ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

7/13/2019

7ª Mostra Tum Tum Instrumental abre com shows de Duo Deno e Moda de Rock

 Moda de Rock-Crédito-Rita Perran

Apresentações ocorrem dia 21 de julho, no Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul

A Mostra Musical Tum Tum Instrumental retorna aos palcos em sua 7ª Temporada, de julho de 2019 a março de 2020, em Caxias do Sul, RS. Por meio da diversidade e da valorização cultural, a mostra reúne 14 artistas de diversas regiões do Brasil e também da América Latina para 15 apresentações em Caxias do Sul. A abertura da 7ª Temporada será realizada no domingo, 21 de julho, às 19h, no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura. As atrações para o primeiro espetáculo são a dupla Duno Deno (RS) e o grupo Moda de Rock (SP). A entrada para todas as apresentações é por meio da doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Lar da Velhice São Francisco de Assis.

Programação Completa Tum Tum Instrumental - 7ª Temporada

Abertura da 7ª Temporada Tum Tum Instrumental
Data: 21 de julho de 2019 - Domingo
Atrações:  Duo Deno RS + Moda de Rock SP
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS
Ingresso: 1 Kg de Alimento

2º espetáculo Tum Tum Instrumental 7º Temporada
Data: 10 de agosto de 2019 - Sábado
Atração: Bixiga 70 SP
Horário: 19h
Local:  Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS
Ingresso: 1 Kg de Alimento

3º espetáculo Tum Tum Instrumental 7º Temporada
Data: 08 de setembro de 2019 - Domingo
Atrações: Duo Quintal RS + Kastrup & Grassmass SP
Horário: 19h
Local:  Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS
Ingresso: 1 Kg de Alimento

4º espetáculo Tum Tum Instrumental 7º Temporada
Data: 20 de outubro de 2019 - Domingo
Atrações:  Rodrigo Nassif Trio RS + As Tubas RS
Horário: 20h
Local:  Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS
Ingresso: 1 Kg de Alimento

5º e 6º espetáculo Tum Tum Instrumental 7º Temporada
Datas: 02 e 03 de novembro de 2019 - Sábado e Domingo
Atrações: Spok PE e Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul RS
Horário: 20h
Local:  Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS
Ingresso: 1 Kg de Alimento

7º espetáculo Tum Tum de Verão 7º Temporada
Data: 26 de janeiro de 2020 - Domingo
Atrações: Sovaco de Cobra RS + 2Real MG, + DJ + Feira de Economia Criativa
Horário: a partir das 16h
Local: Parque Getúlio Vargas Caxias do Sul RS
Ingresso: Entrada Franca

8º espetáculo Tum Tum de Verão 7º Temporada
Data: 01 de março de 2020 - Domingo
Atrações: Choro das Gurias RS + Tatango Uruguai + DJ + Feira de Economia Criativa
Horário: a partir das 16h
Local:  Parque Getúlio Vargas Caxias do Sul RS
Ingresso: Entrada Franca

Duo Deno-Crédito-Anderson Astor e Marcelo Curia

Sobre as atrações de julho
O Duo Deno foi formado em 2005 por Arthur de Faria e Fernando Pezão, músicos gaúchos e produtores de múltiplas atuações. São fundadores de uma nova corrente musical, a bem-humorada CPM (canção popular melodramática), cujas composições transitam entre Adoniran Barbosa, Lou Reed, Beatles, Raul Seixas, Lupicínio Rodrigues e Fito Páez, tendo Arthur na voz/piano/acordeom/bandolim e Pezão na bateria/piano de brinquedo/voz/piano. Pezão é um dos fundadores e baterista do grupo Papas da Língua. Antes, integrou o Musical Saracura e a Almôndegas, bandas gaúchas de destaque nos anos 70 e 80. Arthur já produziu 30 discos, escreveu 51 trilhas para cinema e teatro, teve peças suas interpretadas por orquestras como a OSPA e Orquestra de Câmara da Ulbra, e integrou uma série de bandas com músicos brasileiros, argentinos e uruguaios.
O projeto paulista Moda de Rock, da dupla de violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, nasceu em 2007 e tem 3 discos lançados. Ambos professores de música, resolveram mostrar o potencial do instrumento para os alunos e ao mesmo tempo reviver a trilha sonora da sua adolescência. A proposta de adaptar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira foi bem recebida. Com shows em todas as regiões do Brasil, México, EUA, Canadá e Argentina, já gravaram clássicos com guitarristas como Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi), Edgard Scandurra (Ira!), Robertinho de Recife, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro (Angra e Megadeth).

Sobre a Sétima Temporada
Para esta 7ª edição, serão oito dias de espetáculos com 14 atrações, que unem no line-up a música tradicional e contemporânea, mesclando instrumentos e sonoridades de forma criativa. Mantendo o formato que foi desenhado desde a sexta temporada, traz duas atrações numa mesma noite, dialogando e integrando no palco o desenho criado pela curadoria.
A programação da Tum Tum Instrumental ainda se divide em dois momentos: de julho a novembro, com apresentações em teatro na Casa da Cultura; e janeiro e março, com a Tum Tum de Verão, que levará além de música, a Feira de Economia Criativa e um DJ para o Parque Getúlio Vargas, em Caxias do Sul. Confira abaixo a programação completa.
A 7ª Mostra Musical Tum Tum Instrumental tem apresentação do Ministério da Cidadania, patrocínio da Sulgás, apoio cultural das empresas Metadados e Randon e financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Tum Tum Produções e Sesc Caxias do Sul, com parceria da Empório Nova Aliança, Unimed Nordeste RS, Kidelizz, Copihel, Zanuzi, Zarabatana e Turisreal. Hotel oficial: Dall'Onder Axten.

Sobre a Mostra
A Tum Tum Instrumental é uma mostra de música realizada desde 2013 na cidade de Caxias do Sul. Na sua história, já realizaram mais de 50 espetáculos, atingindo 20 mil pessoas. Já possibilitou à população da Serra Gaúcha o acesso à música de grandes nomes como Jacques Morelenbaum, Azymuth, Badi Assad, Alegre Corrêa, Hamilton de Holanda e André Mehmari, além de atrações internacionais, entre elas o Ernesto Holman Trio (Chile), Federico Nathan Quinteto, El Club de Tobi e Klezmeron Orquestra Finoli (Uruguai), Cuarteto Sur, Tamboorbeat e Nacion Ekeko (Argentina).
A Tum Tum Instrumental foi finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018, na categoria Convergência - Projeto Cultural Musical e esteve presente nas feiras de negócios criativos, Womex 2014, na Espanha, MICSUR edições 2014 e 2016, na Argentina e na Colômbia e MICBR 2018, em São Paulo.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

HOMENAGEM A ROBERTO LEAL

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil