Atividades físicas auxiliam na cura da depressão

DO TEXTO:

Katherine Maurente fala sobre o transtorno Bipolar e a Depressão


A depressão é um transtorno mental que produz alteração de humor caracterizado por tristeza profunda, sentimento de dor, baixa auto - estima, distúrbios de sono, apetite e até falta de concentração. Muitos desses transtornos são provenientes de rotina desgastante, problemas no âmbito pessoal, profissional e na vida amorosa.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante do mundo, estimasse que atualmente cerca de 5,8% da população do Brasil sofre com a doença, ou seja mais de 11,5 milhões de pessoas, e cerca de 18,6 milhões de pessoas têm distúrbios relacionados a ansiedade.


Muitas terapias e alternativas são propostas para a melhora desse transtorno, uma das mais eficazes são as atividades físicas. Além de cuidar do corpo, automaticamente a mente e o estado de espírito mudam. Ao se exercitar o ser humano libera endorfina o hormônio da felicidade, que provoca euforia natural, promove sensação de bem-estar e libera dopamina que serve como uma espécie de tranquilizante e analgésico natural. 


Essas sensações contribuem para o equilíbrio psicossocial e emocional, trazendo melhora nas funções cognitivas, na integridade do cérebro e do sistema cardiovascular, auxilia na memória, humor, sono e podem até aumentar a libido. 


É indicado que se faça pelo menos 150 minutos de atividades físicas semanais, através dessas atividades a pessoa que sofre com o transtorno ocupa a mente e se desliga dos problemas por alguns instantes, a grande maioria dessas atividades podem ser feitas em casa, e essa é a vantagem pois é um ambiente onde o paciente se sente mais confortável.


Atividades do dia a dia podem ser o gatilho que vai impulsionar a pessoa depressiva para outras atividades físicas mais especificas, portanto, começar o dia com uma caminhada pelo bairro ou no parque, pode aprimorar o bem-estar e ainda conecta a pessoa a natureza. Algumas atividades domésticas concedem mobilidade e podem ajudar a desestressar, alongamentos também são atividades legais e que ajudam na circulação sanguínea e aliviam a mente.

Sobre Katherine Maurente:


Com uma mente insaciável e inquieta por desbravar novos mundos, Katherine rompeu seus horizontes, a paranaense que havia começado a vida acadêmica cursando direito, desistiu da carreira jurídica para ajudar pessoas através da área da saúde.


Quando já estava trabalhando com enfermagem, Katherine foi criando novas percepções sobre os pacientes, e entendeu que muitas pessoas que chegam ao hospital nem sempre estão doentes apenas fisicamente. Muitos chegam ao hospital passando mal, mas esse “passar mal” é apenas um refúgio para serem ouvidas por alguém.


Katherine sentiu necessidade de ajudar ainda mais essas pessoas e viu na formação de coach e na hipnose um caminho. Atualmente aplica as técnicas aprendidas, para dar suporte ao paciente e sua família. Ela os acolhe e orienta dando motivação para que essas pessoas consigam superar seus desafios.


Katherine é coordenadora geral de um hospital, e sentiu a necessidade de usar as técnicas de coach também com sua equipe de trabalho, deixando de lado o conceito de chefia ou autoritarismo. Ela usa métodos mais humanos que valorizam o melhor da equipe.


Atualmente Katherine está estudando psicologia e tudo que ela aprende passa para seus seguidores, através de suas redes sociais. Em seu Instagram que conta com mais de 30 mil seguidores, divide seu trabalho, estudos e mensagens positivas, mostrando que todos são capazes de modificar a vida mentalmente e fisicamente.

Siga Katherine no Instagram:
https://www.instagram.com/enf.katherine/
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários