ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

2/08/2019

Sífilis- O Perigo está ao lado!

"Uma epidemia gravíssima e silenciosa desta DST está se alastrando no país".

O Ministério da Saúde decretou a epidemia da sífilis em outubro de 2016 e os casos no Brasil não param de crescer, assustadoramente. Essa elevação expressiva de casos é principalmente uma consequência da falta de proteção nas relações sexuais. A doença é transmitida, sobretudo, por via sexual (inclusive relações anais e orais). A transmissão também pode ocorrer por transfusão sanguínea. 

“Apesar de toda a divulgação feita hoje pelas mídias sociais e pelo ministério da saúde, no Brasil, muitas pessoas não usam preservativo. Outra questão que facilita o contágio, é que os sintomas iniciais podem ser discretos e passam despercebidos”, relata a médica infectologista Dra. Dania Abdel Rahman do Hospital Albert Sabin em São Paulo.

Existem 3 apresentações da sífilis, classificadas em primária, secundária e terciária. A primária consiste na lesão genital, indolor e que costuma ser única. Sua evolução é autolimitada, desaparecendo sozinha em poucos dias, o que torna a sífilis uma DST silenciosa e extremamente perigosa, pois a manifestação secundária, que aparece alguns meses depois, são lesões cutâneas no corpo todo, inclusive nas palmas e plantas, que podem ser facilmente confundidas com alergias de pele. 

Segundo a Dra Dania, caso a doença não seja tratada nessa fase pode evoluir para a forma mais grave: a terciária, onde o comprometimento é mais grave por ser orgânico. Ou seja, são comprometidos órgãos importantes como cérebro, coração, intestino, entre outros. O tratamento, quando no início é simples, feito geralmente com penicilina.

“Outra atenção importante, é no caso de mulheres que já foram contaminadas e desejam engravidar. Se tratadas corretamente, podem ter filhos e amamentar normalmente, no entanto, se a doença não foi cuidada devidamente, o risco de transmissão para o feto é altíssimo durante a gestação, levando a malformações graves e até à morte do mesmo. Na amamentação não há evidências de transmissão”, explica.

A sífilis tem cura quando tratada adequadamente, caso contrário pode matar. Formas como a neurológica ou cardíaca podem ser extremamente graves, levando ao óbito.

Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.

Com 40 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.

Oferecer atendimento humanizado e de qualidade, sempre com cuidado, respeito e atenção são alguns dos valores que orientam o Hospital Albert Sabin. Atuando desde a década de 1970, o HAS conquistou a confiança de pacientes, médicos e moradores da zona oeste da capital paulista. 

Situado na Lapa, em 2014 iniciou um processo de revitalização e ampliação, dobrando seu número de leitos e modernizando todo seu centro médico. Seus apartamentos dispõem de confortáveis instalações, completo serviço de hotelaria e gastronomia personalizada.

Outro destaque do hospital é sua UTI. Totalmente reformada e com o que há de mais avançado em termos de equipamentos e tecnologia, coloca o HAS em posição de vanguarda e no círculo dos melhores e mais conhecidos hospitais da região. Em 252 m² de área total – 461m² quando concluída a 2ª fase da reforma - os novos leitos contam com toda a estrutura para a supervisão e apoio ao paciente. 

“Devido ao alto padrão tecnológico de monitoração central, o corpo clínico e enfermagem conseguem acompanhar em tempo real, sem precisar estar à beira do leito, todas as informações pertinentes à saúde do paciente, favorecendo o tempo de resposta em casos de intercorrências” afirma Renan Silva, gerente de operações do hospital.

Com o lema “Sua Vida Tem o Nosso Cuidado”, o Hospital Albert Sabin vai muito além de medicina de excelência e tecnologia de ponta. Busca também a humanização hospitalar, que consiste em práticas de empenho máximo para melhorar a experiência do paciente, de modo que seu ponto de vista seja considerado ao longo de toda a sua jornada no hospital. Tais práticas estendem-se também ao ambiente físico e aos familiares dos enfermos.

Entre os serviços de diagnose e terapia, o hospital –  novamente com o que há de mais moderno em equipamentos e com extrema qualidade profissional – oferece Exames Laboratoriais, Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Ressonância Magnética/Angiorressonância, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia e Ultrassonografia.

Também conhecido pelo seu notável setor de cardiologia, se tornando, inclusive, também uma referência, o HAS se diferencia pelo seu atendimento cardiológico, contando com pronto atendimento da especialidade, com a UCO (Unidade Coronariana) e realizando procedimentos de cateterismo, angioplastia e demais cirurgias.

Concluindo sua estrutura, o Hospital Albert Sabin ainda dispõe de amplo Pronto Atendimento clínico e ortopédico, Internações eletivas e de urgência, e cirurgias nas mais diversas especialidades. Tudo com a busca incessante da satisfação total de todos os usuários, sejam pacientes, médicos ou visitantes. “Percebemos que ao atingir um alto nível de satisfação no atendimento, conseguimos melhorar a experiência do usuário e diminuir os níveis de ansiedade e tensão em nossos pacientes”, complementa Silva.

Serviço
Endereço-Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP
Central de atendimento(11) 3838 4655

Convênios atendidos
ACM SÃO PAULO - ALLIANZ SAÚDE – AMEPLAN – APCEF - AXA ASSISTANCE - BRADESCO SAÚDE - BRASIL ASSISTÊNCIA – CAASP – CABESP - CAU/SP - CARE PLUS - CENTRAL NACIONAL UNIMED – CET - CRECI/SP - CRUZ AZUL SAÚDE - FUNDAÇÃO CESP - GAMA SAÚDE - GEAP SAÚDE - GRUPO NOTRE DAME INTERMÉDICA - GOLDEN CROSS - LIFE EMPRESARIAL SAÚDE – MEDISERVICE – OAB – PLASAC – PORTOMED - PORTO SEGURO - SANTAMÁLIA SAÚDE - SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE - SBC SAÚDE – SEPACO - SIND. DAS BORRACHAS - SISTEMA TOTAL DE SAÚDE - SOMPO SAÚDE – SULAMÉRICA - UNIMED FESP – UNIMED SEGUROS
Carmen Augusta

Sobre a autora

Carmen Augusta - Administradora e Redatora do Portal Splish Splash. Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COPIE O SEU EMOTICON E COLE NOS COMENTÁRIOS


👍😀😁😄😇😉😊😋😌😍😎😏😐😕😘😛😞😤😥😧😩😭😮😰😴🐞🐢👄💗💙👻👽🎃🎄🎅🎂🍺🍻🍹🍷

VARIAÇÕES EM A DISTÂNCIA (PARTE 1 DE 2)

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil