ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

8/29/2019

Exposição Gesto, em cartaz na Galeria Patrícia de Deus, é prorrogada

Renato Cesar Jose de Souza-Crédito-Thiago Urban 

Mostra do arquiteto Renato Souza irá até o dia 5 de setembro

A exposição Gesto, tecendo um tapete de memórias, estreia do arquiteto e engenheiro Renato Cesar José de Souza nas artes visuais, ficará em cartaz na Galeria Patrícia de Deus – Ideias e Papéis (Rua Fernandes Tourinho, 145) até o dia 5 de setembro. A mostra foi prorrogada devido à grande aceitação do público pelas obras.

Utilizando o papel como base para colagens, Renato faz uso de diferentes intervenções para montar uma costura simbólica, marcada pela simplicidade do gesto e pela escolha consciente por deixar rastros, vestígios do processo. O artista produziu, inicialmente, 23 obras para a exposição, a maioria em formato de 21x 29,7 cm. Para a comemoração dos nove anos da galeria PdD, Renato exibiu novos trabalhos durante um bate-papo em que comentou sobre o seu processo criativo e as técnicas que utiliza.

As obras de Renato César costuram memórias, situações e referências, que de alguma forma o marcaram, substituindo a linha e a agulha pelo recorte e a cola. O gesto, produzindo e combinando cada recorte, é decidido e consciente, atento aos detalhes minuciosos que levam a uma composição, ao mesmo tempo, harmônica e desestabilizadora. A entrada para a mostra é gratuita.

Eu moro

Renato Cesar José de Souza
Nos últimos 30 anos, Renato Souza lecionou e coordenou diversos cursos nas áreas da História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo. Atuou ainda como diretor de conservação e restauração do IEPHA/MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Durante toda a carreira, Renato nunca deixou de desenhar, pintar, construir. Qualquer instrumento ou recurso sempre lhe permitiu a ousadia do gesto, produzindo trabalhos que guardava ou dava de presente a parentes e amigos.

Ainda em plena atividade profissional, adquiriu interesse pela Iconografia e pela Iconologia. A partir daí, passou a realizar palestras, cursos e viagens culturais. Ministrou cursos de Iconografia e Iconologia, na linha de mestres antigos e novos, brasileiros e estrangeiros, como Aby Warburg (1866 - 1929) e Erwin Panofsky (1892 - 1968).

Atualmente, além da pesquisa de representações iconográficas e iconológicas na arte e na arquitetura, dedica-se ao hábito que nunca abandonou: desenhar.

Nautilus

SERVIÇO:
Exposição “Gesto, tecendo um tapete de memórias”
Abertura: 13 de julho, de 10 às 14 horas
Endereço: Galeria Patrícia de Deus – Ideias e Papéis – Rua Fernandes Tourinho, 145 – Savassi
Período: De 13/07 a 05/09
Telefone: 31 3223-5415 | 31 98321-1541
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, de 10 às 19 horas. Sábado, de 10 às 14 horas
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COPIE O SEU EMOTICON E COLE NOS COMENTÁRIOS


👍😀😁😄😇😉😊😋😌😍😎😏😐😕😘😛😞😤😥😧😩😭😮😰😴🐞🐢👄💗💙👻👽🎃🎄🎅🎂🍺🍻🍹🍷

VARIAÇÕES EM A DISTÂNCIA (PARTE 2 DE 2)

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil