João Carlos Martins rege Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, de Croatá/CE, em São Paulo

DO TEXTO:

Terceiro concerto do “Orquestrando o Brasil” será realizado no Centro de Tradições Nordestinas com entrada gratuita

O maestro João Carlos Martins irá reger a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, de Croatá/CE, no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), localizado na zona norte de São Paulo, no domingo (30), às 20h30. O espetáculo faz parte de uma série de concertos que o Orquestrando o Brasil” vem realizando pelo país, com grupos musicais integrantes do projeto, sob a regência do maestro João Carlos Martins, como ocorreu em Taubaté/SP e Maringá/PR este ano e a apresentação irá encerrar a tradicional festa junina do CTN.

Formada por crianças e jovens alunos da rede pública municipal e estadual de Croatá, cidade localizada no nordeste do Ceará, a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra foi fundada em 2009 pelo guarda municipal José Hélio Júnior. Atualmente, conta com a parceira do governo do Estado do Ceará, Enel e Expresso Guanabara, através da lei estadual de incentivo à Cultura.

O apoio obtido através do Projeto Caminhos Musicais Guanabara, da empresa de ônibus Expresso Guanabara, possibilitou a ascensão da orquestra, diversificando a agenda com turnês em outras cidades e estados. Além da doação de instrumentos musicais novos, a Guanabara mantém a sede da orquestra, local onde funciona a escola de música, que beneficia mais de 300 crianças e jovens de baixa renda do município, com ensino de música em diversos instrumentos.

Com a participação de 40 músicos, com faixa etária a partir dos 12 anos, a Orquestra levará para o CNT um repertório com composições de grandes nomes da música nordestina. “Será um concerto para se emocionar, cantar e dançar. Iremos registrar esse momento gravando um DVD institucional do concerto”, comentou o maestro Hélio.

“A interligação dos grupos musicais integrantes do Orquestrando o Brasil é um dos objetivos desse projeto que vem fazendo história pelo país”, disse o maestro João Carlos Martins. No sábado, o maestro será homenageado pelo Governo de São Paulo, na abertura do 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão/SP, pelo trabalho que faz em prol da música.

Orquestrando o Brasil

Idealizado pelo maestro João Carlos Martins e realizado em parceria com a Fundação Banco do Brasil, SESI e FIESP, o “Orquestrando o Brasil” é uma plataforma digital para disseminação de conteúdo, oferecendo capacitação para regentes e músicos, além de ser uma ferramenta para a troca de conhecimento. O portal visa construir uma relação permanente e online de suporte e informação. A plataforma dá apoio para que, a partir dos recursos humanos e físicos de cada comunidade, os envolvidos possam liderar um movimento de expansão ou consolidação da música local. Um canal de comunicação, informação e interação, que tem o objetivo de unir os músicos.

Criado em junho de 2018, o “Orquestrando o Brasil” tem 430 orquestras e bandas participantes, um universo que representa mais de quinze mil músicos, com grupos musicais de 180 municípios espalhados pelos estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Serviço:
Concerto São João Sinfônico
Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, sob regência do maestro João Carlos Martins
Dia: 30 de junho (domingo)
Horário: 20h30
Local: CTN – Rua Jacofer, 615, bairro do Limão. São Paulo – SP
Telefone:(11)3488-9400 - http://www.saojoaodenoistudim.com.br/
Entrada Gratuita
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários