Conheça os serviços de backup em nuvem da Binario Cloud

DO TEXTO:

Startup brasileira consegue reduzir impactos de perda de informações com tempo mínimo de recuperação de dados

É comum enxergarmos o backup como a solução para todos os problemas dentro da empresa. Porém, isso não é uma verdade. Quando é dado início ao planejamento de uma rotina de backup, é necessário definir o RPO (Recovery Point Objective) e o RTO (Recovery Time Objective), itens-chave para a realização de um backup efetivo.

O RPO engloba os dados perdidos, enquanto o serviço de sua empresa estava inativo, ou seja, se seu software que coleta informações e costumes de consumo apresentou uma falha às 9h e seu último recovery point foi feito às 5h, você perderá todos os dados armazenados durante este período. Quando você define o ponto de partida, é necessário ajustar o tempo necessário para fazer a recuperação. É nesse momento que entra o RTO, pois o serviço sintetiza o tempo que o seu departamento de TI pode ficar parado, enquanto acontece a recuperação.

Estes dois pontos são a base para a elaboração do plano de contingência e backup, pois sem eles não há referência. Segundo o Disaster Recovery Institute, a alta disponibilidade em TI refere-se ao uso de um conjunto de ferramentas que aumentarão a confiabilidade do ambiente, reduzindo os riscos de parada.

É nesse ponto que a Binario Cloud entra com seus serviços de cloud. A startup possui conhecimento prático com seu plano de alta disponibilidade e backup. É desenhado um plano para cada aplicação e serviço utilizado que atenda o RPO e RTO das empresas. “Nós trabalhamos para que o ambiente dos nossos clientes nunca parem. Nossa missão é garantir que expedição, faturamento e todas as operações críticas estejam sempre funcionando, pois sabemos o quão relevante pode ser poucos minutos de parada ou o impacto da perda de informação”, afirma Luiz Fernando Souza, CBO da Binario Cloud.

Com esse serviço, a Binario já conseguiu realizar trabalhos que personificam a eficácia de seu serviço de backup. Em uma atuação com um cliente heavy user de SQL Server, a compressão foi capaz de otimizar 85% do tamanho da base de dados - reduzindo de cerca de 450 GB para 60 GB -  fazendo com que a restauração completa do serviço fosse feita em menos de 35 minutos. “Alocamos toda tecnologia e conhecimento necessário para que os clientes tenham a solução mais adequada ao seu cenário e, assim, garantimos a alta disponibilidade de todo ambiente."

Em outras palavras, o backup gera uma cópia de um grupo de dados e salva em um outro dispositivo de discos. Quando falamos de ter um backup dentro de casa, há chances de que ele seja feito de forma amadora ou sem todos os cuidados necessários para garantir o sucesso na hora da restauração. Por exemplo: o uso de fitas para armazenamento do backup exige um controle rigoroso de temperatura e umidade, para que elas não absorvam fungos, possibilitando a restauração. Se a fita for comprometida pela falta de cuidado ou análise de seu tempo útil, todos os dados serão perdidos.

Ao utilizar um espaço em nuvem para armazenamento, há maiores garantias de que os dados estão fisicamente mais seguros, uma vez que provedores de nuvem contam com data centers certificados e possuem controle físico que garantem alta disponibilidade e segurança do ambiente. "Uma solução eficiente de backup é essencial para que as empresas tenham a garantia de ter seus dados e informações seguras, bem como seu ambiente garantido. É importante assegurar o uso de uma boa ferramenta, mas também é necessário que a empresa tenha sua política gestão e armazenamento de dados consolidada para determinar a política de gestão e armazenamento de dados", conclui Luiz.

Sobre a Binario Cloud
Referência em apresentar as melhores soluções de computação em nuvem, a Binario Cloud foi criada para auxiliar seus clientes na etapa de transformação digital, construindo uma jornada para nuvem de maneira simples, segura e eficiente. Fundada em 2017 pelo Grupo Binário, a empresa surgiu pela necessidade de se colocar à frente do mercado de cloud computing, conectividade, telecomunicações e data center, integrando tecnologias dos melhores fabricantes a um serviço de alta qualidade para provedores de todo o mundo. Clique aqui para conhecer nossos produtos e fale com um dos nossos especialistas.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários