ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

4/23/2019

Você é o seu emprego?

Consultora do DeROSE Life Consulting, Vanise Perez ensina como escrever seu manifesto 
Renato Junque 

Para não perder o rumo em situações de adversidade na profissão, consultora do DeROSE Life Consulting destaca a importância de conhecer a própria essência

Quem nunca puxou papo com um desconhecido com aquela tradicional pergunta: “o que você faz?”. A resposta, geralmente, vem precedida por um “eu sou…”. Seja advogado, engenheiro, jornalista, médico, temos o hábito de condicionar diretamente nossa profissão ao que somos. Sem dúvida, essa característica é, sim, muito importante, afinal, segundo Aristóteles, somos aquilo que fazemos repetidamente. Mas quando alguma circunstância nos tira o emprego, o que resta?

Os dados de que 12% de brasileiros estão desempregados (IBGE) e cerca de 54% das profissões poderão ser substituídas por tecnologias já existentes até 2026 (UnB), chamam a atenção de Vanise Perez, consultora do DeROSE Life Consulting, uma ferramenta de autoconhecimento. Segundo ela, mais do que nunca, essa é a hora dos profissionais se conhecerem plenamente. “Precisamos descobrir nossos valores, nossas reais habilidades e, principalmente, escrever nosso manifesto. Dentro disso teremos um leque de possibilidades para atuação profissional”, afirma. 

O manifesto é uma frase que Vanise ajuda seu cliente a construir e que resume o que ele deseja expressar no mundo. Para a consultora, essa estratégia funciona como uma desconstrução do “eu sou determinada profissão” para chegar a algo que, de fato, define a essência da pessoa. “É um excelente norte, pois dessa forma não precisamos nos prender a um único rótulo como médico, advogado, engenheiro, mas sim somar conhecimentos para realizar aquilo que queremos para nossas vidas”, explica.

Mais que um emprego
A elaboração do próprio manifesto, que pode também ser interpretado como seu propósito de vida, contribui para a construção de um mundo mais interessante. Uma das clientes da Vanise, lendo outros manifestos como exemplos para construir o seu, não deixou de observar o quanto aquelas pessoas eram incríveis. E para ser incrível não é necessário ter um trabalho que muda o mundo. 

Segundo Vanise Perez, nosso desejo de manifestação pode ter três diferentes níveis, e nenhum é melhor que o outro. “É importante que exista, no entanto, a consciência do que queremos alcançar e do esforço que teremos que fazer para chegar no resultado”, conta. 

O primeiro nível de atuação do manifesto é em relação a algo que o indivíduo queira conquistar para si mesmo, como uma carreira de sucesso, viajar o mundo ou viver com tranquilidade na natureza. O segundo nível inclui a si e a quem está ao redor, como focar na construção de uma família, de uma empresa ou ainda quem trabalha para formar um grupo ligado a uma causa social específica. Já no terceiro nível de manifesto estão os indivíduos que atuam em algo voltado para toda a humanidade, que conseguem atrair muitas pessoas para se juntar à sua causa.

Um engenheiro que constrói novas carreiras

Fernando Gomes é engenheiro civil há 10 anos, mas há quatro percebeu que fazia mais que apenas construir casas. Ele concluiu que a dedicação com que ensinava os estagiários da sua empresa enriquecia seus jovens currículos. Logo, esses novos engenheiros estavam atuando em empresas maiores e até multinacionais. 

Após passar pelo DeROSE Life Consulting, com a consultora Vanise Perez, Fernando bolou um formato de cursos online e está em fase de produção de conteúdo dos materiais que vão ajudar estudantes e novos profissionais de engenharia a escolher um nicho de mercado lucrativo já no início de suas carreiras. Assim, o Fernando aplica seus conhecimentos numa atividade que o conecta à sua essência. 

Administração nas alturas

A administradora de empresas Estefanía Guzmán também passou pelo DeROSE Life Consulting da Vanise Perez e viu que para se sentir plena precisava utilizar suas habilidades de estruturação e empreendedorismo e impactar a vida de outras pessoas através do exemplo. Tudo isso, vivendo com liberdade e prazer. Estefanía tomou coragem e deixou para trás a carreira em uma multinacional que, logo de cara, não a fazia sentir-se livre, e abriu junto com o namorado a AteliAir Produções. 

A empresa, segundo Estefanía, é o meio pelo qual tem conseguido aplicar seu manifesto e os resultados já têm aparecido. “Pessoas ao nosso redor têm se aproximado mais, dizendo que somos o tipo de pessoa que querem estar perto para melhorarem quem são. Isso aconteceu de maneira natural! Sinto que estamos inspirando as pessoas e ajudando-as a encontrar um caminho para seguirem suas verdades, seus sonhos e a deixarem os medos mundanos”, comemora.

SOBRE VANISE PEREZ
Consultora do programa DeROSE Life Consulting, Vanise é empreendedora do DeROSE Method há 13 anos. Especializou-se na área de qualidade de vida, alta performance, inteligência emocional, meditação, administração do estresse, boas relações humanas e lifeconsulting. É proprietária da Escola DeROSE Cambuí, localizada na Rua Maria Monteiro n°1402, que já atendeu mais de mil alunos.

SOBRE O LIFE CONSULTING
O DeROSE Life Consulting é um programa personalizado de 10 etapas, com três meses de duração. É voltado para o autoconhecimento e para o desenvolvimento interior, com técnicas e conceitos disponibilizados pelo DeROSE Method. Por meio dessa mentoria, é possível desenvolver competências e hábitos eficazes que influenciam positivamente na qualidade de vida, promovendo a gestão do stress e da ansiedade. O programa direciona o participante à identificação de seu propósito de vida pessoal e o ajuda a seguir alinhado com seus valores, para viver de maneira mais leve e prazerosa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário