Mostra do arquiteto Renato Souza irá até o dia 5 de setembro
A exposição Gesto, tecendo um tapete de memórias, estreia do arquiteto e engenheiro Renato Cesar José de Souza nas artes visuais, ficará em cartaz na Galeria Patrícia de Deus – Ideias e Papéis (Rua Fernandes Tourinho, 145) até o dia 5 de setembro. A mostra foi prorrogada devido à grande aceitação do público pelas obras.
Utilizando o papel como base para colagens, Renato faz uso de diferentes intervenções para montar uma costura simbólica, marcada pela simplicidade do gesto e pela escolha consciente por deixar rastros, vestígios do processo. O artista produziu, inicialmente, 23 obras para a exposição, a maioria em formato de 21x 29,7 cm. Para a comemoração dos nove anos da galeria PdD, Renato exibiu novos trabalhos durante um bate-papo em que comentou sobre o seu processo criativo e as técnicas que utiliza.
As obras de Renato César costuram memórias, situações e referências, que de alguma forma o marcaram, substituindo a linha e a agulha pelo recorte e a cola. O gesto, produzindo e combinando cada recorte, é decidido e consciente, atento aos detalhes minuciosos que levam a uma composição, ao mesmo tempo, harmônica e desestabilizadora. A entrada para a mostra é gratuita.
Eu moro
Renato Cesar José de Souza
Nos últimos 30 anos, Renato Souza lecionou e coordenou diversos cursos nas áreas da História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo. Atuou ainda como diretor de conservação e restauração do IEPHA/MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
Durante toda a carreira, Renato nunca deixou de desenhar, pintar, construir. Qualquer instrumento ou recurso sempre lhe permitiu a ousadia do gesto, produzindo trabalhos que guardava ou dava de presente a parentes e amigos.
Ainda em plena atividade profissional, adquiriu interesse pela Iconografia e pela Iconologia. A partir daí, passou a realizar palestras, cursos e viagens culturais. Ministrou cursos de Iconografia e Iconologia, na linha de mestres antigos e novos, brasileiros e estrangeiros, como Aby Warburg (1866 - 1929) e Erwin Panofsky (1892 - 1968).
Atualmente, além da pesquisa de representações iconográficas e iconológicas na arte e na arquitetura, dedica-se ao hábito que nunca abandonou: desenhar.
Nautilus
SERVIÇO:
Exposição “Gesto, tecendo um tapete de memórias”
Abertura: 13 de julho, de 10 às 14 horas
Endereço: Galeria Patrícia de Deus – Ideias e Papéis – Rua Fernandes Tourinho, 145 – Savassi
Período: De 13/07 a 05/09
Telefone: 31 3223-5415 | 31 98321-1541
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, de 10 às 19 horas. Sábado, de 10 às 14 horas
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis