Palestra gratuita com a antropóloga Thais Mantovanelli aborda vida e guerra na região do Xingu e Belo Monte

DO TEXTO:

Evento faz parte do processo de criação da obra multimídia “Aliendígena 2042” vestimenta technoxamânica criada por coletivo liderado pela atriz Gabriela Carneiro Cunha que visa aproximar o público da vida em torno do Rio Xingu

A antropóloga irá se debruçar, especialmente, sobre a grande questão de 2019 para aqueles que continuam na luta contra Belo Monte: o chamado Hidrograma de Consenso, a definição do volume de água que será permitido passar pela região da volta grande do Xingu.

Bate papo no LabSônica Oi Futuro Flamengo tem entrada gratuita e interessados precisam se inscrever pelo e-mail contato@artsonica.com.br

Nesta segunda, dia 02 de fevereiro, às 19h, o Artsonica – Residência Artística apresenta o PapoSonica com a antropóloga Thais Mantovanelli, sobre a vida e os desafios de quem vive às margens do Rio Xingu, no município de Altamira (Pará). A antropóloga irá se debruçar, especialmente, sobre a grande questão de 2019 para aqueles que continuam na luta contra a Usina Hidrelétrica de Belo Monte: o chamado Hidrograma de Consenso, a definição do volume de água que será permitido passar pela região da volta grande do Xingu. A palestra faz parte do processo criativo da obra multimídia “Aliendígena 2042”, da atriz Gabriela Carneiro Cunha e do diretor, roteirista, produtor Eryk Rocha. O evento acontecerá no LabSônica, laboratório de tecnologia que funciona no 5º andar do prédio do Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 107), no Flamengo. Com entrada gratuita e vagas limitadas, os interessados precisam se inscrever pelo e-mail contato@artsonica.com.br

Nesse PapoSonica, a antropóloga Thais Mantovanelli vai falar sobre as divergências de opiniões em torno do Xingu: no local alguns dizem que o rio está morto, outros dizem que ele está dando seus últimos suspiros, outros ainda dizem que ele é maior do que tudo isso e que a hora que quiser derruba o paredão da barragem, mas que só não faria isso porque ele sabe que levaria muita gente com ele.

Saiba mais sobre o Rio Xingu e o tema deste PapoSonica  https://www.youtube.com/watch?v=muMv-PMhAw0

Durante o evento, Gabriela também estará disponível para conversar com os participantes sobre a obra de arte multimídia “Aliendígena 2042”, que mostra através da arte e da tecnologia a criação de uma vestimenta technoxamânica que visa aproximar o público da vida em torno do rio Xingu. A videoinstalação vai ficar exposta no Centro Cultural Oi Futuro – Flamengo a partir do segundo semestre deste ano e une performance, as artes visuais e o cinema documentário. A proposta foi uma das dez selecionadas dentro de um grupo de 378 empresas brasileiras de produção cultural para participar do Artsonica – Residência Artística.

O ArtSonica - Residência Artística é um projeto idealizado e dirigido pela Zucca Produções e tem patrocínio da Oi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e apoio do Oi Futuro e do LabSonica. O objetivo é avançar sobre a missão do Oi Futuro, que é fomentar a inovação, promover experiências criativas de todas as áreas e estimular conexões para potencializar o desenvolvimento coletivo e pessoal.

Sobre Thais Mantovanelli 
A antropóloga Thais Mantovanelli é parceira e convidada do projeto de arte "Aliendígena 2042" e da residência ArtSonica. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com a tese chamada “Os Xikrin do Bacajá e a Usina Hidrelétrica de Belo Monte: uma crítica indígena à política dos brancos”, sob orientação de Clarice Cohn e com financiamento de pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado, intitulada “Narrativas de impacto: os Mẽbengôkre-Xikrin da Terra Indígena Trincheira-Bacajá e os Juruna Yudjá da Volta Grande do Xingu contra os efeitos da usina hidrelétrica de Belo Monte”, pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos.

Desde 2017 atua profissionalmente e desenvolve pesquisa em parceria com o ISA - Instituto Sócio ambiental de Altamira - com questões relacionadas aos impactos sócio ambientais provocados pela construção e instalação da Barragem de Belo Monte, especialmente aqueles relacionados aos povos Mebengokre- Xikrin e Juruna (Yudjá) da Volta Grande do Xingu.

SERVIÇO
PapoSonica Aliendígena 2042 – Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 107, Labsonica (5º andar) – Flamengo. Data: 04 de fevereiro (segunda). Horário: 19h. O evento é gratuito – com duração de 60 minutos - e tem vagas limitadas, portanto, os interessados devem fazer inscrição por pelo e-mail contato@artsonica.com.br.

Acompanhe o ArtSonica nas redes sociais

Xingu, o rio que pulsa em nós | Juruna denunciam impactos de Belo Monte


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários