Procedimento no nariz está entre as 5 cirurgias mais procuradas pelos homens

DO TEXTO:

Homens que requisitam a operação em busca de uma melhor harmonia facial estão na faixa dos 20 a 30 anos. Cirurgião Plástico Dr. Paolo Rubez explica como funciona a rinoplastia masculina com duas técnicas utilizadas na operação, além de citar as diferenças da cirurgia realizada no homem e na mulher

São Paulo – 22/07/2019 - Um nariz muito grande ou pequeno sempre foi um motivo de insatisfação e desconforto para as pessoas que o possuem, por isso, a cirurgia plástica nasal é um dos procedimentos mais requisitados no Brasil. Aos que acham que a procura é maior pelo público feminino estão enganados, porque a rinoplastia já figura entre as operações mais demandadas pelos homens. “Segundo uma pesquisa elaborada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, que engloba os procedimentos realizados em 2017 a nível global, a rinoplastia aparece entre as cinco cirurgias mais procuradas pelo público masculino”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University. “Antes de fazer a operação no nariz, é essencial que se consulte um cirurgião plástico de confiança, para que ele faça uma análise se o procedimento é o mais indicado para a correção que o paciente deseja fazer”, completa o médico. Confira o passo a passo da rinoplastia masculina e veja o que a difere da efetuada nas mulheres.

Funcionamento – O procedimento atende às necessidades de acordo com a estética e funcionalidade do nariz. A rinoplastia masculina é recomendada apenas depois dos 15 anos, pois as estruturas do nariz já estão desenvolvidas e, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a faixa etária dos homens que mais procuram pela cirurgia é de 20 a 30 anos. “Geralmente, o homem procura o médico quando as características nasais que o incomodam interferem na aparência, ainda mais quando o paciente tem histórico de bullying ou insegurança no convívio social”, completa o cirurgião plástico. Para realizar o procedimento masculino, há a utilização de duas técnicas importantes: a rinoplastia aberta, que consiste em uma incisão pequena na base do nariz, entre as narinas, e outra na parte interna nasal. “Essa técnica dura em torno de duas a quatro horas para ser finalizada e é indicada em casos de mudanças expressivas na estrutura do nariz, para obter uma melhor visão durante o procedimento”, explica Dr. Paolo, e a rinoplastia fechada, que é a técnica em que é realizada com uma só incisão na parte interna do nariz e pode levar em torno de duas horas. “Essa abordagem reduz a visualização do profissional durante a cirurgia e é recomendado apenas em casos de mudanças pontuais”, acrescenta o médico. O procedimento é realizado com anestesia geral no paciente para uma melhor segurança durante a cirurgia e, após a execução da sutura com técnica adequada, a cicatriz na região nasal se torna imperceptível.

Diferenças entre rinoplastia masculina e feminina – Apesar da técnica ser igual, a maior distinção na cirurgia entre os dois públicos é o objetivo estético final, com o conceito de nariz harmonioso diferente para os dois sexos. “Isso ocorre porque a medida do nariz dos homens é maior do que a das mulheres, com características como a projeção e rotação menor da ponta, variando entre 90 e 95 graus nos homens e 95 a 105 graus nas mulheres, além de um dorso mais retilíneo e uma pele mais grossa”, acrescenta o médico.

Transformação e recuperação – As principais condições nasais que levam o homem a fazer o procedimento são: dorso e ponta em formatos desproporcionais, narinas grandes, desvio de septo, desconforto com tamanho do nariz, ponta do nariz grande ou caída, e hipertrofia dos cornetos. “Após a cirurgia, modificações como a retificação do dorso, melhora do ângulo e da definição da ponta nasal, e melhora na função respiratória são as mais percebidas pelos pacientes”, diz o cirurgião plástico. A recuperação tanto da rinoplastia masculina quanto a da feminina é indolor. É esperado que haja inchaço no nariz e roxidão na região das pálpebras inferiores. “O paciente pode voltar ao trabalho depois de aproximadamente 10 a 14 dias e realizar atividades mais pesadas após quatro semanas. Os resultados do procedimento aparecem conforme o inchaço diminui e as cicatrizes desaparecem, levando mais ou menos um ano para ser concluído. Durante esse processo, consulte sempre um médico de sua confiança”, finaliza Dr. Paolo.

PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários