TV Brasil estreia série Atos com Julia Lemmertz neste domingo (2/12)

DO TEXTO:
Atos Julia Lemmertz-Crédito Bruno Barros-TVBrasil.

Produção mergulha no performático universo das artes cênicas com astros da dramaturgia

Identificar um sentido mais amplo das artes cênicas a partir dos desafios no processo de formação do ator. Essa é a premissa de Atos, nova produção da TV Brasil em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) que estreia neste domingo (2), às 20h30, com a atriz Julia Lemmertz.

As entrevistas são conduzidas por um grupo de intérpretes em formação, mediados pelo professor e diretor teatral Antonio Gilberto. Com formato intimista, leve e dinâmico, Atos busca fugir dos padrões convencionais televisivos ao deslocar o estúdio de gravação televisivo para o palco teatral da própria CAL.

A dinâmica de Atos cria um ambiente propicio para uma conversa informal e pequenos jogos teatrais que são apresentados com naturalidade nos quadros do programa. Nomes consagrados da cena artística nacional abrem o coração e revelam histórias e acontecimentos que marcaram suas carreiras.

Em 13 episódios semanais de 26 minutos, Atos recebe figuras ilustres da dramaturgia brasileira. Participam dessa primeira temporada da atração personalidades como as atrizes Heloísa Périssé, Françoise Forton, Cristina Pereira, Jane Di Castro e Carmem Verônica, os atores Otávio Augusto, Tônico Pereira, Antonio Pitanga, Renato Borghi e Johnny Massaro, além dos diretores Amir Haddad e Ary Coslov.

Atos Julia Lemmertz - Antonio  Gilberto - Hermes Frederico e alunos da CAL
Crédito Bruno Barros TV Brasil.

Quadros estimulam a criatividade

Durante o papo de cada edição, os artistas interagem com os alunos e o mediador em quadros diversos. O principal consiste na reprodução de uma cena famosa de alguma peça, filme, série ou novela que o convidado participou ou dirigiu. Após os estudantes recriarem aquela ação dramatúrgica, o artista comenta a experiência.

Em outro quadro, o convidado ensina algum exercício respiratório, vocal ou de concentração que costuma fazer antes de atuar. O artista sugere uma atividade de preparação teatral, explica o funcionamento da técnica e como essa prática o ajuda a entrar em cena.

A indicação de um livro, peça ou filme que tenha marcado sua trajetória é mais uma das sequências do programa. Um outro quadro traz comentários sobre uma personalidade que inspirou o convidado e tenha influência em sua carreira.

Além de construir um perfil do artista, a proposta desses quadros intercalados na entrevista é despertar o interesse do telespectador por obras e personalidades que ele ainda não conheça.

Um dos momentos que mais criam expectativa em Atos é o jogo de cena. No quadro, o artista conta uma história que o público não sabe se é verídica ou fictícia.

A resposta com a versão completa do relato entra no ar em um vídeo publicado no site do programa na página da TV Brasil após a exibição do episódio. Na internet, o público descobre se a história é real ou inventada. O site fica em: http://tvbrasil.ebc.com.br/atos.

Entrevista de estreia com Julia Lemmertz

Com mais de 35 anos de estrada e atuações marcantes no papel de personagens que fizeram história na televisão, cinema e teatro, a atriz Julia Lemmertz é a convidada do primeiro episódio da série Atos, produzida pela TV Brasil em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) onde a atração é gravada.

Entre os assuntos que Julia comenta estão os desafios do fazer artístico nos dias de hoje e a importância do teatro como um local de reflexão. Também aborda seus sonhos e medos. A atriz é seguida pela escuta e olhar curiosos dos alunos com questionamentos categóricos e subjetivos sobre a passional arte de atuar.

"Eu prefiro uma boa história. Se ela for real ou ficção não importa. Tem muita história real que parece ficção. Você tem que acreditar que o que você quer falar merece ser dito e compartilhado", reflete a artista.

No decorrer do programa, entre uma pergunta e uma performance, Julia se junta ao grupo para fazer exercícios de voz que ativam a carga emocional antes de entrar em cena.

A experiente atriz sugere referências como os filmes dirigidos pelo ator e cineasta norte-americano John Cassavetes. "É muito interessante porque é cinema e teatro também. Ele faz sempre os filmes com os mesmos atores. Parece tudo improvisado, mas é escrito e ele faz soar como improviso."

A convidada destaca a importância do constante aprendizado para o processo de construção do personagem. "Assistam tudo que vocês puderem, inclusive aquilo que, às vezes, vocês acham que nem gostam. Isso ajuda a desenvolver um olhar crítico. Ouça música", recomenda.

Atos  Julia Lemmertz conversa com Waldecir  de Oliveira um dos  diretores do programa 
no camarim-Crédito Bruno Barros TV Brasil.

Família e homenagem

No quadro de Atos em que os convidados devem rememorar uma personalidade que influenciou a trajetória e foi importante na carreira, a atriz recorda a importância de seus familiares.

"Muita gente me inspirou e influenciou desde o meu pai e minha mãe. A gente tem uma família de atores", conta Julia que é filha dos atores Lineu Dias e Lílian Lemmertz.

A convidada de Atos explica a escolha da homenagem ao veterano ator Edney Giovenazzi, de 88 anos. "O tio estava comigo nos momentos em que eu precisava de uma ajuda: quando minha mãe morreu, na época em que fui estudar fora, ao alugar meu primeiro apartamento", elenca.

Julia ressalta as qualidades do artista e recorda os trabalhos que fizeram juntos. "Homem lindo, livre, amoroso, generoso. Fala que eu sou como uma filha para ele. E eu digo que sou uma filha para ele. Nós nos escolhemos nessa vida", emociona-se ao lembrar que atuaram juntos nas peças "Molly Sweeney - um rastro de luz" (2006) e "Maria Stuart" (2009).

Sonhos e medos

Um dos destaques da entrevista é o momento em que Julia Lemmertz revela um sonho não realizado. "O meu grande sonho que eu não achei que era para mim... Eu queria dançar. Na infância, fui a todos os balés que você pode imaginar. Mas eu nunca tive coragem, pois eu tinha certeza que não ia ser boa o suficiente", afirma.

Ao refletir sobre a vida, a artista declara ter poucos medos. "Sou uma pessoa que tendo a ser mais positiva, mas eu tenho filhos e neto. Tenho medo desse mundo que a gente está vivendo. Tenho medo do que vai ser dele, do que ele vai conseguir fazer e como ele vai viver."

Para completar, Julia Lemmertz é homenageada pelos alunos-atores que interpretam uma cena da peça "Maria Stuart", de Friedrich Schiller, na qual a atriz interpretou a personagem-título e foi dirigida por Antonio Gilberto. Ela comenta o desempenho dos estudantes de interpretação.

No final da edição de estreia da série, a atriz conta uma história que os espectadores não sabem se é verdadeira ou falsa. Ela recorda de um episódio na infância que foi acompanhar a mãe em um set de filmagem e acabou a substituindo em uma cena que se desenvolvia em um lago.

A resposta se a situação relatada por Julia é verídica ou fictícia está em um vídeo publicado na página do programa no site da TV Brasil após a exibição do primeiro episódio de Atos. O conteúdo vai ficar disponível em http://tvbrasil.ebc.com.br/atos.

Atos Julia Lemmertz-Antonio Gilberto e alunos-Crédito Divulgacao TVBrasil

Sobre a nova atração da TV Brasil

Com direção de Manoel Borges e Waldecir de Oliveira, o programa Atos tem como convidado um ator ou diretor renomado que é entrevistado por estudantes de artes cênicas, sob a orientação do professor e diretor teatral Antonio Gilberto. A série é uma parceria entre a TV Brasil e Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) onde a produção é gravada.

Ficha Técnica
Ano: 2018
Episódios: 13
Duração: 26 min.
Apresentação: Antonio Gilberto
Alunos da CAL: Amanda Sophia, Ana Paula Daros, Anna Helena, Bernardo Dias, Caio Braga, Camila Doring, Camila Sigiliano, Ezras Scartezin, Gabriel Albuquerque, Gabriel Barreto, Gabriela Dias, Isabel Marques, João Paulo Lopes, Lucas Popeta, Luísa Périssé, Luiza Eduarda, Mariana Cavalcanti, Murilo Carrão, Rollo, Rômulo Weber, Simone Mendonça, Thaíssa Monteiro, Vitor Pastore.
Ideia original: Mirian Magami, Paulo Fernandes e Pedro Schprejer
Direção: Manoel Freire e Waldecir de Oliveira
Roteiro: Paulo Fernandes
Produção executiva: Ingrid Gassert e Eduardo Gurgel

SERVIÇO:
Atos na TV Brasil
Estreia: domingo, dia 2/12, às 20h30, na TV Brasil

Piloto da série Atos | Convidada: Julia Lemmertz

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários