Através do humor, o espetáculo “O Inspetor Geral do Brasil” fala sobre a impostura, a hipocrisia e o medo. A comédia é a primeira montagem da Cia. Baiuca, com direção, versão e adaptação de Maciel Silva. A estreia acontece no dia 14 de agosto, no Teatro Itália.
O texto é baseado na obra “O Inspetor Geral”, escrito pelo russo Nikolai Gógol (1809-1852). A peça faz uma sátira à corrupção que imperava nas províncias controladas pela estado czarista em 1836, ano em que a peça foi lançada. E continua moderno. O texto serviu como base para esta versão “abrasileirada” para os tempos atuais, com discussões sobre o suborno, a impunidade, a corrupção dos governantes, a mal versarão do dinheiro público e a insensibilidade dos poderosos diante da fome e da miséria do povo.
Sinopse
O prefeito de uma longínqua província rural brasileira recebe uma carta de um amigo da capital alertando-o sobre a possível visita de um inspetor geral. O objetivo é fazer uma devassa na administração pública em um dos cantos dos mais remotos do país. Esse inspetor viajaria incógnito, e em missão secreta, o que aterroriza o prefeito e seus assessores, administradores corruptos e explorados de seus governados. Um forasteiro se hospeda no hotel da cidade. Não diz a que veio, nem segue viagem. A suposição de que seja o inspetor acaba por se transformar em uma certeza. Mas ele é, de fato, o temido inspetor geral?
O extraordinário efeito cômico da obra de Gógol está na desproporção. O habitantes da cidade veem o visitante através das lentes deformadoras de sua má consciência e do medo da justiça, cegos para o que está realmente diante deles. E isso passamos para nossa aversão tupiniquim.
SERVIÇO:
“O Inspetor Geral do Brasil”
Texto: baseado na obra de Nikolai Gógol
Adaptação, Concepção e Direção: Maciel Silva
Temporada: de 14 de agosto a 11 de setembro, quartas-feiras às 21h.
Gostou do post ou tem sugestões?
✍️ Deixe aqui a sua opiniãoComentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis