ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

2/22/2019

Bloco do Sargento Pimenta lança CLIPE + SINGLE de versão dos Beatles

Capa do single, com arte de Mariana Valente (Collagevallente Studio)

Don't Let Me Down', feita em parceria com o produtor musical Pedro Tie, está disponível em vídeo e nos aplicativos de música nesta sexta, 22 de fevereiro, com distribuição da Sony Music

Ouça aqui o single 'Don't Let Me Down'
Assista aqui ao clipe 'Don't Let Me Down'

Já faz 50 anos que os Beatles subiram no telhado. O ano de 1969, que marca o início do fim da trajetória da banda de rock mais importante da história, começou com Paul, John, George e Ringo, em 30 de janeiro, fazendo uma apresentação-surpresa em Londres, no telhado da Apple Records, estúdio onde faziam uma sessão de gravações.

Meio século depois, o Bloco do Sargento Pimenta, um dos maiores blocos do carnaval de rua do Brasil, lança single e videoclipe de "Don't Let Me Down", canção icônica do grupo inglês apresentada pela primeira vez no "rooftop concert", que viria a se tornar a última apresentação pública dos Beatles juntos. A música está disponível nesta sexta, dia 22 de fevereiro, em todos os aplicativos de música, e o clipe, no canal do YouTube do grupo.

Fazendo uso pela primeira vez, em estúdio, de programações e sintetizadores, o Bloco do Sargento Pimenta segue unindo os ritmos brasileiros ao ambiente pop internacional, dessa vez promovendo um diálogo entre o ijexá, ritmo-símbolo dos Filhos de Ghandi, e o reggaeton, herdeiro dançante do reggae que arrebatou o mundo - com direito a pitadas de funk carioca. Esse inusitado encontro de ritmos foi idealizado por Mateus Xavier e Lucas Torres, que assinam os arranjos de percussão. A produção da faixa é de Leandro Donner - diretor musical e um dos fundadores do grupo - e de Pedro Tie, que também ficou à frente da programação eletrônica.

O clipe, ambientado no terraço de um edifício de Copacabana, no Rio, foi dirigido por Pedro Pipano e Tiago Rios, com montagem de Marih Oliveira. As referências à apresentação no topo do prédio inglês vão da locação ao figurino, mas enquanto o clima é nostálgico na aparição londrina dos Fab Four, o bloco carioca faz uma interpretação solar e pulsante para anunciar a chegada do Carnaval 2019.

A capa do single é de autoria de Mariana Valente (Collagevallente Studio), que escolheu minuciosamente os elementos que compõem a colagem. Segundo a artista, a mão que carrega a laranja entre as botânicas representa a sedução cítrica e sensível dos novos arranjos, enquanto o pássaro simboliza liberdade e leveza. Já o fundo com diversas texturas analógicas representa as diferentes fases dos Beatles e o humor carnavalesco da banda. Há, ainda, um mapa do Canal da Mancha e um recorte da partitura original de "Eleanor Rigby, escolhas feitas para dar os contornos finais ao circuito de homenagens ao quarteto inglês.


SGT PIMENTA_DIVULGACAO CLIPE

FICHA TÉCNICA - Música
Leandro Donner: produção musical, arranjos, guitarra, voz principal, backing vocals
Pedro Tie: produção musical, programação eletrônica
Felipe Fernandes: guitarra
Marcelo Saboya: baixo elétrico, backing vocals
Pedro Paulo Junior: trompete
Vitor Tosta: trombone
Rodrigo Ferma: saxofone tenor
Lucas 'Sorriso' Torres: arranjos de sopros e de percussão, tamborim
Mariana Serra: agogô, pandeirola
Anna Terra Saldanha: surdo
Nivean Junior: surdo, congas
Pedro Ivo: timbal, tamborim, congas, repique
Letícia Salgueiro: timbal
Laura Becker: caixa
Zé Motta: caixa
Arthur Moreno: surdo
Mateus Xavier: arranjos de percussão
Gravada por Daniel Sili no Estúdio Boca do Mato
Mixada e Masterizada por Pedro Tie no Studio Tie
Gravações Adicionais: Estúdios F, por Felipe Fernandes, e Studio Tie, por Pedro Tie

FICHA TÉCNICA - Clipe
Direção e Direção de Fotografia: Pedro Pipano e Tiago Rios
Montagem: Marih Oliveira
Figurino: Grace Cavalcante
Produção executiva: Leandro Donner
Coordenação de Produção: Carol Carvalho
Assistente de Produção: Manuela Weitzman

Bloco do Sargento Pimenta feat. Pedro Tie - Don't Let Me Down
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

GALERIA DA LUSOFONIA

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil