ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

6/05/2019

O futuro é um limão ou uma limonada?

Alessandra Lippel-Amanda Santos 

Empresária falará sobre o futuro do trabalho e o Lifelong Learning durante palestra da EBS 

85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas. Em outras palavras, o fator positivo é que não faltarão oportunidades e o negativo é que haverão profissionais não capacitados a se adaptarem neste novo cenário. Afinal, o futuro será um limão ou uma limonada? A expert, Alessandra Lippel, destaca que no futuro a educação representará apenas parte do sucesso dos profissionais. Graduações e MBAs, por exemplo, não suprirão mais o sucesso, a estabilidade dos profissionais e a garantia de seus empregos.

“Precisamos entender que seremos estagiários eternos do aprendizado, aceitando que nunca estaremos totalmente preparados. A regra será a impermanência e, por isso, o conceito de Lifelong Learning faz sentido. Os analfabetos do século 21 não serão as pessoas que não sabem ler ou escrever, mas as que não têm a capacidade de aprender, desaprender e reaprender. Os estereótipos de fábrica utilizados nos séculos 19 e 20 não funcionam mais, o mundo está caminhando para a exponencialidade e as pessoas precisam se adaptar”, afirma Lippel.

Alessandra Lippel faz a provocação para o tema através de um monólogo futurista, com muito humor, música e inovação para despertar o interesse das pessoas sobre temas como o futuro do trabalho, dos negócios e os impactos positivos. Empresária e criadora da plataforma Limão ou Limonada, voltada para empresas e pessoas, ela retrata uma nova era e os impactos tecnológicos desses desdobramentos no comportamento dos indivíduos. Aponta que não há apenas uma única forma de resolver um problema e que a inteligência coletiva e a co-criação são fundamentais para conseguir lidar com os desafios em um mundo cada vez mais complexo.

Suas palestras trazem um novo olhar, sob um mundo de novas possibilidades, fazendo uma ponte entre o presente e o futuro, convidando os ouvintes a saírem da zona de conforto e refletirem sobre a importância de se pensar no futuro para que no presente possamos construir o mundo que desejamos. Alessandra reforça o quanto precisamos estar abertos a novas formas de resolver problemas e predispostos a desaprender e reaprender o tempo todo. “Esse processo é conhecido como Lifelong learning, que é a busca voluntária e contínua do indivíduo por conhecimento motivada, por questões pessoais ou profissionais”, conclui.

Afinal, você tem medo ou não do que está por vir? Você está se preparando para o futuro? Seu emprego ou profissão vão desaparecer? Quais serão os novos modelos de negócios? Como se adaptar? Alessandra tem transformado limões em limonadas, graças a sua expertise em prototipagem rápida de projetos, transformando problemas em soluções que podem ser resolvidas através da troca entre indivíduos com múltiplas potencialidades, e traça uma perspectiva sobre modelos de negócios, profissões e habilidades do profissional do futuro, a partir da sua própria experiência pessoal e profissional.

Soluções do Limão ou Limonada

Para Pessoas: O Limão ou Limonada adotou uma fórmula simples, mas poderosa. Escolher um “limão”, ou seja, uma situação desafiadora. A partir dessa definição, buscar pessoas que já transformaram esse limão em limonada, ou seja, transformaram o problema em solução e qual solução deram. A partir dessas informações, é produzido um conteúdo, workshops e palestras sobre o assunto, com o intuito de inspirar as pessoas e estimulá-las a conversar diretamente entre si, trocando suas próprias experiências e compartilhando suas “receitas de limonada”, ou seja, as soluções dadas.

Para Empresas: A plataforma desenvolve workshops utilizando a metodologia Design Sprint (prototipagem rápida)  bem como, palestras e cursos in company.

Transformar limões em limonadas em apenas cinco (05) dias é algo que já faz parte da rotina de Alessandra Lippel, empresária e executiva especialista em futuro do trabalho e prototipagem rápida de projetos. Através das metodologias de sprints e squads, seu trabalho traz um mix de conteúdos e consultoria, conectando pessoas e empresas em busca de soluções para os seus desafios.

O Design Sprint permite conceber, desenvolver e prototipar a solução de um problema em apenas 40 horas, através de uma imersão de cinco (05) dias, para um grupo de 10 participantes, que se reúnem em local dedicado focado em resolver um problema complexo. Os participantes incluem pessoas da equipe da organização que tem o problema e também participantes externos (experts e makers) que trazem uma perspectiva externa e habilidades práticas. O problema é dissecado, quebrado em partes, para garantir que a solução seja relevante e executável.

SERVIÇO:
Canal Limão ou Limonada no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCliHfxzPdJDAkJvRC3LTUyg
Site Fotossíntese:  http://fotossintese.co/
Site Vitamina Group: www.agenciavitamina.com
E-mail: contato@fotossintese.co
Telefone: (11) 4134-0880

Sobre Alessandra Lippel
Diretora Criativa, empresária, cantora e compositora, Alessandra Lippel é um exemplo de profissional com carreira multipotencial. É especialista em futuro do trabalho e prototipagem rápida de projetos. Formada nos cursos de futurismo pela Singularity University e Friends of Tomorrow (primeiro curso de futurismo do Brasil promovido pela Aerolito) e também na metodologia de prototipagem Mesa Company. Acumula mais de 20 anos de atuação nas áreas correlatas à criatividade e tecnologia com o objetivo de catalisar impactos positivos para o mundo. Fundadora do Limão ou Limonada, Vitamina Group e Fotossíntese, Alessandra Lippel ajuda organizações a imaginarem, e materializarem o seu DNA e propósito.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COPIE O SEU EMOTICON E COLE NOS COMENTÁRIOS


👍😀😁😄😇😉😊😋😌😍😎😏😐😕😘😛😞😤😥😧😩😭😮😰😴🐞🐢👄💗💙👻👽🎃🎄🎅🎂🍺🍻🍹🍷

VARIAÇÕES EM A DISTÂNCIA (PARTE 2 DE 2)

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil