LightBlog
>

ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

7/25/2019

Lançamento - Livro O Poder da Gratidão - Best seller do The New York Times


Segundo a autora, o agradecimento interno tem poder de mudar as coisas no trabalho e na vida pessoal


A palavra gratidão tem sua origem do latim “gratia” que significa graça. É um estado de espírito onde o ser humano se sente grato por algo que a vida lhe dá. Estudiosos em neurociência demonstram que a gratidão tem o poder de transformar o nosso cérebro e consequentemente influenciar fortemente as nossas vidas.


Janice Kaplan é autora do best-seller “The gratitude diaries” que acaba de chegar no Brasil com o título “O poder da gratidão” (Companhia Editora Nacional, 296 páginas, R$ 44,90). Na obra, Janice mostra que a gratidão é um hábito a ser exercitado diariamente. Desse modo, é de fundamental importância anotar algo pelo qual se é grato: um elogio de alguém, uma refeição em família, os raios do sol, um tempo chuvoso, qualquer coisa que seja vale a pena ver com bons olhos. Segundo a autora, tal atitude lhe trouxe mudanças positivas em vários âmbitos de sua vida e ela as descreve no livro com magnificência.


Diversas pesquisas científicas identificaram que quando sentimos gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro. Isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo. Por isso, pessoas que sentem e expressam gratidão sentem mais emoções positivas e demonstram mais energia e vitalidade. Ademais, as pessoas que recebem esse sentimento de gratidão sentem-se reconhecidas e incentivadas a realizar melhor o que quer que seja.


Enquanto escrevia o livro, Janice conversou com diversas pessoas que tinham passado por profunda dor, como: doenças, morte de filhos, entre outras tragédias da vida. Ficou surpreendida como elas superaram o trauma através do sentimento de gratidão. “Gratidão não é só um sentimento, deve ser uma ação. Precisamos nos expressar, dizer obrigado a alguém, mandar uma carta de gratidão, escrever no nosso diário para ser real”, diz a autora.


Alguns resultados de seu estudo são interessantes. Segundo ela, as mulheres tendem a ser mais gratas que os homens e chefes que elogiam seus funcionários têm mais colaboração por parte dos mesmos. “A partir do momento que você agradece pelas coisas que têm, começa a dar mais valor a elas em vez de tomá-las por certas. Esse agradecimento é interno e poderoso”, finaliza a autora.



Sobre a autora


JANICE KAPLAN teve um grande sucesso como editoras de revistas, produtora de televisão, escritora e jornalista. Ela é autora e coautora de doze livros, incluindo o outro best-seller do New York Times, I See You Again. Mora em Kent, Connecticut. Suas entrevistas com o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, foram reconhecidas internacionalmente.

Livro: O poder da gratidão – o sentimento transformador de vidas
Autora: Janice Kaplan
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 296
Preço: R$ 44,90

Sem comentários:

Publicar um comentário

ESTIMADO LEITOR: esteja à vontade para partilhar e comentar este post em qualquer rede social, mas não esqueça de comentar aqui no próprio post. O autor agradece,

Topo