Correr diariamente pode causar flacidez e envelhecimento precoce da pele

DO TEXTO:
Enquanto exercícios moderados fortalecem nosso sistema antioxidante, atividades físicas mais intensas favorecem a formação de radicais livres, moléculas responsáveis pele envelhecimento precoce. Especialista dá dicas para evitar o problema sem ser necessário que você pare de correr.

São Paulo – 08/04/2019 - É inegável que correr traz uma série de benefícios para a saúde, como a melhora do sistema cardiovascular, o controle da hipertensão, da diabetes e do colesterol e a liberação de endorfinas, hormônios que relaxam o corpo, geram sensação de bem-estar e auxiliam a boa qualidade do sono. Além disso, o exercício é ótimo para quem quer perder peso. O problema é que correr todos os dias, a longo prazo, pode causar um efeito negativo na pele. “A intensidade e a frequência dos exercícios são fatores determinante no processo de formação de radicais livres. Quanto maior a intensidade do exercício, maior será a produção moléculas. Logo, a realização diária de atividades físicas de alto impacto e esforço, como a corrida, pode causar danos às fibras de colágeno e elastina a longo prazo devido ao estresse oxidativo causado pelos radicais livres, o que leva ao envelhecimento precoce e a flacidez da pele”, explica a dermatologista Dra Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Mas é claro que, para evitar o problema, parar o exercício não é uma opção. Porém, existem cuidados que podem ajudar a retardar o surgimento da flacidez e do envelhecimento precoce. Uma das alternativas é variar nos exercícios. “Enquanto exercícios mais intensos aumentam o estresse oxidativo, atividades físicas moderadas fortalecem nosso sistema antioxidante natural, responsável por combater os radicais livres e o estresse oxidativo”, afirma a médica. Por isso, alterne as corridas com exercícios aeróbicos, de força e alteres. Outra opção é o spinning, que possui os mesmos benefícios da corrida, mas sem o impacto na pele e na coluna.

Além disso, é importante que diariamente, principalmente após o exercício, você realize uma rotina de cuidados com a pele para ajudar no combate ao estresse oxidativo. Então você deve iniciar fazendo uma limpeza profunda no tecido para remover as impurezas, desobstruir os poros, controlar a oleosidade e normalizar o pH da pele, já que o suor produzido durante a atividade física tem um pH ácido, o que pode ser agressivo ao tecido. “Para realizar a higienização da pele você pode utilizar soluções micelares ou sabonetes específicos para o seu tipo de pele. Em seguida, utilize um tônico adstringente para reequilibrar o pH”, recomenda a dermatologista.

Após a higienização e tonificação, você deve fazer uso de cosméticos hidratantes que contenham ativos antioxidantes, que agem prevenindo e revertendo os danos causados pelos radicais livros. “Os antioxidantes podem ser usados tanto como forma de prevenção, neutralizando os radicais livres antes que eles tenham tempo de agir no organismo, ou então quando os danos já foram causados, diminuindo a concentração de radicais livres e a inflamação local e, consequentemente, os prejuízos que estes podem causar. Os ativos antioxidantes clássicos são as vitaminas C e E, mas hoje já existe uma infinidade de ingredientes antioxidantes mais inteligentes e com maior estabilidade e permeação no tecido”, completa a médica. Para finalizar, aplique o protetor solar, que sempre deve ser o último a ser passado na pele e que precisa ser reaplicado a cada duas horas.

Fonte: Dra. Valéria Marcondes – Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser. www.valeriamarcondes.com.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários