecadação de bilheteria é destinada ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer no ambulatório da TUCCA em parceria com o Hospital Santa Marcelina, em Itaquera - São Paulo.

BILHETERIA TUCCA
Você pode comprar ingressos avulsos ou se tornar um assinante, por telefone (11) 2344.1051 ou Ingressos@tucca.org.br.
(Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 18h)
Formas de pagamento: Dinheiro, Cheque ou Cartão de Crédito (Visa, MasterCard ou Diners).

BILHETERIA SALA SÃO PAULO
Abertura a partir de 2h30 antes do horário dos espetáculos, permanecendo aberta até 30 minutos após o início do programa.
Por Telefone: 3777-9721 – de segunda a sexta das 12h às 18h

FICHA TÉCNICA – Série “APRENDIZ DE MAESTRO”
Texto e direção - Paulo Rogério Lopes
Direção musical e regência - maestro João Maurício Galindo
Orquestra Sinfonieta TUCCA Fortíssima
Participações Especiais - Cia. Dans la Danse, Djeiko Heines e Sheila Negro
Direção Geral e de Produção  - Ângela Dória
Coreografia- Gisele Bellot
Assistente de direção /figurinista - Suzana Rebelo
Arranjos/Assistente Musical –  maestro Natan Bádue
Produção Executiva/Arregimentação - Bruna Veratti
Coordenador de palco – Osmar Rozetti
Aderecista – Eduardo Puccinelli
Iluminador – Newton Saiki
Operador de Som – Randal Juliano
Camareira/Costureira – Elisa Galdino
Contrarregra/manutenção acervo – Jô Nascimento
Operador de canhão/montador – Sérgio Cooker
Assistente de produção – César Camargo
Sonorização – Máxi Áudio

TUCCA S SÉRIE APRENDIZ DE MAESTRO
*PROGRAMAÇÃO 2019


SEJA UM ASSINANTE
INFORMAÇÕES: 
Contato em caso de dúvidas: ingressos@tucca.org.br

Sinfonieta TUCCA Fortíssima
A Sinfonieta TUCCA Fortíssima foi criada pelo Maestro João Maurício Galindo especialmente para a Série: Aprendiz de Maestro em 2002, a pedido da Associação TUCCA com o objetivo de preparar o jovem estudante de música para o mercado erudito.

A orquestra é formada por 32 a 36 jovens músicos, dependendo da necessidade do repertório, com idade de 18 a 30 anos, que participam também anualmente de corpos musicais como: Orquestra Sinfônica de Heliópolis; Orquestra Bacchiana;  Sinfônica Municipal de Guarulhos, Santo André e OSUSP.

No repertório da Sinfonieta obras de compositores como: F. Lizt; Carl Maria Von Weber; W. Amadeus Mozart; Joseph Haydn; J. Offenbach; G.F. Haendel; A. Vivaldi; Gustav Mahler; Tchaikovsky; Camille Saint – Saens; Carlos Gomes; Bach; Mendelson; J. Strauss; Beethoven; Chopin; Chiquinha Gonzaga; Heitor Villa Lobos; Camargo Guartnieri; Alberto Nepomuceno e Lorenzo Fernandes.

Sobre a TUCCA Música Pela Cura:
Criado em 2000 o projeto TUCCA Música pela Cura foi idealizado para garantir a sustentabilidade da Associação.

Anualmente, o projeto realiza duas séries musicais, a Série Concertos Internacionais e a Série Aprendiz de Maestro, que encantam ouvintes de todas as gerações. Os concertos são realizados na Sala São Paulo, eleita pelo ‘The Guardian’ como uma das 10 melhores salas de concerto do mundo.

A Série TUCCA Concertos Internacionais traz ao Brasil alguns dos maiores nomes da música clássica e do jazz mundiais como Chick Corea, Dee Dee Bridgewater, Brian McKnight, Maxim Vengerov,  Sumi Jo, Shlomo Mintz, Brad Mehldau, Sarah Chang, Daniel Hope, Paquito D´Rivera, Andreas Scholl, Nelson Freire, Madeleine Peyroux, Natalie Dessay, Kurt Elling, entre muitos outros.

Sobre a TUCCA:
A Associação TUCCA é uma associação sem fins lucrativos e não governamental que oferece tratamento multidisciplinar e gratuito para crianças e adolescentes com câncer em parceria com o Hospital Santa Marcelina, investindo direta e exclusivamente no que faz a diferença para oferecer a melhor chance de cura para os seus pacientes. Nessa trajetória de sucesso, desde 1998, atendeu mais de 3300 famílias.

Além do tratamento, a TUCCA também investe em pesquisa, diagnóstico precoce e treinamento profissional, além de ter o primeiro Hospice da América Latina, que oferece conforto às famílias quando toda a chance de cura foi esgotada.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MÚSICA LUSÓFONA

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil