Especial Dia dos Avós agita a programação de Férias de Julho do Museu dos Brinquedos

DO TEXTO:

Espaço recebe o lançamento do livro "Aqui e Ali" e ainda oficina e bate papo com a escritora Vera Chaves Pinheiro e o ilustrador Maurizio Manzo


 Nos dias 26 e 27 de julho, sexta e sábado, o Museu dos Brinquedos (Avenida Afonso Pena, 2564 Funcionários – BH/MG) promoverá uma programação muito especial, com duas manhãs repletas de poesia, conversa e brincadeiras para celebrar o Dia dos Avós! Nestes dois dias, os avós terão entrada gratuita! O espaço funciona das 10 às 17 horas, e os ingressos custam R$ 12,00 (meia-entrada) e R$24,00 (inteira).


Além das brincadeiras de faz de conta, brincadeiras no quintal, oficinas de construção de brinquedos e da exposição de histórias dos brinquedos, o Museu receberá a arte-educadora e escritora Vera Chaves Pinheiro e o ilustrador Maurizio Manzo para o lançamento do livro “Aqui e Ali”.


Na sexta-feira, dia 26, das 10 às 11 horas, a criançada vai se divertir com oficinas e brincadeiras com a autora e a equipe do Museu. Em seguida, às 11 horas, a Vera participa, junto com o ilustrador Maurizio Manzo, de bate-papo com o público sobre o livro, que foi escrito especialmente para seu neto.


E no sábado, dia 27 de julho, às 11 horas, o Museu dos Brinquedos convida avôs e avós para uma roda de conversa com Vera Pinheiro com o tema “E ser avó agora?”, para refletir os desafios do que significa ser avô e avó nos dias de hoje.


Vera Chaves Pinheiro – Começou sua carreira como educadora na Educação Infantil e atuou também como arte-educadora para jovens. Formada em Desenho e Artes Plásticas pela UEMG, tem uma longa trajetória nas artes visuais - Secretária de Cultura do Distrito Federal, Diretora Cultural da Sociedade Amigas da Cultura, Diretora de Museologia do Museu Mineiro, presidente da Associação de Amigos do Museu de Arte da Pampulha, Presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto. Atuou também como curadora em exposições em Belo Horizonte e Brasília.


É autora do livro “A história da moça boba", lançado pela editora Miguilim, em 2012 e também ilustrado por Maurízio Manzo. No seu primeiro livro, Vera Pinheiro reconta uma anedota que ouviu da bisavó pernambucana. Como no ditado popular, quem conta um conto, aumenta um ponto, ela foi acrescentando algumas coisas e fez um livrinho para os futuros netos.


Maurízio Manzo – Formado em Design Gráfico pela UEMG, lecionou ilustração editorial no Ente Lombardo per la Formazzione d’Impressa Artemessagio, em Milão, na Itália. Lecionou na Fundação de Arte de Ouro Preto e na Escola de Design da UEMG. “Aqui e Ali” é o segundo livro realizado em parceria com a escritora

AQUI E QLI


Vera conta que escreveu “Aqui e Ali” há muito tempo para seu neto, que agora tem 27 anos. “Tive a oportunidade de acompanhar perto e com muito carinho a infância e a mocidade dos meus netos. Esse livro ficou 15 anos na gaveta e agora é um prazer poder falar dele”.


De acordo com Vera, que não se identifica como escritora, mas sim como arte-educadora, “Aqui e Ali” é uma história dos contrários. “O cenário é o interior de Minas. Os protagonistas são dois meninos que são muito diferentes um do outro. Há também outros personagens, muito variados em suas dessemelhanças. O importante é que as diferenças é que fazem a vida interessante e a colaboração é capaz de unir as pessoas”, afirma.


O imenso amor pelas crianças e suas vivências como leitora voraz, são as principais inspirações para o mais recente livro de Vera Pinheiro. “Sou uma tia e uma avó muito dedicada, esse grande aprendizado de lidar com as crianças é muito enriquecedor e gratificante”, ressalta. Aos 81 anos de idade, Vera já tem mais um livro pronto. Desta vez, a história de uma sereia chamada Marina.

Férias de Julho do Museu dos Brinquedos
Programação Especial Dia dos Avós

Dia 26 - sexta-feira
- 10 às 12 horas - Especial Dia dos Avós
- 10 às 17 horas - Que tal fazer de conta? – Restaurante
- 14 e 16 horas - Oficina de construção de brinquedos - Bonequinho Doce

Dia 27 – sábado
- 10 às 17 horas - Que tal fazer de conta? – Exploradores
- 11 horas – Vera Pinheiro convida avós para uma roda de conversa com o tema “E ser avó agora?”
- 11h30, 14 e 16 horas - Oficina de construção de brinquedos –Robô

SERVIÇO: 
Férias de Julho no Museu dos Brinquedos
DATAS: Até 03 de agosto
HORÁRIO: das 10 às 17 horas
(31) 3261-3992 / wpp: 99843-0325 / 99953-6020 
Afonso Pena, 2564 Funcionários, BH/MG
www.museudosbrinquedos.org.br

Sobre Museu dos Brinquedos
Com o tema O Experimentar do Brincar, o Museu dos Brinquedos convida os visitantes para criarem brincando um espaço imaginário e lidar com os afetos e desafios da vida de uma forma mais leve e flexível. “Na brincadeira, é possível imaginar saídas para diferentes situações. Através dessa dimensão lúdica é possível pensar sob novos ângulos, pois a brincadeira nos permitisse criar metáforas para lidar com a vida. Isso estimula o pensamento, a criatividade e facilita o entendimento entre as pessoas”, destaca Tatiana de Azevedo Camargo, diretora executiva do Museu dos Brinquedos.
O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006, com a missão de preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil. De uma coleção particular de brinquedos da querida Vovó Luiza, surgiu a valorização do ato de brincar. De lá pra cá ele vem se transformando e transformando pessoas. Já recebeu cerca de 95 mil visitantes espontâneos, 170 mil visitantes de escolas, universidades e grupos de terceira idade e promoveu mais de 300 apresentações culturais e mais de 60 ações e projetos itinerantes e de formação. O Museu conta com patrocínio da Gasmig e do Instituto Unimed-BH como mantenedor, por meio do incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio das empresas Marcelo Guimarães Advogados e Associados e Decta Contabilidade.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários