Eva Klabin prorroga atividades de férias infantis e apresenta pré-carnaval com o Folia na Casa Museu

DO TEXTO:
Projeto Semear-(Divulgação) 

Programação especial de férias continua até o dia 10 de fevereiro e os finais de semana ganham ares de carnaval

Sucesso durante os meses de dezembro e janeiro, a programação infantil da Casa Museu Eva Klabin ganha mais dez dias para diversão dos pequenos. Até o dia 10 de fevereiro o calendário com atividades durante a semana está garantido para as crianças aproveitarem o final das férias. E como o carnaval já é logo ali, o centro cultural apresenta a oficina Folia na Casa Museu, que acontecerá durante todos os finais de semana de fevereiro. Todas as atividades são gratuitas, sujeitas a lotação, e indicadas para crianças a partir de 5 anos. A distribuição de senhas para a participação acontece 10 minutos antes de cada oficina.  

Até o dia 10 de fevereiro acontecem de 3ª a domingo as seguintes atividades: Oficina de criação de serem imaginários, Semear, Detetives no Museu, Oficina de Stop Motion, Oficina de Produção de Tintas e Pinturas, Curtas no Museu, Oficinas de Gravuras, Detetives da Arqueologia e Folia na Casa Museu. Confira a programação dos dias abaixo.

A novidade para os finais de semana de fevereiro é o pré-carnaval da Eva Klabin. O Folia na Casa Museu é uma oficina de criação de marchinhas e apresentação de divertidas performances, com direito a personagens, fantasias e adereços. Os pequenos terão a oportunidade de explorar toda a criatividade, utilizando os personagens presentes no acervo e histórias e figuras populares que fazem parte da cultura nacional, para elaborar suas marchinhas de carnaval.

Confira das atividades até o dia 10 de fevereiro:

Terças-feiras:
10h – “Oficina de criação de seres Imaginários"

A partir das obras da exposição RESPIRAÇÃO KRAJCBERG, no contexto do Projeto Respiração – programa de arte contemporânea da Casa Museu Eva Klabin –, vamos exercitar a imaginação, produzindo arte que reflita a importância do meio ambiente. Inspirada nos processos empreendidos pelo artista, a atividade trabalhará com o conceito de “METAMORFOSE” para ressaltar as constantes transformações que ocorrem no meio ambiente que luta para sobreviver às ações do ser humano. Serão utilizados materiais recolhidos na própria natureza, que resultarão na elaboração de personagens e cenários pensados pelos participantes.   

11h – “Semear”

Na oficina Semear, os participantes terão contato com sementes de importantes espécies de árvores, substratos para germinação, terra e os recipientes para plantio. Além do trabalho manual, a oficina sobre meio ambiente, preservação da natureza, biomas, entre outros conteúdos relacionados. Ao final todos poderão levar as plantinhas para casa. A atividade, em parceria com MECPLANT, foi elaborada tendo como inspiração Frans Krajcberg, que atuou não apenas como artista, mas, também, como ativista ambiental preocupado com a natureza. 

15h – “Detetives no Museu" 

Os participantes vão se transformar em detetives para desvendar enigmas e mistérios que envolvem a Casa Museu Eva Klabin, investigando os objetos da coleção e descobrindo suas histórias.   

16h – “Semear”

Quartas-feiras:
10h – “Detetives no Museu" 

11h – “Semear”

15h – “Oficina de Stop Motion”

A Casa Museu é um espaço vivo, repleto de personagens e histórias

Por isso, através da atividade será possível trabalhar a técnica de Stop Motion para a criação de animações, aliando fotografia, ações físicas, a criatividade dos participantes e as figuras que compõem o acervo, que servirão de inspiração para essa experiência.
16h – “Semear”

Quintas-feiras: 
10h – “Oficinas de produção de tintas e pinturas”

Inspirada nos trabalhos do artista Frans Krajcberg, onde trabalharão com elementos naturais como argila, carvão e urucum, para criação de suas próprias pinturas.  

11h – “Semear”

15h - "Curtas no Museu"

Brincadeira de cineasta. A criançada se diverte produzindo seu pequeno filme com as histórias que os personagens do museu podem contar! A ação promove a criação de curtas metragens de forma divertida através da elaboração de roteiros que utilizem a Casa Museu e o seu acervo como elementos inspiradores para o processo criativo dos participantes.    

16h – “Semear”

Sextas-feiras: 
10h – “Oficinas de gravuras”

Na “Oficina de Gravura” vamos abordar algumas técnicas de gravação, mas focaremos na xilogravura e em formas mais simplificadas e contemporâneas de produção que usam materiais alternativos. A gravura é um procedimento artístico que remonta muitos séculos. Esta técnica ganhou maior visibilidade e utilização a partir do Renascimento, não apenas pelo seu caráter artístico, mas, também, por ter viabilizado e dinamizado a impressão de textos – podemos citar a figura de Johannes Gutenberg como um dos que marcaram a História ao desenvolver mecanismos que mudaram a forma de reprodução de conteúdos textuais em sua época. Para inspirar os participantes, vamos incentivá-los a produzir imagens a partir de um diálogo entre o acervo da Casa Museu Eva Klabin, as paisagens do Rio de Janeiro e seus personagens.

11h – “Semear”

15h – “Detetives da arqueologia”

A atividade vai oferecer a oportunidade do público conhecer o trabalho do arqueólogo e a sua importância na construção da história de nossos antepassados. Os participantes terão a chance de transformarem-se em arqueólogos e de partirem para uma experiência que envolverá escavações, descoberta de objetos, investigações sobre a origem das peças, etc.    

16h – “Semear”

Sábados: 
15h – “Folia na Casa Museu”

16h– “Semear”

Domingos:
15h – “Folia na Casa Museu" 

16h – “SEMEAR”

Projeto Semear-(Divulgação) 


SERVIÇO:
Eva Klabin prorroga atividades de férias infantis e apresenta pré-carnaval com o Folia na Casa Museu
Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa.
Esquina do Corte do Cantagalo / Próximo ao Metrô Cantagalo

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários