No último dia da Campus Party 2019, Sebrae anuncia vencedores do desafio 'Like a Boss'

DO TEXTO:

Competição que reuniu 42 startups foi a oportunidade para os empresários apresentarem suas ideias a investidores

O último dia do desafio “Sebrae Like a Boss” selecionou as duas startups que  participarão da grande final em Florianópolis, no evento StartUp Summit, em agosto. Neste sábado (16), as oito finalistas se apresentaram a uma banca de investidores no stand do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Campus Party.

A competição, realizada desde a última quarta-feira (13), reuniu 42 startups de vários estados. “A proposta desse desafio é estimular a aproximação entre as startups e o mercado, a partir do contexto em que as tecnologias estão habilitando os modelos de negócio”, afirma Vinícius Lages, diretor técnico do Sebrae.

A startup Blindog apresentou um dispositivo que identifica obstáculos para cães cegos e ficou com o segundo lugar na competição. O pequeno equipamento, que pesa cerca de 50g, é acoplado à coleira do animal e emite alerta vibratório no momento em que ele se aproxima de algum objeto. “O cachorro aprende sozinho em até 7 dias e começa a andar naturalmente como se voltasse a enxergar, porque ele passa a associar a vibração com o obstáculo”, explica Luana Wandecy, CEO da Blindog. O produto pode ser comprado online e é distribuído para todo o país.

Já o primeiro lugar foi para os fundadores da Enercred, que prometem revolucionar o sistema de distribuição de energia renovável no país. A proposta dos empreendedores é desenvolver uma plataforma online que garante energia limpa a pessoas que não têm espaço ou condições de comprar painéis solares. “Um cliente que mora em um apartamento e precisa de três painéis de energia solar para abastecer sua casa pode alugá-los de uma usina parceira. Com o sistema, ele consegue obter descontos na conta de luz e ainda contribuir com o meio ambiente”, conta o CEO, José Otávio Bustamante.

Para os empreendedores, participar do "Sebrae Like a Boss" representa uma chance de conquistar visibilidade e aporte financeiro para alavancar o negócio, assim como criar uma boa rede de contatos. “É uma oportunidade única eles apresentarem suas ideias na Campus Party e aproveitarem a interação com todo esse ecossistema”, completa Benício Filho, CEO da Ravel Tecnologia e um dos jurados da competição. 

Em São Paulo, a 12ª edição da CPBR contou com mais de 1000 horas de conteúdo ao longo dos últimos cinco dias. Com cerca de 130 mil visitantes, o evento contou com diversas atividades e atrações divididas entre a Arena e a área Open Campus. Neste último, aberto e gratuito ao público, o stand do Sebrae teve dois ambientes. A área Party – Nonstop ofereceu um espaço de socialização aos visitantes e realizou mais de 1,7 mil diagnósticos do perfil empreendedor. Já no SebraeLab, foram realizadas as dinâmicas do Like a Boss e a final do Hackathon da Campus Party Brasil. 

Final Desafios de Inovação
No período da tarde, a última atividade do Sebrae na Campus Party foi sediar a grande final da maratona de Hackathons, que ocorre desde o início do evento. As equipes, que tiveram que criar soluções tecnológicas em conjunto, receberam mentorias e oficinas do Sebrae durante todo o encontro, para fomentar e alavancar seus projetos. Em contrapartida, a instituição deve incorporar essas produções para somar conhecimento e inteligência ao seu trabalho.

O que os investidores avaliaram nas startups do Like a Boss?
- Resolução de problemas reais
- Equipe bem formada e estruturada
- Perfil empreendedor e competente
- Evolução no mercado 
- Modelo escalável
- Projeto de fácil entendimento

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários