Possibilidades para o setor de comunicação visual são destaque do segundo dia da FuturePrint

DO TEXTO:
Fórum do Acrílico no FuturePrint 2019-Agávea - Ricardo Kleine

A mais completa feira de impressão voltada para serigrafia, sign e têxtil segue até sábado, 13 de julho, no Expo Center Norte

A expectativa de aquecimento do setor de comunicação visual para o segundo semestre tem elevado o otimismo dos empresários do setor. Dentre os mercados que podem apresentar recuperação está o de chapas acrílicas, que no ano passado registrou um consumo de nove mil toneladas, sendo que 60%, ou 5.400 toneladas foram usadas em comunicação visual no Brasil.

Focado em oferecer uma oportunidade de reunir representantes do setor, visando esclarecer dúvidas sobre o uso correto do acrílico e valorizá-lo no setor o Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico (INDAC) promoveu na manhã desta quinta-feira, 11/07, o Fórum Acrílico 2019, durante a 29ª Future Print, a mais completa feira de tecnologias de impressão para os mercados de serigrafia, sign e têxtil.

A programação destacou temas como a evolução do acrílico no mercado de comunicação visual no Brasil; novidades em chapas acrílicas: superfícies sólidas, orgânicas, fantasia e anti-refletivas duplas; a precisão do corte e gravação de máquinas laser em chapas acrílicas; a gestão na transformação de chapas acrílicas e a agilidade e resistência da colagem ultravioleta de acrílico com outros materiais.

Para a representante da Sabic, de Campinas (SP), Fernanda Coutinho, que acompanhou as palestras “o Fórum foi muito abrangente no sentido de trazer a aplicação para quem produz, informação de mercado e como o acrílico pode ser versátil para um negócio”.                                

“Esse fórum foi interessante, pois os palestrantes trouxeram experiências próprias que nos incentivam a pensar com uma filosofia diferente para empreender. Temos a possibilidade de entender quais materiais usar e onde buscá-los para aplicar nos projetos”, ressalta Inamara de Paula, que atua no setor de Design de Interiores e que esteve presente no evento.

“O Fórum foi bem agregador. Recebemos muita informação que vai auxiliar na preparação da nossa empresa para as tendências do mercado que estão por vir”, destacou a representante da PlastiReal, Priscila Brandão.

Versatilidade da comunicação visual aplicada à decoração é destaque no DecorPrint

O uso da comunicação visual como recurso para decoração de ambientes é uma tendência que tem ganhado espaço no mercado, pela possibilidade de oferecer ao usuário a mudança de um ambiente de forma rápida, limpa e com excelente custo-benefício para o cliente, além da criação de peças inéditas e exclusivas.

A diversidade destas técnicas pode ser conferida no DecorPrint, atração promovida durante a feira. A terceira edição do espaço, executado com a curadoria do Estúdio Brunato, traz três ambientes integrados, uma cafeteria, uma galeria de arte e uma loja de presentes, em que os participantes podem conhecer as técnicas aplicadas, demonstrando diversas possibilidades oferecidas para as áreas de Decoração e Design de Interiores.

O espaço pode ser visitado gratuitamente até o próximo sábado, 13 de julho, e os interessados podem conhecer um pouco mais sobre os processos nos estandes das empresas parceiras, Imprimax, Endutex, HP Látex. O DecorPrint conta ainda com a colaboração das empresas Spot, que forneceu brindes, da Gênesis Tintas, responsável pelo processo serigráfico nas camisetas presentes na loja e a The Led com o conteúdo nos vídeowalls, na galeria de arte.

Expositores apresentam tecnologias para comunicação visual na FuturePrint 2019

As tecnologias são ferramentas essenciais para o crescimento do setor de comunicação visual, que busca constantemente investir em máquinas e soluções que ofereçam qualidade ao consumidor final.

Os visitantes da FuturePrint poderão conhecer essas novidades e técnicas nos estandes das empresas participantes, até o próximo sábado, 13 de julho.

Dentre as ferramentas que podem ser adotadas pelas empresas para garantir produtividade e excelente custo-benefício aos clientes, o uso de softwares de sistemas de gestão se revela como uma estratégia para a melhoria do gerenciamento de todos os processos de produção para empresas que prestam serviços de comunicação visual.

“Um dos problemas que temos atualmente na comunicação visual é o alto nível de personalização, ou seja, cada serviço vem com características únicas. Num cenário em que a empresa produz um bom volume de trabalho, ela não consegue criar uma linha de produção. A cada novo pedido há um processo diferente a ser realizado, logo, tem-se um índice gigantesco de ineficiência”, analisa Rafael Ahmann, CEO da Hold Print Sistemas, que lança no evento o novo software Holdprint Web.  

O sistema, capaz de reduzir o tempo de produtividade em até 30%, segundo a empresa, utiliza tecnologia de ponta e o que há de mais moderno em inteligência artificial para auxiliar na tomada de decisão. O novo produto está focado em encontrar menores custos produtivos e proporcionar aumento da competitividade de cotações e concorrências de preço.

Empresa do setor de comunicação visual a multinacional japonesa Mimaki, especializada em máquinas de impressão digital e recorte, destaca na feira a UCJV300-160, uma impressora UV rolo a rolo, com 1,60 de largura de impressão, que pode trabalhar com até sete cores. O equipamento tem como diferenciais a flexibilidade de substratos para impressão e a possibilidade de imprimir a cor branca.

“O equipamento abre uma diversidade de mídias interessantes para impressão, que vai desde vinis e lonas brancas convencionais ou coloridas, tecido, papel ou policarbonato. Com essa máquina podemos, por exemplo, em um vinil transparente fazer reservas de branco para ter uma vitrine’, salienta o gerente de Marketing da empresa, Danilo Ribeiro.

Em ano comemorativo, nova diretoria da ABTG se reúne na FuturePrint

A nova diretoria da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) promoveu na manhã do segundo dia da feira uma reunião entre os membros da entidade, a diretoria da FuturePrint e do Senai São Paulo, além da representante de Marketing da SIGN China 2019.

No encontro a entidade, que completa 60 anos de atuação em 2019, reafirmou sua parceria com a feira na busca por entender cada vez mais o mercado de comunicação visual e suas necessidades. “A ABTG atuou por muitos anos focada na impressão offset e digital, mais na área do papel. Nos últimos anos temos observado um crescimento muito forte em outras mídias, principalmente no PDV (Ponto de Venda). A presença da ABTG na FuturePrint tem como objetivo nos ajudar a entender mais sobre as tendências dos setores, conhecer as novas tecnologias e coletar mais informações sobre os novos mercados. A partir disso, vamos definir onde atuar mais”, afirma o presidente-executivo da entidade, Carlos Suriani (Caco).

Além disso, a entidade e a FuturePrint estão organizando juntas a visita de uma missão, composta por empresários brasileiros e representantes da ABTG, à feira SIGN China 2019, que será promovida em Shangai entre os dias 18 e 20 de setembro. O grupo pretende visitar o evento para buscar novas tecnologias e entender mais do mercado chinês, com o objetivo de trazer informações e as tendências ao setor nacional.

Outra parceria que foi destacada durante a reunião é a da entidade com as unidades do Senai, no desenvolvimento e divulgação de um curso direcionado à profissionalização e atualização de na área de comunicação visual.

João Orlando - Executivo do INDAC-Agávea - Ricardo Kleine

“Percebemos que muitos de nossos alunos de cursos regulares já atuavam no setor e se mostravam interessados em algo mais direcionado à comunicação visual. Com o pedido da ABTG para que oferecêssemos essa capacitação em nosso escopo, decidimos organizar um grupo de trabalho, com a presença de empresários do setor, que deu origem a grade curricular”, destaca o diretor das unidades do Senai de Barueri e de Theobaldo De Nigris, Élcio de Sousa.

O curso, que começou com apenas uma turma, já foi ampliado para mais três no segundo semestre deste ano, devido a intensa procura. “Nossa presença na feira tem como objetivo não apenas a divulgação desta iniciativa, mas também fazer contato com novas empresas que possam se tornar possíveis parceiras do projeto, onde oferecemos o espaço para o treinamento de clientes, além de utilizá-la para a capacitação de nossos alunos”, finaliza Sousa.

Reunião ABTG - Nova diretoria e parceria FuturePrint-Agávea - Ricardo Kleine

Sobre a FuturePrint
Acompanhando a evolução e integrando as tecnologias e soluções de impressão nos mercados de serigrafia, sign e têxtil, a feira está de cara nova! A Serigrafia SIGN FutureTEXTIL agora é FuturePrint. Seguimos sendo o mesmo evento, com maior foco em pessoas, inovações e na entrega de valor. A feira reunirá 250 expositores que representam 650 marcas e espera atrair cerca de 40 mil visitantes em busca de novidades tecnológicas e soluções em acessórios, impressoras, equipamentos, máquinas, substratos/mídias, painéis, produtos, tintas e softwares.

SERVIÇO:
FuturePrint 2019
Entrada proibida para menores de 14 anos, mesmo acompanhados dos pais ou responsáveis.
Data: de 10 a 13 de julho de 2019
Horário: De quarta a sexta, das 13h às 20h. Sábado das 10h às 17h.
Local: Expo Center Norte - São Paulo/SP
Contato: comercial.futureprint@informa.com

Sobre a Informa Markets 
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Para mais informações, visite www.informamarkets.com.

Sobre a Informa PLC
A Informa PLC é um grupo líder internacional de serviços de informações entre empresas que opera em mais de 30 países. Nós criamos feiras lideradas por transações e eventos baseados em conteúdo, dados de especialistas, produtos de serviços de inteligência e marketing, bem como pesquisas acadêmicas e conteúdo acadêmico especialista orientado por referências. Nossos produtos e serviços ajudam empresas e profissionais a se conectar, aprender, fazer negócio e conquistar uma vantagem sobre a concorrência. A Informa é cotada na Bolsa de Valores de Londres e é membro do FTSE 100.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários