BRK Ambiental lança série de minidocumentários sobre as transformações promovidas pelo saneamento básico

DO TEXTO:

Vídeos mostram sete histórias de pessoas que passaram por grandes mudanças com a chegada do saneamento

Para reforçar a importância da coleta e do tratamento de esgoto e do acesso à água tratada, a BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do Brasil e que completa dois anos neste mês, lança uma série de minidocumentários que sensibilizam para a urgência do tema.

Produzido pela agência OKE Studio, os vídeos, que estão disponíveis nos canais digitais da empresa (brkambiental.com.br/transformacao, facebook.com.br/brk.ambiental e YouTube/brkambiental), apostam em uma linguagem humanizada para apresentar a história de pessoas que tiveram as vidas transformadas com a chegada do saneamento básico.

Para a produção dos minidocumentários foram selecionadas personagens das cidades de Macaé (RJ), Paço do Lumiar (MA), Natividade (TO), Xinguara (PA) e Cachoeiro do Itapemirim (ES), que relataram como o acesso à água tratada e a coleta de esgoto proporcionaram impactos socioeconômicos, com melhorias nas áreas de saúde e educação, na geração de emprego e renda e na preservação do meio ambiente.

“Atualmente, 100 milhões de brasileiros não têm acesso ao tratamento de esgoto e 35 milhões não recebem água tratada, o que ocasiona problemas graves de saúde na população, além de prejudicar diversos outros aspectos socioeconômicos. Ao invés de explorar aquela imagem clássica da mulher carrega uma lata de água na cabeça – cena mais comum no Brasil do que a gente costuma imaginar – os vídeos mostram o outro lado: os benefícios da chegada do saneamento.  É essa história que buscamos contar”, destaca Juliana Calsa, responsável pela área de comunicação da BRK Ambiental.

Entre as histórias apresentadas está a de Dona Naninha, que se tornou famosa pelo biscoito Amor Perfeito, um símbolo da cidade de Natividade. Ela sempre ajudou o marido na roça, criou 15 filhos, cuidava da casa e ainda tinha tempo de fazer seus biscoitos. Quando o saneamento chegou, a vida dela e de sua família foram transformadas, pois o acesso ao saneamento influenciou na qualidade da produção dos biscoitos, garantiu a ampliação de renda da família e ainda proporcionou uma ampliação das ofertas de empregos diretos e indiretos na cidade.

Outro personagem é o sr. Vilmar Ferreira da Silva, da cidade de Macaé (RJ). O córrego do sítio em que Vilmar trabalha sempre foi muito bem cuidado por ele, mas estava sendo ameaçado por vizinhos que despejavam esgoto ali. Pesquisadores da UFRJ previam que, se nada mudasse, em 90 anos a lagoa local se tornaria um brejo. Com a chegada do saneamento na cidade os danos ambientais foram contidos e a qualidade de vida foi garantida.

A enfermeira Ercilene Feller, do município de Xinguara, no Pará, acompanhou ao longo dos últimos anos as transformações proporcionadas pelo saneamento básico no município. Como agente de saúde, ela viu muitas famílias sofrerem com dengue, zika e chikungunya, pois os moradores da região armazenavam água em galões-reservatórios, por não contar com nenhuma rede de abastecimento de água. No vídeo ela conta como a chegada do saneamento mudou a vida das pessoas que moram no local.

Ficha técnica
Agência: OKE Studio 
Cliente: BRK Ambiental
Direção executiva de criação: Fabio Soares e Wagner Gorab
Direção de criação: Fabio Soares
Criação: Clarissa Poty, Silvia Guerra e Amanda Luiz
Atendimento: Piera Peral
Produtora: OKE Studio e FPS Filmes
Diretor: Fellipe Abreu e Guilherme Canton
Produtora de som: OKE Studio e FPS Filmes

Sobre a BRK Ambiental
A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país, a companhia está presente em 185municípios brasileiros, beneficiando a vida de 15 milhões de pessoas. Parte integrante da Brookfield, empresa canadense que chegou ao Brasil em 1899 e investe e administra ativos em mais de 30 países, a BRK Ambiental ainda tem o FI FGTS como parceiro e reforça a tradição de seus sócios em contribuir com o desenvolvimento econômico e social, investindo num setor importante para o futuro do país e da qualidade de vida de milhões de brasileiros.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários