Congresso em São Paulo recebe palestras exclusivas sobre a saúde do intestino

DO TEXTO:

Com coordenação técnica da endócrino e nutróloga Vania Assaly e da nutricionista Karina Al Assal, o Gut Talks acontece dentro da programação do Gluten Free Brasil 2019

Pesquisas recentes apontam para um número crescente de espécies microbianas intestinais, que atuam como reguladoras da função cerebral. Pessoas com diferentes transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, e neurológicos, como doença de Parkinson e Autismo, apresentam alterações gastrointestinais significativas. Esses estudos demonstram a capacidade de interferência da microbiota probiótica, bactérias boas, em comportamentos e emoções e na redução do aparecimento de doenças.

Também foram encontradas evidências sobre a utilização de micróbios probióticos nos tratamentos de quimioterapia, imunoterapia e radioterapia, com efeitos positivos sobre a melhora na qualidade de vida e no prognóstico dos pacientes.

Aproveitando os novos estudos e evidências científicas sobre o assunto, a 10ª edição do Gluten Free Brasil receberá, no dia 12 de julho, dentro de sua programação, o Gult Talks, um congresso especial com palestras exclusivas sobre a saúde do intestino.

Com coordenação técnica da nutróloga Vania Assaly e da nutricionista Karina Al Assal, a programação conta com renomados profissionais, como os nutricionistas Luciano Bruno e Murilo Pereira.

“O intestino conversa com todos os órgãos de uma forma única e especial. Essa complexa rede de informação, entre os genes que se comunicam com o nosso corpo, podem interferir em uma série de reações químicas que trabalham a favor ou contra nossa saúde”, afirma Vania Assaly.

Já para Karina Al Assal, não dá para falar sobre saúde sem relacionar a microbiota intestinal. “Estamos em busca de trazer as melhores e mais recentes informações, então decidimos montar um dia para nos aprofundarmos nesse misterioso mundo do intestino. O programa vai focar nas interações entre a microbiota intestinal e a nutrição e saúde humana. Vamos mostrar como aplicar estes conceitos na prática clínica para otimizar a saúde de nossos pacientes, esse é o nosso objetivo principal”, completa.

Programação Gut Talks
Sexta-feira, 12 de julho

8:15 - 8:30 Abertura
Dra. Vania Assaly + Dra. Karina Al Assal + Gustavo Negrini

8:30 - 9:10 A ciência do microbioma.
 Onde estamos e para onde vamos
Dra. Carla Taddei

9:10 - 9:50 Ritmo biológico e microbiota
Dr. Luciano Bruno

9:50 - 10:50 Natural Break

10:50 - 11:30 Uma nova interação: O microbioma no desenvolvimento do câncer
Dra. Vania Assaly

11:30 - 12:00 Mesa Redonda
Dra. Carla Taddei + Dr. Luciano Bruno + Dra. Vania Assaly + Dra. Karina Al Assal

12:00 - 14:00 Almoço

14:00 - 14:40 TMAO e risco para doenças cardiovasculares
Dr. Murilo Pereira

14:40 - 15:20 A comunicação oculta entre o cérebro e intestino
Dr. Bruno Zylbergeld

15:20 - 16:00 Resposta da microbiota e metaboloma à dieta
Dra. Karina Al Assal

16:00 - 16:30 Mesa Redonda
Dr. Murilo Pereira + Dr. Bruno Zylbergeld + Dra. Karina Al Assal + Dra. Vania Assaly

16:30 - 17:30 Natural Break

17:30 - 18:00 Clinic Experience: Talk Show
Dra. Vania Assaly + Dra. Karina Al Assal

Sobre o Gluten Free brasil
A 10º edição do Gluten Free Brasil 2019 acontece nos dias 12 e 13 de julho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento, que está entre os maiores congressos de nutrição da América Latina, reúne profissionais referências em suas respectivas áreas de atuação, sempre atualizados e atuantes quando o assunto é nutrição aplicada em Doença Celíaca e outras doenças autoimunes, além de DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis), como: diabetes, hipertensão, obesidade e câncer.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários