Gluten Free Brasil chega a sua 10ª edição e acontece no mês de julho em São Paulo

DO TEXTO:


Congresso terá presença de grandes profissionais nacionais e internacionais, como o médico italiano Alessio Fasano

Neste ano, o Gluten Free Brasil chega a sua 10ª edição. O congresso nasceu com a missão de levar ao nutricionista mais informações sobre a doença celíaca e sobre o aumento considerável de pessoas com alergias alimentares. Tudo sempre com embasamento científico. Hoje, o evento também atinge profissionais do varejo, que buscam encontrar marcas realmente saudáveis e com opções saborosas para o consumidor.

Nesta edição, contaremos com palestrantes internacionais, como Alessio Fasano, da Itália, e Ana Pimenta, de Portugal, além de renomados nomes nacionais, como Luciano Bruno, Vânia Assaly e Murilo Pereira. A programação foi dividida em dois dias, iniciando sexta com o GUT Talks, uma imersão no microbioma, metaboloma, câncer e doenças cardiovasculares e nas evidências das interações da microbiota intestinal e da nutrição, e sábado com o NUTRI Talks, que abordará doenças autoimunes, nutrição diagnóstica, atualizações e descobertas a respeito da doença celíaca, mindful-eating, imunomodulação e temas polêmicos como uso do canabidiol.

O 10º Gluten Free Brasil contará, ainda, com a 7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais, o 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, a 3ª edição Trends & Nutrition, o Encontro de Celíacos e o Homenageado do Ano – Cacau.

7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais

Uma feira técnica com expositores preparados para receber nutricionista e lojista. Com DNA único e próprio, a Expo recebe mais de 80 expositores, como Essential Nutrition, Nutrify, Vitafor, Max Titanium, Copra Coco, Desinchá, Sanavita e Pura Vida, entre outras, que apresentarão lançamentos orgânicos, funcionais, integrais, naturais, nutracêuticos, sem glúten, sem açúcar, sem lactose, veganos, probióticos, fitoterápicos, vitaminas e suplementos.

4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional

O 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional reunirá renomados chefs e nutricionistas que unirão o sabor do alimento com a biodisponibilidade de nutrientes, além de trazerem um olhar sustentável às receitas, com coordenação da chef Renata Macena.
Entre os destaques do congresso, está Edson leite, do projeto Gastronomia Periférica, que oferece cursos de gastronomia para ajudar pessoas na periferia. Como tema, o chef irá abordar o aproveitamento integral de ingredientes, sem desperdícios. Além de Renato Caleffi, sócio proprietário do restaurante Le Manjue e reconhecido por seu conhecimento e experiência com gastronomia funcional e orgânica.

Outros temas inovadores que serão abordados durante o 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional são: queijos de castanha, com a culinarista Virgínia Candida, ecossistema comestível, com a chef Tati Lund, e sushi vegano, com a nutricionista Alessandra Luglio e a chef Natalia Luglio.

3ª Edição Trends & Nutrition

Quais são os rumos do mercado saudável e da nutrição? Esse será o tema principal debatido na sala T&N, que trará grandes profissionais de marketing e nutricionistas trazendo novas visões sobre o varejo e as novas perspectivas. A programação conta com nomes como Gustavo Negrini, diretor do Gluten Free Brasil, André Nassar, CEO do Grupo MGB, que integra o supermercado Mambo, e Flávio Passos, presidente da Pura Vida.

Cacau – homenageado do ano

A cada edição, o congresso Gluten Free Brasil homenageia um alimento, visando destacar as suas propriedades nutritivas e a sua importância na alimentação. Neste ano, o escolhido foi o cacau, devido à sua alta densidade nutricional e sua relevância em culturas regionais.

Para aprofundar a pesquisa e apresentar as evidências científicas sobre esse fruto, a E4 lançará o livro: Uma Homenagem ao Cacau – Da Agrofloresta à Mesa. A construção da obra foi feita por uma equipe composta de nutricionistas, fotógrafo e jornalista.

O Homenageado do Ano terá ainda uma exposição fotográfica sobre a cultura cacaueira e a agroflorestal no sul da Bahia, e um longe especial com degustações exclusivas.

Lançamento

Eco Eventos
A E4 aposta em ações sustentáveis para todos os seus projetos. Entre estandes reutilizáveis e consumo de frutas da época, a agência auxilia não apenas na proteção ambiental, mas também nas contas da empresa.

Sobre o mercado Gluten Free
O mercado gluten free apresenta números expressivos a cada ano. Segundo dados da consultoria internacional Euromonitor, este setor deve prosperar de 35% a 40% até 2022.

Nascidos para atender ao público celíaco, os produtos isentos de glúten ganharam espaço e conquistam, cada vez mais, consumidores que não possuem a doença, mas que buscam uma alimentação saudável. Só nos EUA, 28,5% das pessoas dizem que querem reduzir ou eliminar essa substância da dieta, movimentando o mercado em mais de US$ 10 bilhões por ano.

Atualmente, o Brasil é o 4º colocado em consumo de alimentos saudáveis. Nos últimos cinco anos, o crescimento do setor foi, em média, 12,3% ao ano. Para 2019, a previsão é que o segmento cresça ainda mais e atinja 50%, movimentando R$ 110 milhões.

Isso acontece por causa da tendência “free-from” (“livre de”, em português), que engloba alimentos fabricados sem a composição de algum nutriente, como itens sem glúten, sem lactose, sem açúcar, entre outros.

Realização
O Gluten Free Brasil é realizado anualmente pela E4, também idealizadora do Meeting Brasileiro de Nutrição Estética, do Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva e do Running Summit.

10º Gluten Free Brasil
Data: 12 e 13 de julho
Local: Centro de Exposições Frei Caneca – São Paulo
Informações: www.glutenfreebrasil.com

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários